Optifuel Challenge 2019 da Renault Trucks é já na quinta-feira

A final internacional da quinta edição do Optifuel Challenge, uma competição de condução ecoeficiente, terá lugar em Lyon, local de nascimento da Renault Trucks. A 16 de outubro, 25 condutores irão competir de igual para igual, recebendo o vencedor um modelo Renault Trucks T High 480 de 2019.

O Optifuel Challenge, uma competição dedicada exclusivamente à condução racional criada em 2012, ilustra na perfeição a abordagem global aos serviços destinados a condutores e veículos da Renault Trucks para atingir uma redução sustentável do consumo de combustível logo ao primeiro quilómetro.

Desde o início de 2019 têm sido organizados desafios nacionais de ecocondução nos vários países que participam nesta competição. Os vinte e cinco ecocondutores ganharam um lugar na finalíssima e, pela primeira vez, a Renault Trucks irá recebê-los na sua sede em Lyon Saint-Priest a 16 de outubro de 2019.

A final internacional será dividida em duas partes. Os condutores começarão por preencher um questionário que testa o seu conhecimento dos princípios da ecocondução e da forma de se reduzir o consumo de combustível. Em seguida, irão participar num teste de condução em estrada aberta de 40 minutos ao volante dum Renault Trucks T Optifuel com um motor Euro 6 Step D de 13 litros. O vencedor será o condutor que terá consumido menos sem sacrificar a velocidade comercial.

Ao longo da competição, os condutores serão assistidos por um representante da respetiva empresa e por um membro da rede local da Renault Trucks. A equipa irá ser capaz de monitorizar o seu desempenho em tempo real graças ao sistema Optifleet de gestão de frotas.

Para se garantir a igualdade de condições entre os condutores, será feito um sorteio aleatório para se determinar a ordem de passagem, e as partidas dos tratores-reboque serão faseadas. Um veículo suplementar irá acompanhar cada grupo de condutores, para se ter em conta o tráfego e quaisquer outros fatores que possam afetar as condições de condução.

Portugal está representado nesta final internacional por Carlos Papeleira da empresa Ribercer, que parte confiante num bom resultado: “Ser o representante português é muito importante para mim e estou aqui em Lyon para dar o meu melhor e claro com o objetivo de tentar ganhar”.

O melhor condutor irá ganhar um modelo Renault Trucks T High 480 de 2019.

Lista dos finalistas:

Argélia: Nabil Bedreddine; TerrenoTrans
Bélgica: Gérald Sundermann; Coca Cola European Partners Belgium
Bulgária: Plamen Ivanov; Sunny Co Ltd.
Chile: Miguel Vargas; Transportes Berrios
República Checa: David Suchánek; Josef Lux – Eurotrans
Estónia: Kalle Puhm; Velirek Oü
França: Pascal Bosser; Transports Rollin
Hungria: János Szabados; Moltrans
Israel: Shlomo Bezerano; Bezerano Transport
Itália: Daniele Lucertini; Autotrasporti Lucertini SRL
Letónia: Andrejs Šēfers; IFT, SIA
Lituânia: Erikas Sadauskas; MS Transport, UAB
Luxemburgo: Mickael Schmitt; Di Edigio
Marrocos: Atman Kardach; Socamtra
Polónia: Piotr Krahel; Concept Cargo Logistics
Portugal: Carlos Papeleira; Ribercer
Roménia: Costin Anghelescu; Costi Trans
Sérbia e Montenegro: Dragan Radenković; Transport Mršević
Eslováquia: František Oravec; František Oravec
Espanha: Raúl Álvarez Taboada; Galicia Direct
Suíça: Reto Winterberger; Wüthrich Transporte GmbH
Tunísia: Adel Nefzi; Transpool
Turquia: Omer Yaman; Aktur Logistic
Ucrânia: Yevhen Zhuravlov; Zhuravlov PE
Reino Unido: Gary Masterman; Earl Transport ltd.

Anterior Carplus realiza mega feira de usados em Sintra
Próximo Toyota LQ procura uma ligação emocional com o condutor

Artigos relacionados

Novo Nissan Juke já tem preços para Portugal

A nova geração do Nissan Juke já está disponível para encomenda na rede nacional de concessionários Nissan, com preços a partir de 19.900 euros.

Kia Optima GT será revelado em Frankfurt

A Kia prepara-se para introduzir uma nova variante GT na gama do Optima, estando a apresentação da mesma agendada para o Salão de Frankfurt. As primeiras imagens deste modelo surgiram

Opel Corsa 5P 1.0 Turbo Cosmo

Tempos de mudança Mais do que um novo modelo, a quinta geração do Corsa quer voltar a ser uma das referências do segmento, apostando num reforço da qualidade, equipamento e