Volvo e Varjo lançam kit de realidade aumentada para produzir automóveis

A Volvo Cars e a Varjo, empresa finlandesa de equipamento para realidade aumentada, apresentaram uma nova abordagem para a avaliação de protótipos, design e tecnologias de segurança ativa – o Varjo XR-1.

Desta forma, será possível, pela primeira vez, conduzir um automóvel real ao mesmo tempo que se utiliza um kit de realidade aumentada, adicionando elementos virtuais ou outras caraterísticas que pareçam reais não só ao condutor mas também aos sensores do automóvel, para fins de desenvolvimento. Esta é, até agora, uma proposta única na indústria automóvel.

O equipamento Varjo XR-1, fornece realidade virtual a uma resolução muito superior ao que existe atualmente no mercado. Assim, o XR-1 poderá reduzir, de uma forma radical, os períodos de desenvolvimento de novos produtos pois permitirá avaliá-los de uma forma quase imediata.

Quando comparado com o seu antecessor, o XR-1 adiciona câmaras de alta definição ao capacete e utiliza realidade mista. Isso permite que os designers e engenheiros da Volvo Cars consigam “conduzir” os próximos modelos e avaliar as caraterísticas dos mesmos num ambiente de simulação muito antes de eles existirem. Isto faz com que a empresa consiga desenvolver os novos modelos com uma experiência de utilização o mais aperfeiçoada possível, numa fase inicial do desenvolvimento.

Esta parceria será ainda mais reforçada devido à decisão do Volvo Cars Tech Fund em investir na Varjo. Recorde-se que o Tech Fund representa o fundo de investimento da Volvo para as start-ups que demonstrem elevado potencial.

Anterior Vhils leva, em conjunto com a SEAT, a urbana a várias cidades portuguesas
Próximo Novo Peugeot 508 SW já está disponível no mercado nacional

Artigos relacionados

Honda Portugal Automóveis no Caramulo Motorfestival 2019

A Honda Portugal Automóveis volta a marcar presença no Caramulo Motorfestival, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, na Serra do Caramulo.

Volvo V90 Cross Country com otimização Polestar

A Volvo revelou a nova linha de elementos de personalização Polestar para a recém-lançada V90 Cross Country, disponibilizando as melhorias tanto para os motores Diesel D4 e D5 como para o gasolina T6.

Ferrari Testarossa: Um ícone da década de 1980

Um dos maiores ícones automóveis da década de 1980 foi o Ferrari Testarossa, modelo que é ainda hoje representativo de uma época de glória nos desportivos exóticos. Com um estilo