SEAT Leon chega ao milhão de unidades vendidas desde 2012

A terceira geração do SEAT Leon alcançou esta semana a marca de um milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento em 2012. O campeão de vendas da SEAT foi apresentado no Salão de Paris desse ano e chegou ao mercado pouco depois com um design completamente renovado.

Graças à “fórmula Leon”, assente no design e na funcionalidade, o Leon tornou-se o modelo mais vendido da gama SEAT em 2014, superando a hegemonia que o Ibiza exerceu nos 30 anos anteriores.

Desenhada, desenvolvida e fabricada em Martorell, a atual geração do Leon nasceu desde o início sobre a plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen, que implicou um investimento de 800 milhões de euros na época, garantindo um salto tecnológico sem precedentes.

Com o Leon, a qualidade de produção melhorou em linha com os padrões do Grupo e, por outro lado, foram consolidados 1.600 postos de trabalho diretos na fábrica e mais de 6.000 na indústria auxiliar.

O sucesso do Leon transformou a história recente da SEAT do ponto de vista comercial e financeiro, e representou um salto qualitativo na perceção da imagem de marca.

Ainda assim, também permitiu aumentar a margem de rentabilidade de cada modelo SEAT, o que contribuiu para transformar os números negativos de 2012 (-149 milhões de euros) nos melhores valores da história da empresa (lucro depois de impostos de 294 milhões em 2018).

A SEAT fechou o ano de 2012 com vendas totais de 321.000 automóveis, número semelhante ao dos veículos entregues apenas no primeiro semestre de 2019 (314.300).

Aliás, este foi um modelo chave para impulsionar as vendas em países como a Alemanha ou Reino Unido, onde as entregas da SEAT cresceram à volta de 70% e de 60%, respetivamente, desde 2012. O Leon continua a ser o modelo mais vendido da SEAT: um em cada quatro automóveis entregues pela marca no primeiro semestre de 2019 é um Leon.

Anterior Edição do 30º aniversário do Mazda MX-5 chegou a Portugal
Próximo Novo Opel Corsa quer ser referência em aerodinâmica

Artigos relacionados

‘Renascer de um Ícone’: episódio inicial mostra primórdios do novo Focus RS

Já se sabia que a história por detrás do desenvolvimento do novo Ford Focus RS ia dar origem a uma série de documentários denominados ‘Renascimento de um Ícone’. Agora, chegou

Lotus 3-Eleven mostra a faceta mais extrema da mítica marca britânica

O mais potente modelo de produção a ser produzido pela Lotus já foi apresentado. O 3-Eleven afigura-se como uma máquina desenvolvida com dois objetivos em mente: ser veloz em estrada

Mercedes-Benz renova AMG GT

A Mercedes-Benz aproveitou o Salão de Los Angeles para mostrar o renovado AMG GT que traz consigo uma nova versão GT R Pro.