Toyota e BYD assinam acordo de desenvolvimento de veículos elétricos na China

A Toyota Motor Corporation (Toyota) e a BYD Company Ltd. (BYD) anunciaram hoje que assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV).

As duas partes irão desenvolver em conjunto sedans e SUV em plataforma rebaixada, bem como baterias para esses mesmos veículos e outros, com o objetivo de lançá-los no mercado chinês sob a marca Toyota na primeira metade de 2020.

A BYD foi fundada em 1995 assente no negócio de baterias e transformou-se numa empresa de soluções de energia, fabricando não só veículos eletrificados, mas outros produtos, como células de armazenamento de energia de grande porte.

O nome da empresa BYD significa “Build Your Dreams” e desenvolve internamente componentes centrais para veículos eletrificados como: baterias, motores e eletrónica. Em 2008, a BYD tornou-se a primeira empresa do mundo a vender produção em série de veículos elétricos plug-in (PHEV). Desde 2015, que a BYD é líder mundial em vendas de BEV e PHEV.

Em 1997, a Toyota tornou-se a primeira empresa no mundo a lançar veículos eletrificados de produção em massa. O Prius foi o primeiro híbrido de produção em série (HEV) e desde então, a marca tornou-se um pioneiro no desenvolvimento de veículos eletrificados e acumulou uma grande variedade de experiência e tecnologia no desenvolvimento, produção e venda de veículos eletrificados.

Para diminuir os efeitos do aquecimento global, tanto a BYD como a Toyota procuram reduzir as emissões de CO2 promovendo o uso generalizado de BEV. Para atingir esse objetivo, ambas as empresas acreditam que é necessário deixar de lado a sua rivalidade e colaborar; deste modo, as duas empresas concordaram em desenvolver conjuntamente BEV.

No futuro, a BYD e a Toyota irão usar veículos eletrificados e tecnologias de desenvolvimento de baterias que adquiriram através dos modelos que irão lançar no mercado e irão trabalhar juntos para desenvolver BEV que são atraentes para os clientes promovendo, ainda mais, a sua ampla adoção.

Anterior Skoda Scala já tem preços para o mercado português
Próximo Esta é a primeira imagem de um concept CUPRA 100% elétrico

Artigos relacionados

Novo Nissan Leaf Nismo confirmado para 2018

A Nissan confirmou que a versão mais desportiva do Leaf, o Nismo, vai chegar já no próximo ano, aproveitando para revelar a primeira imagem oficial do novo concept.

Vídeo | Assim se pinta um automóvel: com 84 robots e 5.000 litros de tinta

Três anos de investigação e sensibilidade para captar as tendências do mercado: “O nascimento de uma cor começa cá dentro”, revela Jordi Font do departamento Color&Trim da SEAT.

Ford lança série documental sobre desenvolvimento do novo Focus RS

A Ford vai lançar uma série de documentários que relata o processo de desenvolvimento do novo Focus RS, modelo que se apresta a chegar ao mercado com prestações impressionantes para