• Volkswagen Golf: Renovação com foco tecnológico
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Volkswagen Golf: Renovação com foco tecnológico

Mais tecnológico, mais atual, mas o mesmo espírito que caracteriza o Volkswagen Golf. O popular compacto familiar – o modelo mais vendido do mercado europeu – foi renovado com novos elementos de tecnologia e ligeiros retoques estéticos que lhe aprofundam as qualidades, merecendo particular destaque elementos como os sistemas de condução semiautónomos ou a interface por gestos do sistema de infoentretenimento.

Para descobrir as novidades do Golf em termos visuais é preciso olho atento: grelha e para-choques retocados, faróis com iluminação Full-LED e luzes diurnas LED compõem o leque de mudanças na dianteira, a que se juntam na traseira os farolins com tecnologia LED integrada e desenho renovado, sendo que outras novidades abarcam os estilos de jantes e as cores disponíveis para a carroçaria.

Tal como havíamos indicado anteriormente no site da Carros & Motores, é pelo lado técnico que o novo Golf se destaca, sobretudo com a estreia do motor 1.5 TSI Evo a gasolina com 150 cv, 250 Nm de binário às 1.500 rpm e tecnologia de desativação de cilindros (ACT), com o qual pode desativar dois dos quatro cilindros para maior eficiência: a marca avança com um valor de 4,9 l/100 km de média e emite 110 g/km de CO2.

Mas a Volkswagen promete ainda a chegada de uma variante BlueMotion deste mesmo motor, com 130 cv e consumo médio de 4,6 l/100 km e 104 g/km de emissões de CO2.

Um dos pontos fortes desta nova geração de motores de 1.5 litros prende-se com a utilização de um turbo de geometria variável (TGV), sendo apenas a segunda marca a fazê-lo em motores a gasolina, a par da Porsche, também ela do Grupo Volkswagen.

No que diz respeito ao motor na versão de 130 cv, a função de ‘roda-livre’ ampliada permite uma redução nos consumos na ordem dos 0,4 l/100 km, mas a sua associação a outras tecnologias de poupança energética redundam numa economia que pode chegar a um litro por cada 100 quilómetros, dependendo do estilo de condução.

Também o Golf GTI foi renovado, passando este a debitar 230 cv de potência (mais 10 cv do que na versão anterior), enquanto o GTI Performance passou a ter 245 cv de potência. Também nova é a caixa DSG de sete velocidades, que irá gradualmente substituir a anterior DSG de seis velocidades em toda a gama Golf.

 

Impacto tecnológico

Mas, tal como se previa, um dos grandes avanços do Golf está na tecnologia integrada: em termos de segurança, a lista é extensa, com Assistente semiautónomo de engarrafamentos, monitorização de peões para o Assistente Dianteiro com travagem de Emergência, cruise control adaptativo, assistente de manutenção na faixa de rodagem, assistente de objetos no ângulo morto, alerta de tráfego cruzado atrás, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem de emergência pós-colisão e estabilizador de reboque.

Ou seja, o patamar tecnológico foi elevado neste novo Golf, que passa ainda a contar, tal como o seu ‘primo’ A3 com o sistema de instrumentação virtual, o Virtual Cockpit com 12.3 polegadas de diâmetro, além de um sistema de infoentretenimento com controlo por gestos e ecrãs táteis entre as 6.5” e as 9.2”. É com base neste último que a Volkswagen apresenta o seu sistema e topo, o ‘Discover Pro’, que utiliza botões capacitivos e diversas opções de personalização, além de comandos por voz e por gestos.

O Park Assist 3.0 apresenta valências renovadas, podendo estacionar automaticamente em lugares em paralelo ou na perpendicular, servindo também para sair desses mesmos lugares. Mesmo em lugares na perpendicular, o Golf pode agora estacionar de frente.

As vendas do novo Golf iniciam-se no mês de dezembro, com preços idênticos aos do atual modelo.

As mudanças compreendem toda a gama do Golf, desde o já referido GTI, aos elétricos e-Golf, GTE ou Golf Variant.

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