Suécia conta com primeira estrada ‘elétrica’

Suécia conta com primeira estrada ‘elétrica’

A Suécia criou uma estrada ‘elétrica’, numa tentativa de tornar os transportes de mercadorias mais eficientes e ecologicamente sustentáveis. O projeto, concebido em parceria com a Scania e com a Siemens, foi inaugurado a 22 de junho, com um troço de estrada de dois quilómetros localizado junto a Sandviken, que permite a alguns camiões de teste percorrerem a E16 com o auxílio de energia elétrica.

Recorre a tecnologia condutora de eletricidade, ou seja, com um principio semelhante ao dos conhecidos elétricos ou tróleis de passageiros (comuns em cidades como Lisboa ou São Francisco) graças a cabos suspensos sobre a estrada que foram desenvolvidos pela Siemens, ao passo que a Scania forneceu dois camiões G 360 4×2 alterados para funcionamento em modo elétrico ou híbrido (com biofuel) quando utilizados fora desse troço eletrificado. Nesse modo, recorrem ao combustível fóssil para alimentar o motor de 9.0 litros com 360 cv de potência ou ao motor elétrico de 130 kW.

Em funcionamento de trólei, os camiões recebem a sua energia elétrica a partir de um pantógrafo colocado atrás da cabina do condutor. A Scania adianta que este princípio de estrada ‘elétrica’ permitirá reduzir a pegada ecológica dos transportes de mercadorias até ao ano de 2030.

Anterior Um carro novo em 1.400 dias: todo o processo de criação
Próximo Renault Alaskan apresentado dia 30 de junho

Artigos relacionados

Distração causada por smartphones também pode ser fatal para peões

A crescente disseminação dos smartphones e aparelhos móveis de entretenimento não é apenas prejudicial à prática da condução. De acordo com um inquérito levado a cabo pela Ford, mais de 10

Volkswagen T-Roc dá os primeiros ‘passos’ rumo ao mercado

Fundamental para a estratégia da Volkswagen e também para as exportações de Portugal, uma vez que será produzido em Palmela o novo T-Roc surgiu num vídeo oficial da companhia alemã.

DS Automobiles forma parceria com a Techeetah

Envolvida no Campeonato ABB FIA de Fórmula E desde a abertura da modalidade aos construtores, a DS Automobiles vai fazer alinhar o seu novo carro – o DS E-TENSE FE 19 – em associação com a Techeetah, a partir da temporada de 2018/2019.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário