Volvo produz primeiro XC90 para o projeto de condução autónoma Drive Me

Volvo produz primeiro XC90 para o projeto de condução autónoma Drive Me

A Volvo mantém a sua aposta na condução autónoma e anunciou a produção do primeiro XC90 equipado com tecnologias para esse efeito. Esta unidade do XC90 trata-se da primeira de um projeto piloto denominado Drive Me, o qual terá por missão colocar em estradas públicas de Gotemburgo, na Suécia, uma série de autónomos para ensaios em condições de tráfego reais.

O XC90 em questão deixou as linhas de montagem da fábrica da Volvo, em Torslanda, no final da semana passada, marcando assim, de forma oficial, o início do Projeto Drive Me da Volvo.

“Este é um dia importante para o projeto Drive Me”, referiu Erik Coelingh, diretor técnico sénior de Segurança Ativa da Volvo Cars, adiantando ainda que “os clientes olham para estes automóveis de uma forma diferente da nossa, engenheiros. Estamos realmente ansiosos por aprender como serão de facto utilizados estes automóveis numa condução diária”.

Atualmente, a Volvo já oferece soluções de condução semi-autonóma através da funcionalidade Pilot Assist disponível na sua Série 90, tanto para o S90, como para o V90. Esta tecnologia avançada consegue manter o automóvel devidamente alinhado na sua faixa de rodagem em velocidades até aos 130 km/h sem necessidade de seguir outros automóveis.

Depois de saírem da linha de montagem, os modelos serão submetidos a uma rigorosa fase de testes para assegurar que a tecnologia de condução autónoma funciona exatamente como deveria. Só depois desses ensaios, monitorizados pelas equipas de engenheiros da Volvo, os automóveis serão entregues aos clientes que farão parte do projeto.

O projeto Drive Me, em Gotemburgo, será o primeiro de uma série que a Volvo tem previsto realizar em estradas públicas com estes automóveis. Um projeto similar irá ser lançado em Londres no próximo ano e também na China nos anos seguintes.

Anterior Novo Ferrari LaFerrari Aperta filmado bem de perto
Próximo Opel Ampera-e em corrida contra rivais de competição

Artigos relacionados

Nissan revela primeiro veículo com célula de combustível de óxido sólido

A Nissan revelou no Rio de Janeiro, no Brasil, uma nova tecnologia de mobilidade sustentada, assente numa célula de combustível de Óxido Sólido (SOFC) alimentada a bioetanol, o qual é

Suzuki Baleno chega ao mercado com preços a partir de 13.414€

O novo Suzuki Baleno já está disponível no mercado nacional, propondo credenciais renovadas em termos de espaço e economia, além de novas tecnologias de segurança e de conectividade por um

Novo Kia Picanto com visual mais dinâmico

Com o Salão de Genebra no horizonte, a Kia revelou o seu novo Picanto para a Europa, num modelo que volta a apostar em linhas agressivas e irreverentes inspiradas no ‘irmão’ Kia Rio.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário