Toyota LQ procura uma ligação emocional com o condutor

A Toyota Motor Corporation (Toyota) acaba de anunciar o “LQ”, um ‘concept’ que utiliza tecnologia avançada para criar uma ligação emocional entre carro e condutor. O LQ é a próxima geração do Toyota “Concept-i”, um exercício de estilo exibido pela primeira vez no Consumer Electronics Show de 2017 (CES).

Para além de ser um veículo autónomo, o Toyota LQ vem equipado com o “Yui”, um poderoso agente interativo com inteligência artificial, projetado para aprender com o condutor e proporcionar uma experiência de mobilidade personalizada.

Sendo uma empresa de mobilidade, a Toyota acredita que quando as pessoas têm liberdade de movimento, tudo é possível. Essa visão baseia-se no princípio de que a mobilidade vai muito para além do transporte físico e inclui a necessidade humana de conduzir ou ser transportada, criando uma ligação emocional.

O Toyota LQ segue esta filosofia sob o tema principal de desenvolvimento “Aprender, Crescer, Amar.” A tecnologia de condução autónoma do Toyota LQ e da Yui, ambas desenvolvidas em parceria com o Toyota Research Institute (TRI), combinam-se para criar uma experiência de mobilidade única que constrói um relacionamento entre o veículo e o condutor, aprendendo e respondendo às suas preferências e necessidades individuais.

Este modelo materializa esta nova abordagem da marca, que pretende despoletar o desenvolvimento de futuros veículos que melhorem o relacionamento entre automóvel e o condutor.

Algumas das caraterísticas da inteligência artificial, não só interagem através de comunicação vocal, como monitorizam o estado de alerta e estado emocional do condutor, alterando os bancos, iluminação, ar condicionado e fragrâncias em função do condutor. Existem inúmeras inovações tecnológicas no Toyota LQ.

Um exemplo, é a função de estacionamento autónomo que elimina a necessidade de o condutor procurar um lugar para estacionar. O LQ procura um lugar e estaciona autonomamente. O LQ pode comunicar com os ocupantes e pessoas no exterior do veículo, utilizando um sistema de micro-espelhos (DMD – Digital Micromirror Device) nos faróis da frente que podem ativar um milhão de pequenos espelhos projetando imagens complexas na estrada.

O Toyota LQ estará em exibição pública na “Future Expo”, uma exposição especial do Salão de Tóquio 2019 entre os dias 24 de outubro a 4 de novembro. A Toyota também anunciou o “Toyota Yui Project Tours 2020”, um evento público de test-drive previsto de junho a setembro de 2020.

Quem se inscrever terá a oportunidade de ser selecionado para experimentar o LQ e a Inteligência Artificial de “Yui”. Ao usar uma aplicação de smartphone com antecedência para fornecer seus interesses e preferências, os participantes selecionados irão participar num test drive do Toyota “LQ” com “Yui”.

Especificações Principais do LQ elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle):

Comprimento/Largura/Altura (mm) 4,530 / 1,840 / 1,480
Distância Entre Eixos – 2,700 mm
Lotação (nº de pessoas) 4
Autonomia Elétrica – Approx. 300 km
Peso do veículo (kg) 1.680

Anterior Optifuel Challenge 2019 da Renault Trucks é já na quinta-feira
Próximo Peugeot anuncia preço do e-208 em Portugal

Artigos relacionados

SEAT LEON ST CUPRA

Famílias felizes Ideal para pais de família apressados, a Leon ST Cupra alia a funcionalidade de uma carrinha à alma de um verdadeiro desportivo. A partir de agora já não

Nissan Micra: Evolução rebelde com preços a partir dos 15.400€

A Nissan revelou já os preços do novo Micra para o mercado nacional, com o totalmente renovado utilitário de segmento B a ter um preço de entrada à gama de 15.400€ para o modelo equipado com motor 0.9 IG-T a gasolina de 90 CV de potência.

Citroën reinterpreta Méhari em Frankfurt

A Citroën vai levar até ao Salão de Frankfurt uma reinterpretação moderna do icónico Méhari, tendo por base o C4 Cactus. De acordo com a marca gaulesa, trata-se de uma