TomTom lança portal de trânsito TomTom City

TomTom lança portal de trânsito TomTom City

A TomTom anunciou o lançamento do TomTom City, o novo portal de trânsito que disponibiliza informação a consumidores e especialistas em gestão de tráfego.

Este novo serviço mostra a extensa gama de informação de trânsito disponível de cidade para cidade e fornece uma plataforma que liga autoridades de trânsito, empresas e cidadãos para criar uma gestão conjunta de mobilidade sustentável e eficiente.

O TomTom City, que pode ser encontrado em city.tomtom.com, está acessível a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone com ligação à Internet e disponibiliza de forma gratuita conteúdo sobre o estado de trânsito em tempo real e incidentes, assim como outras informações relevantes para os condutores nas cidades. Este portal permite aos consumidores verificarem primeiro o percurso das suas deslocações e planear o melhor caminho. Ao estar disponível também a autoridades de trânsito, permite que os problemas possam agora ser resolvidos ainda mais rapidamente. O lançamento inicial de 25 cidades em 18 países vai ser alargado para incluir mais cidades e produtos durante o ano.

O TomTom City foi desenvolvido a partir da informação do TomTom Traffic disponível nos equipamentos de navegação da TomTom e parceiros nos setores automóvel, consumo e governo. Expande também o histórico de informação de congestionamento disponibilizado através de relatórios como o Índice de Tráfego Global Anual TomTom.

“O TomTom City dá aos condutores e autoridades de trânsito a informação essencial sobre a situação de trânsito em tempo real e o historial de engarrafamentos nas principais cidades. É um passo importante na nossa missão de ajudar a reduzir atrasos para todos os condutores. Usando dados de cerca de 450 milhões de equipamentos* a nível global estamos a criar serviços que vão ajudar as cidades e carros conectados a trabalhar em conjunto para otimizar a rede de estradas”, referiu Ralf-Peter Schäfer, Diretor de Tráfego TomTom.

À medida que aumenta o número de veículos conectados na estrada nos próximos anos, com o surgimento da condução parcial ou altamente automatizada, a TomTom City vai oferecer novas formas de gerir a mobilidade na cidade. Os condutores e profissionais envolvidos na gestão de trânsito podem tomar decisões mais inteligentes para evitar atrasos na estrada e reduzir o congestionamento para todos.

Estado do trânsito em tempo real

O TomTom City procura dar uma visualização rápida do estado do trânsito atual na cidade. Os indicadores mostram a velocidade média observada na cidade em comparação com a velocidade média quando não há congestionamentos; um barómetro de congestionamento que mostra a congestão relativa em comparação com um período sem trânsito; e um resumo que mostra o número de estradas fechadas, áreas em construção e acidentes atualmente na cidade. Além disso, o TomTom City também mostra os incidentes de trânsito num mapa e o fluxo do tráfego (velocidade). Toda a informação em tempo real no TomTom City é atualizada a cada minuto.

Pontos de atraso

O TomTom City mostra os principais congestionamentos registados no recente período trimestral. A informação é apresentada como um resumo para ‘Todo o Dia’ e separadamente para as horas de ponta da manhã e tarde para refletir as condições de trânsito periódicas nas cidades. A informação resumida é apresentada num mapa e cada ponto de congestionamento pode ser selecionado individualmente para acesso completo aos detalhes dos atrasos naqueles segmentos de estrada.

Esta nova ferramenta baseada na web vai ajudar as autoridades rodoviárias e outros operadores profissionais a informar milhões de utilizadores das vias em minutos sobre situações que afetam as estradas e os fluxos de trânsito através do serviço TomTom Traffic. Com apenas alguns cliques, uma autoridade pode reportar estradas fechadas, trabalhos nas vias, acidentes e outros problemas que afetam o tráfego na sua área, nesse momento, bem como situações previstas para o futuro.

No lançamento, estão incluídas as cidades de Aarhus (Dinamarca), Amesterdão (Holanda), Berlim (Alemanha), Bordeaux (França), Gent (Bélgica), Lódz (Polónia), Londres (Grã-Bretanha), Montpellier (França), Moscovo (Rússia), Paris (França), Haia (Holanda) no caso da Europa (outras cidades mundiais como Rio de Janeiro (Brasil), São Francisco (EUA) ou Istambul (Turquia) também contam com informações deste portal, devendo alargar-se a outras mais tarde.

Anterior Renault ZOE: O 'novo' elétrico do trajeto entre o Príncipe Real e Estrela
Próximo Land Rover Series I de volta em número muito limitado

Artigos relacionados

Ford mostra novo Kuga mais parecido com o Focus

A Ford apresentou o renovado Kuga , mais elegante e exclusivo, com novo design exterior, mais espaço e conforto.

Honda e Citroën repartem triunfos na abertura do WTCC

Numa temporada que se prevê mais renhida do que as anteriores, a Honda e a Citroën repartiram os triunfos nas duas primeiras corridas do Campeonato do Mundo de Carros de

WRC: Vitória em França coloca Ogier a um passo do título

A dupla da Volkswagen constituída por Sébastien Ogier e Julien Ingrassia deu um passo decisivo para o título no Mundial de Ralis WRC.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário