Renault acentua aposta nas tecnologias de segurança

Renault acentua aposta nas tecnologias de segurança

A Renault revelou a entrada numa nova etapa estratégica em termos de tecnologia, com Carlos Ghosn, CEO e presidente da Aliança Renault-Nissan, a indicar no Web Summit, realizado em Lisboa, que a companhia francesa se aliou à Chronocam SA. Trata-se de uma empresa dedicada ao desenvolvimento de sensores de visionamento de inspiração biológica e de soluções de visão computorizada para aplicações automóveis, que irão aprofundar os conhecimentos da Renault ao nível da condução autónoma e sistemas de segurança (ADAS).

A visão da Chronocam é abordar a visão computorizada com base nos ensinamentos extraídos dos inputs sensoriais neuromórficos da visão, que mimetizam o olho humano, e nos elementos de processamento, que mimetizam os atributos do cérebro humano. A Chronocam pretende, no entanto, aprofundar o seu trabalho nesse campo, aumentando a rapidez de deteção de pessoas e de obstáculos nas vias, melhorar a robustez da câmara para se adaptar e detetar as condições contextuais e ambientais.

Outro objetivo passa por baixar o custo de implementação desta tecnologia, tornando os sistemas de assistência à condução (ADAS) mais acessíveis a mais veículos no mercado, incrementando a segurança de forma mais lata. As duas companhias vão trabalhar juntas para aplicar a tecnologia da Chronocam em áreas como as do impedimento de acidentes, assistência à condução, proteção aos peões, deteção de veículos no ângulo morto e outras funções essenciais para melhorar a eficiência e a segurança.

Anterior Renault Clio R.S. Trophy chega ao mercado
Próximo Futuro Opel Insignia terá nova geração de iluminação IntelliLux LED

Artigos relacionados

Volkswagen cria marca Moia para a partilha de veículos e mobilidade alternativa

O grupo Volkswagen deu mais um passo no caminho firme da mobilidade alternativa ao apresentar a sua nova marca, denominada Moia, cujo enfoque está na oferta de um serviço de partilha de automóveis.

Honda Civic 1.6 Diesel disponível a partir de 27 300 euros

Quase um ano depois do lançamento do novo Honda Civic, a família fica agora completa com a chegada ao mercado nacional da versão 1.6 i-DTEC de 120 cv.

Mercedes-AMG C63 Coupé promete emoções fortes

Um dos grandes destaques da Mercedes-AMG no próximo Salão de Frankfurt será o novo C63 Coupé, modelo revelado pela marca através do Facebook e que complementa a oferta do Classe