SEAT e Vhils apresentam obra de arte inspirada no Arona

A SEAT desafiou Vhils a construir e partilhar a sua visão artística e original do SEAT Arona. Neste âmbito, o artista de arte urbana desenvolveu uma obra única inspirada no SUV compacto, que poderá ser vista, a partir de hoje, no MARCC, o futuro Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais.

A peça artística, assinada por Alexandre Farto aka Vhils, é uma reinterpretação singular do SEAT Arona que assenta na premissa de que a arte pode estar em todo o lado, inclusive em qualquer elemento no espaço urbano, e é já a primeira obra deste Museu.

A produção da peça, onde Vhils utilizou técnicas pioneiras, precisou de seis meses para o seu planeamento e concepção, envolveu o uso de 15 toneladas de cimento, tendo sido criada através de um molde composto por ferro, EPS, silicone e fibra de vidro. A produção do molde levou seis semanas e envolveu uma equipa de oito pessoas na sua construção.

Segundo o artista Alexandre Farto aka Vhils, “a ideia foi conceber uma peça inspirada no design do Arona que fosse capaz de eternizar no tempo os elementos únicos que foram pensados para esta linha de veículos. Queria de algum modo eternizar o automóvel enquanto objeto com as suas linhas de design intemporais. Partindo desta ideia base, procurei fazer uma peça que refletisse o ciclo de influência recíproca que existe entre a cidade e os seus habitantes, numa altura em que a maioria da população global vive em centros urbanos.

O automóvel é um dos elementos fundamentais desta vivência urbana, expressando conceitos fundamentais como a mobilidade, mas também a identidade individual. A composição da peça desenvolve esta ligação entre os vários elementos através de uma transfiguração entre carro, espaço urbano e também a parte de um rosto humano, evidenciando a importância do olhar”.

Esta parceria entre a SEAT e o Vhils enquadra-se numa filosofia partilhada: a da cultura urbana em movimento. O SEAT Arona é costumizável, reflete a identidade própria de cada condutor, é ousado, foi desenhado para se destacar da multidão. São traços que se podem encontrar em cada uma das obras de VHILS, que quebram barreiras e que valorizam a autenticidade.

Anterior Novo Nissan LEAF ultrapassa em seis meses vendas do anterior LEAF em sete anos
Próximo Nissan Qashqai com novo motor 1.3 DIG-T já tem preços

Artigos relacionados

Ford quer acrescentar nove novos modelos à sua gama

A Ford já anunciou os seus planos para o lançamentos de uma mão cheia de novos modelos, mas parece que há muito mais no horizonte.

Hyundai investe na mobilidade do futuro com a aplicação Migo

A Hyundai CRADLE, divisão de projetos empresariais e de open innovation da Hyundai Motor Company, investe na Migo, uma empresa privada líder em Mobility-as-a-Service (MaaS), com sede em Seattle, que desenvolveu uma aplicação on-demand de procura de meios de transporte.

Gama Mercedes-AMG GT renovada em Detroit e cresce com o GT C Coupé

A Mercedes-Benz vai apresentar no Salão de Detroit as atualizações de meio de ciclo do GLA e do AMG GT.