• Peugeot revela evolução do 3008 DKR para o Dakar 2018

Peugeot revela evolução do 3008 DKR para o Dakar 2018

Com duas vitórias nas edições de 2016 e 2017 do Rali Dakar, disputado na América do Sul no mês de janeiro, a Peugeot Sport desvendou a viatura sucessora do Peugeot 3008 DKR, modelo inspirado no 3008 de série que recebeu o título de “Carro do Ano 2017”. Assim, para o ataque à edição de 2017, a marca preparou o 3008 DKR Maxi.

O novo carro é 20 centímetros mais largo que o anterior (largura total de 2,40 m), devido à expansão do curso das suspensões em 10 cm em cada lado. Os triângulos de suspensão superiores e inferiores, rótulas e eixos foram igualmente alterados. O objetivo dos engenheiros da Peugeot Sport foi de garantir maior estabilidade e melhorar a dinâmica do veículo.

Após um programa de desenvolvimento destas novas evoluções de um ano, o Peugeot 3008 DKR Maxi vai fazer a sua estreia em competição no Silk Way Rally 2017, uma etapa decisiva na implementação dos procedimentos técnicos, enfrentando um percurso de nada menos do que 10.000 km, entre Moscovo (Rússia) e X’ian (China), através das estepes do Cazaquistão.

O papel de Sébastien Loeb será de testar as alterações operadas, por forma a se definirem os testes seguintes, visando o Dakar 2018. Mas, como sublinha Bruno Famin, Diretor da Peugeot Sport, há apenas um objetivo nesta prova de 15 dias: a vitória.

“Antes mesmo de estarmos à partida do Dakar em janeiro, começámos a trabalhar na próxima geração da Peugeot 3008DKR. Os nossos engenheiros tinham como missão prosseguir os seus esforços e estudar novas vias de aprimoramento técnico. As recentes alterações feitas no carro deverão permitir obter maior performance nos nossos próximos desafios desportivos e dar melhores hipóteses de sucesso às nossas equipas: o mais difícil quando se ganha é repetir a vitória”, referiu Famin.

Sébastien Loeb ver-se-á acompanhado na aventura do Silk Way Rally por Stéphane Peterhansel, o vencedor do Dakar 2017, e também de Cyril Despres, o vencedor da edição do ano passado do Silk Way Rally, ambos ao volante do Peugeot 3008 DKR, versão que alcançou uma tripla no Dakar 2017.

A experiência de Carlos Sainz, que voltará a integrar o ‘Dream Team’ no próximo Dakar, provou ser crucial no desenvolvimento do Peugeot 3008 DKR Maxi, no decurso das três sessões de testes que se realizaram em Marrocos, Portugal e França.

Anterior Renault Twingo GT recebe caixa EDC
Próximo Rolls-Royce Dawn tem lado negro com 600 CV

Artigos relacionados

Porsche Macan Turbo já tem preço para o mercado nacional

O novo Macan Turbo surge no topo da gama do SUV compacto. Conta com o também novo motor de seis cilindros, biturbo, com 2,9 litros, totalmente renovado, oferece 324 kW (440 cv), dez por cento mais do que no seu antecessor com uma cilindrada 20 por cento inferior.

Ford revela tática para passar o Natal com os sogros (no futuro)

Com algum sentido de humor, a Ford quer que as visitas dos sogros no Natal sejam ‘pacíficas’ e que não façam elevar os níveis de stress para valores proibitivos.

Mercedes-AMG GT R: a ‘besta’ que veio do Inferno Verde

A Mercedes-AMG revelou as linhas da versão mais extrema do GT, apelidada de GT-R. Revelado em Goodwood, onde tem lugar o Festival de Velocidade que junta alguns dos melhores e