Suécia conta com primeira estrada ‘elétrica’

Suécia conta com primeira estrada ‘elétrica’

A Suécia criou uma estrada ‘elétrica’, numa tentativa de tornar os transportes de mercadorias mais eficientes e ecologicamente sustentáveis. O projeto, concebido em parceria com a Scania e com a Siemens, foi inaugurado a 22 de junho, com um troço de estrada de dois quilómetros localizado junto a Sandviken, que permite a alguns camiões de teste percorrerem a E16 com o auxílio de energia elétrica.

Recorre a tecnologia condutora de eletricidade, ou seja, com um principio semelhante ao dos conhecidos elétricos ou tróleis de passageiros (comuns em cidades como Lisboa ou São Francisco) graças a cabos suspensos sobre a estrada que foram desenvolvidos pela Siemens, ao passo que a Scania forneceu dois camiões G 360 4×2 alterados para funcionamento em modo elétrico ou híbrido (com biofuel) quando utilizados fora desse troço eletrificado. Nesse modo, recorrem ao combustível fóssil para alimentar o motor de 9.0 litros com 360 cv de potência ou ao motor elétrico de 130 kW.

Em funcionamento de trólei, os camiões recebem a sua energia elétrica a partir de um pantógrafo colocado atrás da cabina do condutor. A Scania adianta que este princípio de estrada ‘elétrica’ permitirá reduzir a pegada ecológica dos transportes de mercadorias até ao ano de 2030.

Anterior Um carro novo em 1.400 dias: todo o processo de criação
Próximo Renault Alaskan apresentado dia 30 de junho

Artigos relacionados

Sociedade C. Santos associa-se a Miguel Vieira no Portugal Fashion

A Sociedade Comercial C. Santos vai participar ‘ao lado’ de Miguel Vieira no Portugal Fashion, apoiando a apresentação da nova colecção “Mondrian”. Trata-se de uma produção única que terá lugar

BMW pronta para superar a Audi em carros de luxo mais vendidos na China

A BMW parece estar pronta para superar a Audi e tornar-se no fabricante de automóveis de luxo mais vendido na China, segundo avança o Automotive News.

Peugeot associa-se ao Circuito Mundial de Ténis ATP

A Peugeot e a ATP anunciaram uma parceria global com início agendado para 2016 que irá colocar a marca de Sochaux como patrocinadora oficial dos eventos de ténis sancionados por

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário