Opel Corsa 5P 1.0 Turbo Cosmo

Opel Corsa 5P 1.0 Turbo Cosmo

Tempos de mudança

Mais do que um novo modelo, a quinta geração do Corsa quer voltar a ser uma das referências do segmento, apostando num reforço da qualidade, equipamento e motorizações, onde surge o 1.0 Turbo a gasolina como porta-estandarte.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Senhoras e senhores, eis o novo Opel Corsa. Distinto membro de uma família de sucesso – liderou as vendas no mercado português durante bastante tempo – a quinta geração do utilitário alemão traz consigo a árdua tarefa de recolocar o nome Corsa no topo das preferências dos clientes portugueses.

Se o conseguirá ou não, só o futuro o poderá dizer, mas uma coisa é certa, a marca não olhou a despesas para que isso seja uma realidade. Elementos como a qualidade, segurança ou comportamento foram revistos ao pormenor, a que se junta um leque de motores devidamente adaptados à realidade, e onde sobressai o novo 1.0 Turbo a gasolina de 115 CV.

 

Renovação com sucesso

A meio de uma profunda renovação da sua gama de motores e transmissões – com a introdução de 17 novos propulsores até 2018 -, a marca alemã dá o seu contributo à recente tendência do setor automóvel para o desenvolvimento de motores a gasolina de baixa cilindrada da melhor forma. Estreado no pequeno Adam, o bloco 1.0 Turbo apresenta arquitetura de três cilindros e injeção direta, com bloco e cabeça construídos em alumínio, que, além dos 115 CV, ostenta orgulhosamente 170 Nm de binário, disponível a partir das 1.800 rpm. Acoplado a, igualmente nova, caixa manual de seis velocidades, bem escalonada e precisa, esta unidade tem o condão de oferecer muito mais do que à primeira vista pode parecer.

Quer se queira, quer não, o barómetro mais frequente para se analisar as capacidades de um motor em qualquer carro são as prestações e os consumos. Neste caso falamos de uma velocidade máxima de 195 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 10,3 segundos. Números que, face à tipologia e vocação do modelo, não deixam de ser bem interessantes. Suave no trato, mas decidido na forma como se relaciona com o alcatrão, o 1.0 Turbo aproveita cada Nm de binário para proporcionar uma condução envolvente e divertida, bastando uma pequena distração para o ponteiro do velocímetro galgar para velocidades pouco próprias. Um entusiasmo que é acompanhado por consumos, em ciclo misto, na ordem dos 6 litros por cada 100 quilómetros (contra 4,9 litros defendidos pela Opel). Além disso, tratando-se de um tricilíndrico seria expectável que o ruído do motor constituísse um elemento estranho a bordo. Puro engano. O trabalho ao nível da insonorização está de parabéns tanto no que diz respeito ao isolamento do motor como na escolha dos revestimentos do habitáculo.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Perto das referências

Nova geração Corsa: novo chassis, centro de gravidade 5 mm mais baixo, face ao antecessor, suspensão revista com esquema multibraços no eixo traseiro e direção mais precisa e com modo “City” para facilitar as manobras em cidade. O resultado? Um dos melhores desempenhos dinâmicos do segmento, em que a abordagem das curvas é na maioria das vezes bem gerida, notando-se apenas alguns desequilíbrios do conjunto quando efetuamos uma sucessão de curvas a velocidades um pouco mais exageradas. Ainda assim, nada de preocupante e que prejudique o bom conforto a bordo.

A partir daqui, tudo o resto é partilhado com a restante gama, ou seja, habitáculo de qualidade (materiais macios ao toque), com espaço para cinco ocupantes, embora o ideal seja quatro, e capacidade de bagageira de 285 litros.

Com um preço de 16.990 euros, o “nosso” Corsa 1.0 Turbo justifica este valor com o facto de estar equipado com o acabamento Cosmo, o mais completo, que engloba itens como os faróis bi-xénon, sensor da pressão dos pneus, bancos forrados a tecido e couro, ar condicionado automático e o sistema de informação e infoentretenimento IntelliLink.

 

Texto Miguel Rodrigues

 

 

FICHA TÉCNICA OPEL CORSA 5P 1.0 TURBO COSMO

Tipo de motor                                  Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

Cilindrada                                          999 cm3

Potência                                             115 CV às 5.000 rpm

Binário máximo                               170 Nm às 1.800 rpm

  1. máxima 195 km/h

Aceleração                                        10,3 s (0 a 100 km/h)

Consumo                                           4,9 l/100 km (misto)

Emissões CO2                                  114 g/km

Dimensões (C/L/A)                        4.021 / 1.944 / 1.481 mm

Pneus                                                  215/55 R17

Peso                                                     1.199 kg

Bagageira                                           285 L

Preço                                                   16.990 €

Lançamento                                      Janeiro de 2015

Anterior Nissan Sway
Próximo LEXUS RC F DYNAMIC

Artigos relacionados

Volkswagen Golf VIII chega em março a partir de 26 mil euros

A partir de março de 2020, os concessionário VW vão começar a comercializar a oitava geração do Golf.

Carplus realiza mega feira de usados em Sintra

A Carplus, concessão de usados multimarca do Grupo Salvador Caetano, realizará na próxima semana – entre 16 e 20 de Outubro – uma mega feira de automóveis usados, junto ao Forum Alegro Sintra, em Rio de Mouro.

Novo Peugeot 208 chega este fim-de-semana aos concessionários

Mês e meio após o início das encomendas do novo Peugeot 208, a rede de concessionários da marca prepara-se para a ação de “Fim de semana de Portas Abertas” dedicada ao novo modelo, que decorrerá a partir desta sexta-feira.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário