Skoda Superb

Skoda Superb

A força da imagem

A terceira geração do Skoda Superb chega a Portugal em setembro. Descomplexado e com uma imagem que emana poder, assume-se como o melhor de sempre da marca checa

 

SKODA SUPERB I

 

Uma imagem valerá sempre mais do que mil palavras. E quando o objetivo é revolucionar, por completo, o design de um topo de gama, o esforço de comunicação será ainda maior. Talvez por isso, na apresentação do novo Skoda Superb, Josef Kaban, diretor de Design da marca, tenha sido quem mais usou da palavra, no Fórum Karlín, em Praga. Uma estreia mundial, com pompa, circunstância e 800 convidados VIP, para dar a conhecer o “melhor Skoda de sempre”, segundo sublinharam os responsáveis da marca checa no evento.

 

ELEGÂNCIA CREDÍVEL

Na sua terceira geração (após a venda da Skoda ao Grupo VW), o Superb conta com um histórico de 700 mil unidades vendidas em todo o mundo. O objetivo será tanto engrossar estes números como a sua própria credibilidade no segmento superior do mercado. Não será tarefa simples, mas argumentos não faltam ao novo modelo.

O design do Superb respeitou a expressiva linguagem “VisionC”, revelada o ano passado, mas num registo e numa dimensão mais contidos e apropriados a uma produção em escala. A distância entre eixos cresceu 80 mm e o espaço entre o centro da roda e a frente do veículo diminuiu 61 mm face ao antecessor. Uma arquitetura que confere ao conjunto, na opinião de Josef Kaban, “uma elegância dinâmica de exceção”, além de um melhor aproveitamento do espaço interior.

Tanto a frente como a traseira são elucidativos da imagem de “poder e autoconfiança” que a Skoda quer transmitir com o Superb. Linhas fluidas e fortes. Na secção dianteira, a grelha e os faróis dão ao conjunto uma maior visualização ótica. Enquanto na zona posterior, os farolins de duas peças cresceram e brilham agora com a tecnologia LED (de série), harmonizando-se com o formato em “C” típico da Skoda.

O habitáculo também não foi esquecido. Uma escolha criteriosa dos materiais e um cuidado extremo nos acabamentos são as principais notas de destaque de um interior que ganhou espaço nesta geração 2015. Exemplo disso é a altura do tejadilho: 980 mm, uma referência no seu segmento.

 

SKODA SUPERB

 

FORMA E CONTEÚDO

O Skoda Superb III é, também, o primeiro modelo da marca a disponibilizar o chassis adaptativo dinâmico (Dynamic Chassis Control ou, simplesmente, DCC), que inclui Driving Mode Select. Contempla novos sistemas de ar condicionado (estreia variante com três zonas), teto elétrico panorâmico deslizante e para-brisas aquecido, como opcionais, entre outros mimos. O travão de mão tradicional foi substituído por um elétrico, de série.

O novo Superb, construído com base na plataforma MQB, chega a Portugal em setembro, nas versões berlina e carrinha, mas ainda não tem preços definidos.

Como a apresentação deste topo de gama foi estática, a apreciação das suas virtudes dinâmicas ficará para segundas núpcias. Para já, pode apenas acrescentar-se a composição da gama de motores escalados para o mercado nacional. Todos de injeção direta e turbocompressor: cinco blocos a gasolina TSI e três TDI common-rail. E todos equipados com sistema start/stop. As unidades a gasolina anunciam potências entre 125 e 280 CV, ao passo que os Diesel oscilam entre 120 e 190 CV. Exceto a versão base a gasolina, que não a pode receber, e o mais musculado 2.0 TSI de 220 CV, que já a inclui de série, todas as outras variantes podem ser requisitadas com transmissão de dupla embraiagem (DSG), tendo seis ou sete velocidades em função do binário.

 

Jorge Flores

 

Legendas/destaques

  • O design do Superb III respeita o conceito VisionC, mas numa versão estilística mais contida
  • Condutor e acompanhante têm mais 39 mm de espaço ao nível dos cotovelos e em altura até ao tejadilho
  • A capacidade da bagageira é de 625 litros, mais 30 litros do que na segunda geração do modelo
  • O guarda-chuva continua a marcar presença no habitáculo. Agora, em ambas as portas da frente
  • O novo portão traseiro é elétrico e complementado com um “pedal virtual”

 

Destaques

  • São quatro os níveis de equipamento propostos: Active, Ambition, Style e Laurin & Klement
  • O novo Superb dispõe de quatro sistemas multimédia, todos eles com ecrã tátil a cores
  • O conceito “Simply Clever” apresenta 29 soluções criadas a pensar na qualidade de vida a bordo: desde pequenos compartimentos para garrafas de 1,5 litros a tomadas de 230 V e entradas USB

 

FICHA TÉCNICA

Skoda Superb 1.6 TDI 120 CV

TIPO DE MOTOR       Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA             1598 cm3

POTÊNCIA                 120 cv às 3.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO    250 Nm às 1.500 rpm

  1. MÁXIMA 206 km/h

ACELERAÇÃO                        10,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO                  3,9 l/100 km

EMISSÕES CO2          103 g/km

DIMENSÕES (C/L/A) 4.861/1.864/1.468 mm

PNEUS                                    215/60R16

PESO                          1.465 kg

BAGAGEIRA              625 L

PREÇO                                    N.D.

LANÇAMENTO          Setembro 2015

 

 

FICHA TÉCNICA

Skoda Superb 2.0 TSI 220 CV

TIPO DE MOTOR       Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                        1.984 cm3

POTÊNCIA                 220 cv às 4.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO    350 Nm às 1.500 rpm

  1. MÁXIMA 243 km/h

ACELERAÇÃO                       7,0 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO                  6,1 l/100 km

EMISSÕES CO2          142 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)           4.861/1.864/1.468 mm

PNEUS                                    215/55 R17

PESO                          1.505 kg

BAGAGEIRA              625 L

PREÇO                                    N.D.

LANÇAMENTO          Setembro 2015

Anterior RENAULT TWINGO SPORT ENERGY TCE 90 S&S
Próximo BMW Série 6

Artigos relacionados

Mercedes-Benz e smart com grandes novidades em Genebra

A Mercedes-Benz terá um dos stands com mais novidades no Salão de Genebra, com a revelação de novos modelos roadster e cabriolet. Em destaque, a estreia mundial do novo Classe

Brembo apresenta nova maxila de travão para superdesportivos

A Brembo apresentou o que apelida de revolução estética, uma maxila de travão para carros de altas prestações.

Rally de Vouzela eletrificado pela Hyundai

O Constálica Rallye de Vouzela será o primeiro evento a dar corpo ao projeto “RACE 4 ECO” da FPAK, que pretende reduzir a pegada ecológica resultante da organização de eventos de desporto motorizado, através da sensibilização e ação efetiva junto de praticantes e público.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário