Toyota apresenta TS050 Hybrid para atacar Le Mans

Toyota apresenta TS050 Hybrid para atacar Le Mans

Após uma temporada complicada no Mundial de Endurance, a Toyota apresentou o seu LMP1 renovado para atacar as suas rivais Porsche e Audi naquele campeonato e, igualmente importante, na mítica prova das 24 Horas de Le Mans. Assim, a marca nipónica apresentou oficialmente o novo TS050 Hybrid, que se caracteriza por ser o terceiro modelo híbrido da Toyota para competir no WEC, revelando algumas diferenças técnicas significativas.

Assim, passa a contar com um motor a gasolina de 2.4 litros em configuração V6, com dois turbocompressores e injeção direta, associado a um sistema híbrido de 8MJ, ambos desenvolvidos pela Divisão de Desenvolvimento do Centro Técnico de Higashi-Fuji. Um motor turbo de nova geração com injeção direta que surge melhor ajustado aos regulamentos atuais da competição, com maior limitação do caudal de combustível que entra no motor.

Como nos carros de estrada, os motores-geradores dianteiro e traseiro recuperam energia ao travar, armazenando a energia cinética numa bateria de iões de lítio de grande capacidade, num sistema que consegue agora imiscuir-se na categoria 8MJ de maior potência. O TS040 Hybrid serviu de referência de desenvolvimento para o novo protótipo LMP1 e para os modelos de produção em série, contribuindo com muita tecnologia para os Toyota de estrada.

A par de um novo conceito aerodinâmico, significa que todos os componentes do chassis do TS050 Hybrid foram redesenhados no departamento de competição da marca em Colónia, na Alemanha, com Pascal Vasselon, diretor técnico da área de competição da Toyota, a referir que “além de alguns princípios que mantivemos para aproveitar o desenvolvimento de anos anteriores, mudámos todos os componentes do carro. Em  muitos aspetos, como a motorização e a aerodinâmica, os próprios conceitos são diferentes”.

A temporada de competição do WEC, composta por nove corridas, terá início a 17 de abril no circuito britânico de Silverstone. No carro com o número 5 estarão os campeões de 2015, com Anthony Davidson e Sébastien Buemi a juntarem forças, uma vez mais, com Kazuki Nakajima, ao passo que no carro número 6 estarão Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi. Ryo Hirakawa fará parte da equipa como membro do programa de jovens pilotos da Toyota.

Anterior Porsche Panamera prossegue testes de desenvolvimento
Próximo Honda une-se à Hitachi para criarem alcoolímetro de nova geração

Artigos relacionados

Fiat 500 fez 60 anos e ganhou um selo comemorativo como prenda

O Fiat 500 fez 60 anos no passado dia 4 de julho e para marcar a ocasião os selos italianos lançaram um selo comemorativo.

Grupo PSA lança programa de mobilidade emov em Madrid

O Grupo PSA deu início a um programa de mobilidade na cidade espanhola de Madrid, que se torna na primeira urbe a receber um serviço emov ao abrigo da política de mobilidade sustentável na capital de Espanha.

Produção do Audi RS3 está parada por causa do WLTP

A norma WLTP, Worldwide Harmonizes Light Vehicles Test Procedure, está a dar enormes dores de cabeça ao grupo VW. Agora é a vez da Audi.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário