Renault Cacia já produziu mais de 10 milhões de caixas de velocidades

Renault Cacia já produziu mais de 10 milhões de caixas de velocidades

A Renault Cacia comemorou a produção de 10 milhões de caixas de velocidades, um marco atingido escassos meses depois de ter sido distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor fábrica de produção de caixas de velocidades da Aliança Renault-Nissan.

A unidade número 10 milhões foi uma caixa do tipo JR, exportada para a fábrica de montagem de Valladolid, Espanha, para equipar um Renault Captur.

Em 2016, o volume de negócios da Renault Cacia foi de 313 milhões de euros, dos quais 70 por cento compreendem a produção de caixas de velocidades. Com 1.200 colaboradores, esta fábrica exporta toda a sua produção para unidades de montagem da Aliança Renault-Nissan, espalhada por 18 países em quatro continentes.

No final de 2016, a Renault anunciou um investimento, a realizar nos próximos anos, de mais de 100 milhões de euros na Renault Cacia, destinado à industrialização de uma nova caixa de velocidades.

A Renault Cacia é, atualmente, a segunda maior fábrica do sector automóvel em Portugal (pelo critério do número de colaboradores).

Inaugurada em setembro de 1981, a fábrica da Renault Cacia teve por objetivo produzir os mais diversos componentes mecânicos, como caixas de velocidades. Inclusivamente, até 1996, a unidade dedicou-se, também, à fabricação de motores, tendo produzido 3.5 milhões de unidades. A título de curiosidade, sublinhe-se que o motor da primeira geração do Twingo foi fabricado – em exclusivo – em Cacia.

Futuro já começou

Tendo sido eleita pelo segundo ano como melhor fábrica de produção de caixas de velocidades, a fábrica da Renault Cacia viu anunciar, no final de 2016, um investimento superior a 100 milhões de euros na fábrica de Cacia, destinado à produção de uma nova geração de caixas de velocidades. Um investimento que garante a criação de 150 novos postos de trabalho permanentes, mas também a garantia da atividade da unidade para os próximos anos.

Anterior Aston Martin DB11 com motor V8 da AMG já é oficial
Próximo BMW anuncia chegada do X7 para 2018

Artigos relacionados

Stand da Bentley repleto de estrelas em Genebra

A Bentley surge em Genebra com uma série de novidades de relevo, a começar por uma adição importante para a gama Mulsanne, que estreia uma versão Extended Wheelbase (longa distância

Lexus LC500 assinala o regresso da marca aos superdesportivos

“O resto do mundo disse que ‘não, eles nunca iriam produzi-lo’ e que ‘não, é impossível de levar a cabo’. Mas nós dissemos não ao não”. Eis a forma original

Teste – Volkswagen Tiguan Allspace 2.0 TDI 150 4M DSG – Tamanho XL

O título parece óbvio, mas é o que melhor define este novo Tiguan Allspace. Trata-se, nada mais nada menos, de uma versão mais comprida do Tiguan “normal” com lotação de sete lugares.