Novo Toyota Supra já rende novos concept

A Toyota apresenta, em estreia mundial, o novo Concept GR Supra GT4 no Salão Automóvel de Genebra de 2019, no dia 5 de março.

O Toyota GR Supra tem qualidades essenciais que o tornam uma proposta atraente para as corridas de GT4, com o seu chassis equilibrado, habitáculo de dois lugares, carroçaria altamente rígida e leve, tração às rodas traseiras e um muito baixo centro de gravidade.

A combinação da reduzida distância entre-eixos com vias largas permite uma proporção ideal de 1,55 para uma excelente estabilidade e agilidade, que são ativos valiosos numa disciplina da competição automóvel onde os regulamentos usam um cálculo de equilíbrio de desempenho (ajustando o peso de acordo com a potência do motor) para garantir corridas permanentemente equilibradas.

Este concept, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, é instantaneamente reconhecível como um Supra e mantém a forma baixa e musculada do modelo de produção em série, mas com maior comprimento e inferior altura. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Concept GR Supra GT4 para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassis, reduzindo o arrasto e otimizando a força descendente.

São ambos construídos em compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As jantes de liga leve originais foram substituídas por jantes de competição OZ 11 x 18 polegadas de cinco furos.

A arquitetura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços é mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição. A desaceleração de alta potência necessária para as corridas é fornecida pelos travões Brembo de elevado rendimento.

Sob o capot, o GR Supra GT4 Concept mantém o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla, acoplado a uma transmissão automática.

O habitáculo minimalista recebeu barras de proteção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um depósito de combustível específico para o automobilismo e um sistema de reabastecimento rápido.

Anterior Kia Niro surge renovado no Salão de Genebra
Próximo Opel lança série especial ‘120 Anos’ de vários dos seus modelos

Artigos relacionados

SEAT Ateca em demonstrações radicais nas Festas de Cascais

Dar a conhecer aos visitantes das festas de Cascais as capacidades do novo SEAT Ateca é o objetivo do conjunto de obstáculos e de demonstrações que a marca espanhola está

SEAT 600 elétrico vai à escola

150 horas de trabalho, 10 peças novas e 12 alunos. Isto é o que a Escola San Patricio de Madrid necessitava para converter um SEAT 600 de gasolina em elétrico.

Centro técnico europeu da Nissan já tem plataforma V2G

A Nissan inaugurou a sua primeira plataforma V2G no Reino Unido, mais concretamente no Centro Técnico Europeu (NTCE), sendo esta a primeira entidade da rede de instalações europeias da Nissan