Toyota estreia ultracompacto elétrico na versão de produção

A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou hoje que irá estrear um novo ultracompacto 100% elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle).

O Toyota Ultracompacto Elétrico será apresentado antes do lançamento comercial no Japão em 2020, na exposição especial “FUTURE EXPO” do Salão Automóvel de Tóquio 2019, numa versão de produção. Esta solução de mobilidade, de última geração, foi projetada para fornecer mobilidade de curta distância e limitar o impacto no meio ambiente.

O Ultracompacto Elétrico de dois lugares foi projetado especificamente para atender às necessidades diárias de mobilidade de clientes que fazem viagens regulares de curta distância, como idosos, condutores recém-encartados ou empresários que visitam clientes locais.

O veículo elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 100km com uma única carga, e uma velocidade máxima de 60 km/h e possui um raio de viragem extremamente curto.

A Toyota combina o lançamento do Ultracompacto Elétrico (previsto para 2020), com um novo modelo de negócio que visa promover a adoção mais ampla de veículos 100% elétricos. O que inclui examinar todas as etapas da vida útil da bateria, desde o fabrico até à venda, revenda ou reutilização e reciclagem para maximizar seu valor.

No curto prazo, a Toyota irá concentrar-se em iniciativas alargadas de leasing, projetadas para recuperar as baterias usadas para avaliação e reutilização, conforme apropriado em veículos usados, como peças de reposição ou mesmo em aplicações que não sejam de automóveis. A Toyota também está a desenvolver serviços periféricos para veículos elétricos a bateria, como estações de recarga e seguros.

Em acréscimo, a Toyota está a explorar aplicações para os seus BEV compactos e de curta distância, para além da mobilidade individual.

Por exemplo, o Ultracompacto Elétrico, em particular, é adequado para atender às necessidades de mobilidade dos municípios que trabalham para criar opções de transporte seguras, sem restrições e ecológicas em comunidades urbanas ou montanhosas. Até ao momento, a Toyota já está envolvida com aproximadamente 100 parceiros corporativos e governamentais para explorar novos modelos de transporte que incluem BEV, como o Ultracompacto Elétrico.

Anterior Volvo apresenta XC40 elétrico que chega a Portugal em 2021
Próximo Honda convida a viajar pela Estrada Nacional 2

Artigos relacionados

Skoda Fabia Break

A partir de abril, a nova geração Fabia passa a contar com a apetecida versão carrinha (Break), que tem “atrás de si” muitas vantagens ao nível do espaço e versatilidade.

SEAT Mii Eletric é o primeiro elétrico de uma família completa

A SEAT inicia a sua ofensiva de modelos elétricos com o lançamento do Mii electric, um automóvel que disponibiliza a melhor tecnologia por valores acessíveis, acrescentando dinâmica, um design elegante e novos níveis de conectividade para oferecer um veículo que está pronto a enfrentar os desafios da cidade e as necessidades de uma nova geração de clientes.

Gama Opel Astra recebe novos motores turbo e linha desportiva OPC

A Opel já tem à disposição dos seus clientes nacionais as versões topo de gama dos seus Astra, que recorrem a motores a gasolina e Diesel Turbo de elevada potência.