Stefano Modena ‘aprova’ dinâmica do novo Nissan Micra

Stefano Modena ‘aprova’ dinâmica do novo Nissan Micra

Stefano Modena nunca foi um dos pilotos de topo da Fórmula 1, mas com mais de 80 grandes prémios disputados tem larga experiência na competição automóvel. Foi ao piloto italiano que a Nissan recorreu para desenvolver alguns dos aspetos dinâmicos do novo Micra, mais concretamente aos pneus Bridgestone que surgem montados no carro.

Stefano arrumou o seu equipamento de competição no ano 2000 e juntou-se à Bridgestone como piloto de desenvolvimento de produto a tempo inteiro três anos mais tarde. O piloto faz parte da equipa de testes de pneus que trabalhou com a Nissan para alcançar o desempenho pretendido para o novo Micra.

Em conjunto dedicaram-se a descobrir a combinação ideal de aderência, desempenho de travagem, peso, economia de combustível e manobrabilidade.

“Conduzi o novo Micra pela primeira vez há mais de um ano atrás e fiquei muito surpreendido, porque me fazia lembrar um kart: direção muito precisa, chassis muito estável. E tratava-se apenas de um protótipo, agora está ainda melhor. É um automóvel muito ágil que oferece ao condutor muita confiança”, referiu Modena.

Trabalhando em conjunto com a equipa do Centro Técnico da Nissan Europa (NTCE) em Espanha e no Reino Unido e com os engenheiros do Centro Técnico da Europa da Bridgestone, foram percorridos milhares de quilómetros na pista de testes European Proving Ground da Bridgestone, próxima de Aprilia, na Itália.

Stefano Modena competiu na F1 entre 1987-92, conduzindo para as respeitadas equipas Brabham, Tyrell e Jordan. A par do seu terceiro lugar no Mónaco subindo ao pódio com os lendários Ayrton Senna e Alain Prost – sempre um ponto algo devido à exigência daquele traçado – o destaque da carreira de Stefano foi um segundo lugar no Grande Prémio do Canadá de 1991, atrás de Nelson Piquet, naquele que foi um dos pódios mais estranhos depois de Nigel Mansell, que liderou até à última volta, ter deixado o motor ‘calar-se’ a cerca de um quilómetro da meta quando agradecia ao público. Seguiu-se um período de sucesso em vários campeonatos de europeus de carros de turismo.

O Micra está disponível com pneus de 16 e 17 polegadas, estando ambos incluídos no extenso programa de personalização do veículo. Isto oferece aos clientes a hipótese de selecionar as suas preferências entre uma ampla gama de opcionais para o exterior e interior do seu Micra.

Anterior Honda Civic Type R Black Edition para a despedida
Próximo Audi SQ8 estará nos planos da marca para o futuro

Artigos relacionados

BMW 225xe e 330e reforçam compromisso da marca com a eficiência

A BMW vai apresentar em Frankfurt duas novidades de elevada eficiência equipados com a tecnologia eDrive: o 225xe Active Tourer e o 330e, os quais sublinham o compromisso da marca

O manifesto elétrico da Audi: Eis o e-tron Sportback Concept

A Audi levou uma ‘surpresa’ até ao Salão de Xangai na forma do e-tron Sportback Concept, modelo que deixa antever algumas formas do design.

Rimac Concept_One revela aceleração impressionante

Os croatas da Rimac revelaram um novo vídeo em que as capacidades do seu novo hiperdesportivo elétrico o Concept_One ficam bem patentes. Aproveitando as capacidades de disponibilização do binário do