Opel começa a desvendar detalhes do novo Corsa

A sexta geração Opel Corsa assenta numa arquitetura completamente nova, que está na génese de um aumento de eficiência. O novo Corsa celebrará a sua estreia antes do final do ano.

Sejam variantes a gasóleo, a gasolina ou – pela primeira vez – a eletricidade, cada Corsa beneficiará da construção de baixo peso, com reflexos positivos no comportamento dinâmico e na redução de consumos e emissões.

A versão mais leve desta nova geração consegue baixar da fasquia referencial dos 1000 quilogramas – sem condutor, pesa apenas 980 kg. Por comparação com a versão similar do modelo anterior, isto traduz-se numa significativa redução de 108 kg, algo como cerca de 10 por cento, apesar de se tratarem de carroçarias com comprimentos semelhantes, de 4 metros.

Alcançar tal diminuição de peso ao mesmo tempo que se mantêm dimensões semelhantes é um feito notável em engenharia automóvel.

A plataforma “multi-energy” admite vários sistemas de motorização uma vez que recorre a aços de varios graus de rigidez e a diferentes soluções de ligação contribuíram decisivamente para a grande redução de peso.

Isso engloba a utilização extensiva de aços de alta rigidez e ultra rigidez, bem como a otimização de percursos de carga, soldaduras, estrutura e forma. Por comparação com o modelo anterior, a estrutura de carroçaria (‘body-in-white’, sem pintura) do novo Corsa pesa menos 40 kg.

A nova geração Corsa está baseada numa nova plataforma ‘multi-energy’ para modelos sub-compactos e compactos, que permite receber um leque alargado de sistemas de motorização. A gama do novo Corsa terá motores térmicos a gasolina e Diesel, bem como uma variante elétrica a bateria.

Anterior Em 2020 todos os Volvo vão falar uns com os outros
Próximo Leon Cupra R ST já tem preço para Portugal

Artigos relacionados

Jeep comemora aniversário com visitas virtuais à fábrica

Com o Renegade a ser responsável por número de venda bastante positivos para a Jeep, a marca comemora o primeiro aniversário do lançamento deste SUV compacto com a criação de

SEAT e Orange unem forças para impulsionar desenvolvimento e utilização do automóvel conectado

A SEAT e a Orange Espanha assinaram um acordo que tem como objetivo criar as bases para uma colaboração conjunta em diversas áreas de trabalho.

Continental Mabor com 878 milhões de euros de faturação em 2017

A Continental Mabor continua em alta com o crescimento que tem conhecido nos últimos anos em especial no ano de 2017.