WTCC: López com fim de semana brilhante na Alemanha; Monteiro com azar duplo

WTCC: López com fim de semana brilhante na Alemanha; Monteiro com azar duplo

José Maria López teve um fim de semana em cheio na ronda germânica do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), disputado no icónico circuito de Nürburgring Nordschleife, ganhando as duas corridas disputadas hoje. O piloto argentino, líder do campeonato, reforça assim a sua posição e candidatura ao título da modalidade, uma vez mais, já que os seus dois principais rivais – Tiago Monteiro (Honda) e Yvan Muller (Citroën) colidiram entre si de forma fortuita ainda na primeira corrida –, falhando ambos a participação na segunda ronda do evento.

Disputadas como ‘abertura’ do evento principal deste fim de semana – as 24 Horas de Nürburgring – as duas corridas foram disputadas com o piso seco, antes de um autêntico dilúvio que se abateu sobre o traçado na tarde, já com a corrida de longa duração a decorrer.

Na primeira corrida, Monteiro foi o principal dominador durante duas voltas e meia (das três previstas), com o Honda a manter-se a uma distância escassa – mas que lhe permitiria chegar à longa reta final com algumas possibilidades de se manter no comando e garantir o triunfo -, mas um problema com um dos pneus fez com que o Honda Civic saísse de pista, desgovernado, num dos pontos mais velozes do traçado, acabando Muller, que seguia em segundo, não conseguir evitar o carro do piloto português, que saiu combalido do acidente. O portuense sofreu dois embates, primeiro nos rails do lado esquerdo da pista e, depois, do Citroën de Muller. Uma visita ao hospital garantiu que Monteiro escapou sem mazelas de maior a ambos os choques.

Contudo, a sua candidatura ao título saiu seriamente afetada, já que López conseguiu escapar – por pouco, já que seguia ‘colado’ ao seu colega de equipa – aos contactos de Monteiro e Muller, com o argentino a vencer na frente de Tom Chilton, noutro Citroën, e de Norbert Michelisz (Honda Civic), que ficou na frente do seu companheiro de equipa e autor de uma excelente recuperação, Robert Huff, que partiu de 16º depois de uma penalização nos treinos livres.

Mehdi Bennani (Citroën), que chegou a rodar na segunda posição na primeira volta, acabou por cair para posições secundárias, terminando em quinto, na frente dos dois Lada de Hugo Valente e Gabriele Tarquini. Fredrik Ekblom foi o melhor dos Volvo, terminando na oitava posição e compensando – de forma ténue – o azar de Thed Björk, que estava na batalha pelo segundo posto com Bennani quando um problema mecânico o obrigou a abandonar no final da primeira volta.

Na segunda corrida, já com López na pole position, o arranque acabou por correr melhor a Norbert Michelisz (Honda), mas ainda na primeira parte da volta, antes de chegar ao circuito ‘velho’, já López regressava ao comando com uma ultrapassagem arrojada na travagem para os ‘esses Schumacher’. Daí em diante, manteve o comando, mas também nunca foi capaz de ganhar uma distância significativa, mesmo que a sua velocidade de ponta na longa de Döttinger o tenha mantido a salvo de qualquer ataque de Michelisz. Este, por sua vez, tinha de se manter atento perante a proximidade de Chilton que, tinha também Huff no seu encalço. Contudo, bem audível o lamento de Huff sobre “a potência incrível” dos Citroën, apenas conseguiu ameaçar nos pontos do circuito em que o chassis do Honda podia brilhar, mas em que a largura do circuito não permitia ‘aventuras’.

Mehdi Bennani repetiu o quinto posto, na frente de Nicky Catsburg (Lada) e dos dois Volvo de Ekblom e Björk, com este a superar Tarquini (Lada) na última passagem pela reta de Döttinger.

Nota, ainda, que os resultados dos dois eventos anteriores – Hungria e Marrocos – estão em suspenso devido à desclassificação dos Honda Civic por alegadas irregularidades apontadas pela FIA aos carros desenvolvidos pela JAS Engineering, tendo esta protestado e apelado daquela decisão. Seja como for, López deixa a Alemanha com uma vantagem mais sólida no campeonato de Pilotos, com 193 pontos contra 124 de Monteiro e 122 de Huff.

Resultados
Corrida 1
1. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2. Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
3. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
4. Rob Huff (Honda Civic WTCC)
5. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
6. Hugo Valente (Lada Vesta WTCC)
7. Gabriele Tarquini (Lada Vesta WTCC)
8. Fredrik Ekblom (Volvo S60 Polestar)
9. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
10. Sabine Schmitz (Chevrolet RML Cruze TC1)

Corrida 2
1. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
3. Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
4. Rob Huff (Honda Civic WTCC)
5. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
6. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
7. Fredrik Ekblom (Volvo S60 Polestar)
8. Thed Björk (Volvo S60 Polestar)
9. Gabriele Tarquini (Lada Vesta WTCC)
10. Hugo Valente (Lada Vesta WTCC)

Campeonato de Pilotos
1. José-María López: 193 points
2. Tiago Monteiro: 124 pts
3. Rob Huff: 122 pts
4. Norbert Michelisz: 120 pts
5. Mehdi Bennani: 103 pts
6. Yvan Muller: 83 pts
7. Tom Chilton: 78 pts
8. Nick Catsburg: 62 pts

Campeonato de Construtores
1. Citroën: 447 points
2. Honda: 378 pts
3. Lada: 205 pts
4. Volvo: 111 pts

Anterior F1: Pirelli revela novos pneus para 2017 e fornecimento até 2019
Próximo Red Bull erra e Lewis Hamilton vence GP do Mónaco

Artigos relacionados

Ford apresenta campanha empreendedora para a nova Transit

A Ford Lusitana acaba de lançar uma nova iniciativa de apoio a empreendedores com o objectivo de oferecer suporte nas etapas iniciais dos novos projectos profissionais. Saiba do que se trata.

Aquisição da Opel pela PSA foi aprovada pela União Europeia

As autoridades da concorrência da União Europeia (UE) aprovaram a proposta de aquisição do negócio automóvel da Opel/Vauxhall, subsidiária da General Motors, por parte do Grupo PSA.

Opel prepara novos Mokka X, Corsa e Adam para 2019

A Opel tem em vista uma renovação profunda da sua gama de modelos já em 2019, preparando a chegada de uma nova geração encabeçaada pelo substituto do Mokka X.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário