Walter Röhrl – campeão do mundo de ralis – celebra 25.º aniversário na Porsche

Walter Röhrl – campeão do mundo de ralis – celebra 25.º aniversário na Porsche

Exatamente há 25 anos foi assinado um contrato que, nos anos seguintes, se tornou um verdadeiro caso de paixão para ambas as partes: a Porsche contratou o quatro vezes vencedor do Rali de Monte Carlo e duas vezes Campeão do Mundo de Ralis como embaixador e piloto de desenvolvimento de novos modelos. Em 1993, Walter Röhrl já tinha tido um relacionamento agitado com a Porsche. O seu primeiro automóvel foi um Porsche 356 usado e, depois disso, um Porsche 911 que sempre fez parte da sua coleção particular. Em 1977, o seu 911 pessoal, que utilizava para participar em ralis, abriu caminho para um contrato com a equipa da Fiat, sendo que, em 1981, Walter Röhrl já alinhava à partida para o Campeonato Alemão de Ralis num Porsche 924.

Mesmo neste ponto excecional da sua carreira nos ralis, Röhrl esteve envolvido no desenvolvimento do superdesportivo Porsche 959 e na tecnologia de tração às quatro rodas para o Porsche 964. Quando o contrato foi assinado, no início de 1993 para passar a ser representante da marca e piloto de desenvolvimento, havia uma condição: Röhrl garantia ao ex-presidente Wendelin Wiedeking “que iria dizer sempre a verdade sobre os novos desenvolvimentos”. Desde então, Röhrl participou no desenvolvimento e afinação de diversos modelos – desde o 959, passando pelo Carrera GT, pelo 918 Hybrid, por todas as versões do 911 e GT, até ao Porsche Panamera.

O senhor de 70 anos de Regensburg continua a cumprir o antigo acordo até hoje. Walter Röhrl diz sempre o que pensa: “Aprendi uma lição muito importante durante o meu tempo na Porsche: o desempenho dinâmico que exigimos de um veículo desportivo quando levado aos limites é mais do que os pilotos profissionais necessitam. O ideal é que um veículo desportivo também seja fácil de controlar pelos condutores comuns”.

Oliver Blume, Presidente da Comissão Executiva da Porsche AG, explica: “Na Porsche, não precisamos de agradecer apenas a Walter Röhrl pelos seus 25 anos de lealdade como representante e assessor, mas também pelas suas expressões que há muito tempo que se tornam aforismos. Eu gosto deste: “uma garagem sem um Porsche 911 é apenas um buraco escuro”.

Anterior Mercedes-Benz estabelece parceria com a Liqui Moly em Portugal
Próximo Nissan apresenta o Ecossistema Elétrico concebido para proporcionar já hoje o futuro da condução

Artigos relacionados

Novo Volvo V40 chega ao mercado nacional

Chegam aos concessionários nacionais no final deste mês os renovados modelos da gama Volvo V40, encontrando-se já disponíveis para encomenda. Representando um enorme sucesso de vendas a nível europeu –

Dacia com novidades em toda a gama

A Dacia renovou uma grande parte dos seus modelos, desde o Sandero ao Logan e Logan MCV, passando pelo Sandero Stpeway, dotando-os de design mais moderno.

Grupo Volkswagen acentua aposta na digitalização com nova abordagem

O Grupo Volkswagen aprofunda a sua aposta na área tecnológica com novas medidas de recrutamento e de colaboração.