Seat destaca cinco pontos chave na essência de design Cupra

De que forma pode uma cor, uma textura ou um símbolo moldar a personalidade de uma nova marca? A resposta reside no trabalho desenvolvido pelos designers da indústria automóvel.

“O novo Cupra Ateca é refinado, imponente e distinto”, diz Tony Gallardo, diretor de Design da Seat, referindo-se ao primeiro modelo da nova marca Cupra. A marca espanhola define cinco pontos-chave que definem a sua essência:

1 – A perfeita simetria do logo: para potenciar o lançamento da marca Cupra, era essencial um logotipo poderoso – dois “C” simétricos e sobrepostos. “É muito mais do que um simples logo. É um emblema. Simboliza o sentido de pertença a um clã”, refere Jordi Font, responsável pelo departamento Color & Trim na Seat.

2 – Sombras personalizadas: “Estudámos cores que acentuassem o refinamento destes modelos”, explica Font. É assim que resume o modo como a equipa estudou os efeitos da luz nas jantes, nos espelhos e até em alguns acabamentos interiores que caracterizam os novos modelos da marca. E resulta? “A cor Cobre Cup é uma tonalidade que assenta perfeitamente no caráter refinado deste modelo”, acrescenta. A outra pintura que define a marca é o Azul Petrol, uma mistura de azul esverdeado com pigmentos de preto que Font assume “enfatizar a sua personalidade”.

3 – Texturas naturais que realçam as cores: formular cores é “um retorno à natureza”, explica Font. Para fazer sobressair toda a profundidade cromática, a nova palete de cores inspirou-se em materiais naturais de diferentes texturas, como o cobre ou o granito.

4 – O primeiro ícone Cupra: o Ateca tem uma imagem desportiva e robusta, de acordo com Gallardo, em plena consonância com o caráter único deste SUV com 300 cv. Isto obtém-se com uma variedade de elementos como “o redesenhado volante ou a ponteira de escape dupla, que sublinha a silhueta desportiva”.

5 – Cada detalhe, um traço de caráter: destacando a natureza desportiva Cupra, a modificação de alguns elementos eleva os níveis de sofisticação. As mudanças efetuadas na grelha dianteira e nos spoilers laterais, entre outros detalhes, garantem ao automóvel uma combinação de “estilo e força”, diz Gallardo. “Visto como um todo, transmitem todo o caráter do Cupra Ateca, o primeiro modelo na nova marca recém-criada: coragem, paixão, instinto e determinação”.

Cupra Leon

Anterior Bicicleta desdobrável é a nova aposta da Mini
Próximo Seat tem novo diretor de vendas em Portugal

Artigos relacionados

Ferrari é a primeira a ensaiar pneus da F1 para 2017

A Ferrari procedeu aos primeiros testes com os novos pneus da Pirelli para 2017, mais largos e que conferem aos monolugares um visual mais robusto, dando-se assim início aos ensaios

Mercedes-AMG explica como se aumentou o som dos motores para 2016

É uma das grandes medidas técnicas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para a temporada deste ano do Mundial de Fórmula 1. A alteração regulamentar que permite aumentar o ruído

City K-ZE é o sexto modelo elétrico da Renault

O City K-ZE será o sexto elétrico da Renault e o primeiro feito em parceria com a chinesa Dongfeng.