Opel Mokka X apostará na tecnologia e conectividade

Opel Mokka X apostará na tecnologia e conectividade

Os sistemas de conectividade IntelliLink e OnStar serão alguns dos destaque do renovado Mokka X, SUV compacto que será lançado no último trimestre deste ano e que conta com um exterior e interior redesenhados, sobressaindo o tablier completamente novo.

A nova série de aparelhos de informação e entretenimento IntelliLink permite integrar no automóvel variadas funcionalidades dos modernos ‘smartphones’. A versão R 4.0 IntelliLink dispõe de ecrã tátil policromático de sete polegadas e assegura ligações USB e Bluetooth para chamadas telefónicas mãos-livres, receção de áudio em ‘streaming’ e visualização de fotos e filmes. Tal como o NAVI 900 IntelliLink, o 4.0 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema Android Auto está concebido à volta do Google Maps e do Google Now, permitindo comunicar com a Google e com um universo crescente de aplicações de audio e de mensagens que inclui WhatsApp, Skype, Google Play Music, Spotify e leitura de ‘podcasts’. A lista completa de aplicações compatíveis está no sítio de Internet https://support.google.com/android. Este último requer telefones com sistemas operativos Lollipop 5.0 ou posterior.

Por seu lado, o Apple CarPlay permite efetuar chamadas telefónicas, enviar e receber mensagens, e ouvir música, comandando tudo no ecrã tátil ou dando instruções por voz graças ao sistema Siri. O Apple CarPlay integra aplicações como Phone, Messages, Maps e Music, bem como aplicações de programadores externos. O sítio apple.com/ios/carplay tem uma lista completa de aplicações compatíveis. O Apple CarPlay funciona com iPhone 5 e seguintes.

A Opel faculta uma lista completa de aparelhos compatíveis em http://www.opel.com/compatibility.

Opel-Mokka-X-299157

O sistema NAVI 900 IntelliLink do novo Mokka X destina-se a quem prefere ter navegação integrada no aparelho do automóvel. O IntelliLink da série ‘900’ faculta ‘streaming’ de áudio, reprodução de mensagens SMS em voz, comandos por voz e visionamento de filmes (quando o automóvel está parado). O sistema de navegação integra mapas de mais de 30 países europeus. Pode ser controlado por voz e apresentar os mapas em 2D ou 3D consoante a preferência do utilizador. O Mokka X com NAVI 900 IntelliLink oferece em opção um sistema de som Bose. Nos países onde a emissão de rádio digital existe, o rádio pode estar preparado para DAB+.

O serviço de conectividade, assistência em viagem e apoio em caso de emergência Opel OnStar também poderá ser integrado no novo Mokka X. Este sistema atua como um garante suplementar de ajuda em situações de emergência, sendo acionado automaticamente em caso de acidente graças a sensores que alertam um operador no centro de comando OnStar. O sistema garante também total conectividade com o exterior. O serviço assegurado por operadores de ‘carne e osso’, em vez de máquinas, é algo que a marca alemã considera ser uma mais-valia.

Mas o OnStar também oferece possibilidade de aceder remotamente a funcionalidades como a abertura e fecho de portas ou a sinalização do automóvel através de acionamento da buzina e das luzes. É possível receber itinerários diretamente no sistema de navegação com a ajuda de um operador a quem se solicitou a localização de um destino. Além disso, também envia e-mails com relatórios de funcionamento do automóvel e oferece a possibilidade de incorporar um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE. 3 A funcionalidade mais popular do Opel OnStar é a aplicação de telemóvel MyOpel, através da qual é possível comandar as fechaduras das portas do automóvel, bem como localizar o veículo. O utilizador também pode consultar a condição de variados componentes como a pressão de pneus, ou o nível e o estado do óleo do motor. A partir da mesma aplicação também é possível enviar para a navegação do automóvel destinos que foram previamente selecionados no telemóvel e gerir o funcionamento do ponto de Wi-Fi, o qual permite a ligação em simultâneo até sete dispositivos móveis, dentro e fora do veículo

Anterior Audi prepara 'aventuras' fora de estrada
Próximo F1: Nico Rosberg garante pole position para o seu GP caseiro

Artigos relacionados

Volvo quer ter um milhão de elétricos nas estradas até 2025

Mostrando o seu empenho nas motorizações alternativas, a Volvo revelou o seu objetivo de atingir, até 2025, um total de 1 milhão de automóveis elétricos vendidos em todo o Mundo. Para

Opel anuncia lançamento do Ampera-e

A Opel anunciou o lançamento no próximo ano de um novo automóvel elétrico, o Ampera-e, englobando-se no maior e mais abrangente renovação de gama da marca alemã. No total, a

Range Rover Velar em preparação para Genebra

A gama de modelos da Land Rover poderá crescer em breve com a chegada de um novo modelo que combina os visuais de coupé e de SUV.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário