Sessenta anos do 600: SEAT celebra modelo histórico em 2017

Sessenta anos do 600: SEAT celebra modelo histórico em 2017

A SEAT celebra este ano um marco histórico para o seu 600, que cumpre em 2017 o seu 60.º aniversário. Aquele que foi o modelo “mais importante na mobilidade de Espanha”, de acordo com a marca de Barcelona, terá uma série de eventos dedicados ao longo deste ano com o intuito de celebrar esta efeméride.

A 27 de junho de 1957 foi matriculada a primeira unidade de um veículo que, até à chegada do Ibiza, foi o mais icónico da marca. Produzido na fábrica da Zona Franca de Barcelona, o nascimento do 600 coincidiu com a abertura da Escola de Aprendizes da SEAT, o centro de formação da companhia que, 60 anos e 2.600 alunos depois, continua a formar os futuros empregados da marca.

Sete anos depois da fundação da SEAT, e depois do lançamento de um modelo destinado às classes mais elevadas, como era o 1400, o SEAT 600 representou uma autêntica revolução. Pensado para a classe média espanhola emergente, rapidamente se converteu num sucesso. Para dar resposta à enorme procura, a SEAT multiplicou, progressivamente, a capacidade de produção, passando de 40 automóveis diários, no início de 1958, para 240 no final de 1964. Estes números, embora recordistas na época, ficam muito aquém dos 700 Ibiza que a SEAT fabrica hoje a cada dia. Entre 1957 e 1973, a SEAT vendeu 794.406 unidades do 600.

O preço de partida do SEAT 600, em 1957, era de 65.000 pesetas da época (o equivalente a mais de 18.000 euros, hoje), o que representava então três anos e meio de salário médio da população espanhola. A industrialização do modelo despoletou uma revolução no sistema de produção, gerando uma potente indústria periférica em Espanha, o que permitiu torná-lo mais acessível. Assim, a 3 de agosto de 1973, dia de fabrico da última unidade do 600, cada unidade custava 77.291 pesetas (cerca de 7.700 euros, hoje), o salário médio de 9 meses na época.

Embora vendido quase exclusivamente em Espanha, o 600 foi o primeiro modelo exportado pela SEAT. Em 1965, chegou à Colômbia e, depois, à Finlândia, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Grécia.

A SEAT exportou cerca de 80.000 unidades do 600, apenas cerca de 10 por cento do volume total de produção. Em contraste, hoje a SEAT exporta 81 por cento de todos os seus veículos para mais de 80 países, sendo o primeiro exportador industrial de Espanha, com 7.000 milhões de euros anuais, 2,8 por cento das exportações espanholas. A companhia contribui, além disso, para a riqueza nacional, com quase 1 por cento do PIB.

Durante este ano, a SEAT levará a cabo diversas ações de homenagem ao 600, que terminarão a 9 de setembro no Circuito de Montmeló, onde está previsto registar um recorde no Guinness, ao reunir 600 unidades do SEAT 600. Neste momento já estão 600 veículos inscritos e sobra uma longa lista de espera.

Anterior Opel Insignia GSi: Baixo peso e muita eficácia para o novo topo de gama alemão
Próximo Mazda e Team Joest aliam-se para 'ataque' ao campeonato americano de resistência

Artigos relacionados

Mitsubishi Colt pode regressar numa plataforma Renault/Nissan

Depois de ser tornar parte da aliança Renault-Nissan, a Mitsubishi está a considerar fazer reviver o nome Colt, a partir do desenvolvimento de um modelo de segmento B.

Opel Insignia ganha em eficiência com novos motores

O Opel Insignia Grand Sport está cada vez mais perto, sendo já no próximo mês de março que a marca irá abrir as encomendas para este novo modelo com uma silhueta de estilo coupé.

Volvo já registou recorde mundial de vendas pelo 5º ano consecutivo

A um mês do final do ano a Volvo Cars informa que, pelo quinto ano consecutivo, voltou a estabelecer um novo recorde mundial de vendas.