WTCC de regresso com promessas de maior equilíbrio

WTCC de regresso com promessas de maior equilíbrio

O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) regressa este fim de semana com a primeira prova da temporada de 2016 a ter lugar no circuito de Paul Ricard, em França. Num ano sem grandes novidades técnicas e com os regulamentos da categoria TC1 estabiluzados, a época promete maior equilíbrio na luta pelas posições cimeiras.

Ao longo do inverno a Honda levou a cabo um intenso processo de desenvolvimento do Civic, tendo também renovado a sua equipa de pilotos, cuja estrutura oficial é agora composta por três carros. Tiago Monteiro manteve-se na equipa, ao passo que Gabriele Tarquini terminou a sua ligação à marca nipónica, surgindo nos dois outros modelos o britânico Robert Huff e o húngaro Norbert Michelisz, que vê assim recompensado o seu esforço ao serviço da equipa Zengo nos dois últimos anos.

Castrol Honda World Touring Car Team unveils 2016 livery

Contudo, a grande questão que paira no ar é se a Honda conseguirá fazer frente aos Citroën C-Elysée num ano que será o do adeus oficial em termos de presença no WTCC, enquanto a marca do grupo PSA ultima o seu regresso em força ao Mundial de Ralis (WRC).

José Maria López e Yvan Muller voltam a ser os ‘pontas de lança’ da Citroën para 2016, ao passo que Sébastien Loeb ficou sem vaga na formação oficial.

Afastado da Honda, Tarquini dirigiu-se para a Lada, onde tentará fazer valer a sua experiência para ajudar a melhorar os seus Vesta WTCC, contando pelo lado da jovialidade com Nicky Catsburg, cujo andamento acabou por surpreender no ano passado. Outra novidade na equipa russa é o jovem Hugo Valente, que abandona assim o Chevrolet Cruze WTCC, havendo alguma curiosidade para observar o relacionamento deste com Tarquini após algumas situações mais complicadas ao longo da temporada passada em termos de contactos em pista.

Volvo: o grande regresso

O ano de 2016 marca o regresso da Volvo ao WTCC, com a Polestar Cyan Racing a colocar em pista dois S60 TC1 para os experientes Thed Björk e Fredrik Ekblom. Esta temporada será de aprendizagem para os pilotos e para a formação, mas o objetivo para 2017 está já fixado nas vitórias. Trata-se assim do retorno da marca escandinava que há não muito tempo chegou também a competir no WTCC com Robert Dahlgren ao volante de um C30 ainda antes das especificações TC1.

WTCC_S60TC1

De resto, há ainda que contar com os independentes para animar as provas, com Mehdi Bennani e Tom Chilton a surgirem como principais figuras de destaque nos Independentes, ao volante de Citroën C-Elysée privados. A Zengo Motorsport continua em competição, mas agora com dois jovens para os Honda Civic WTCC: Ferenc Ficza e Daniel Nagy.

Lista de inscritos

2 – Gabriele Tarquini – Lada Sport – Lada Vesta WTCC
3 – Tom Chilton – Sébastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC
5 – Norbert Michelisz – Honda Racing Team JAS – Honda Civic WTCC
7 – Hugo Valente – Lada Sport – Lada Vesta WTCC
9 – Tom Coronel – ROAL Motorsport – Chevrolet RML Cruze TC1
10 – Nicky Catsburg – Lada Sport – Lada Vesta WTCC
11 – Gregoire Demoustier – Sébastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC
12 – Rob Huff – Honda Racing Team JAS – Honda Civic WTCC
18 – Tiago Monteiro – Honda Racing Team JAS – Honda Civic WTCC
25 – Mehdi Bennani – Sébastien Loeb Racing – Citroën C-Elysée WTCC
27 – John Filippi – Campos Racing – Chevrolet RML Cruze TC1
37 – José María López – Citroën Racing – Citroën C-Elysée WTCC
55 – Ferenc Ficza – Zengo Motorsport – Honda Civic WTCC
61 – Fredrik Ekblom – Polestar Cyan Racing – Volvo S60 TC1
62 – Thed Björk – Polestar Cyan Racing – Volvo S60 TC1
68 – Yvan Muller – Citroën Racing – Citroën C-Elysée WTCC
77 – René Münnich – Münnich Motosport – Chevrolet RML Cruze TC1
ND– Daniel Nagy – Zengo Motorsport – Honda Civic WTCC

Anterior Tesla revela novo Model 3
Próximo Novo Volvo S90 a partir dos 53.873 euros (atualizado)

Artigos relacionados

Nissan Micra NISMO poderá ser uma realidade

A Nissan poderá vir a criar uma versão mais desportiva do seu utilitário Micra, que se apresta a chegar ao mercado com uma nova roupagem, bem mais agressiva e apelativa do que a do modelo anterior.

Peugeot 308 R HYbrid: E a produção ali tão perto!

A Peugeot revelou novos detalhes do seu superdesportivo compacto, o 308 R HYbrid, modelo cuja produção não está ainda confirmada mas que parece estar a recolher o apoio de uma

Red Bull Racing revela nova imagem para 2016

A Red Bull Racing revelou a decoração dos seus monolugares para a temporada de Fórmula 1 de 2016. Antevendo as cores do carro que vai ser revelado na próxima segunda-feira

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário