SEAT 600 elétrico vai à escola

150 horas de trabalho, 10 peças novas e 12 alunos. Isto é o que a Escola San Patricio de Madrid necessitava para converter um SEAT 600 de gasolina em elétrico.

12 alunos, um desafio: Com o objetivo de motivar 12 alunos da sua disciplina – Tecnologia Industrial, o professor Manuel Amor, da Escola San Patricio, propôs-lhes um desafio: transformar um carro histórico num carro elétrico. Neste caso, precisavam de um veículo pequeno e leve. “O 600 era perfeito porque ao pesar pouco precisamos de menos bateria e um motor mais pequeno”, diz o professor.

Uma revolução no interior: A combinação de um modelo histórico e dos estudantes da Geração Z significou uma revolução no interior do veículo, que tem um ecrã táctil e controlo automático de iluminação. “Tem sido muito interessante ver como os estudantes imaginam o carro do futuro e como o tornam realidade”, diz o professor.

Poucas peças, muita imaginação: Os alunos foram aprendendo à medida que o projeto avançava. Eles tiveram de criar todas as peças de ligação do motor a partir do zero, a fim de construir o novo propulsor elétrico. “Graças à reutilização, reparação e reciclagem de peças e materiais, o projeto é um exemplo de economia circular”.

Um caminho com curvas: O desenvolvimento de qualquer modelo é marcado pela superação de obstáculos, e o projeto do 600 elétrico não podia ser diferente. Os alunos de San Patrício e o seu professor enfrentaram muitos desafios, alguns deles sob muita pressão.

“Quando tivemos de entregar o carro, começou a sair fumo. Pensávamos que estava tudo perdido. Felizmente, decidimos não atirar a toalha. Naquele momento verificamos as conexões, vimos o que estava errado e substituímos o fusível que tinha queimado”, afirma o professor.

Os 600 em números
Período de produção: 1957-1973
Unidades vendidas: 794.406 unidades (em 16 anos)
Preço: 65.000 pesetas (cerca de 390€ atualmente)
Modelos: 600, 600D, 600E, 600L, 800, 600 Comercial, 600 Descapotável
Apelidos: “Seiscientos”, “Pelotilla”, “Seíta” ou “Seílla”

Anterior Mais de 50% das vendas da Toyota motor Europa são de veículos eletrificados
Próximo Bentley desvenda EXP 100 GT

Artigos relacionados

Red Bull RB13 contra as superstições da Fórmula 1

Diz-se que o número 13 é sinónimo de azar, mas a Red Bull não acredita em azar, depositando, pelo contrário, grande esperança no seu RB13 para o Mundial de 2017 de Fórmula 1.

Porsche renova gama 911 GTS

Para os amantes da indústria automóvel, a sigla 911 é imediatamente reconhecível em associação à Porsche.

BMW renova X1 e incorpora versões plug-in hybrid

A BMW restilizou o X1 com alguns detalhes e pormenor que são visíveis no pára-choques dianteiro, entradas de ar e faróis de nevoeiro.