Nissan, KEPCO e Sumitomo Electric lançam programa-piloto de Central Elétrica Virtual (VPP)

Nissan, KEPCO e Sumitomo Electric lançam programa-piloto de Central Elétrica Virtual (VPP)

A Nissan Motor Co., Ltd., a Kansai Electric Power Co., Inc. (KEPCO) e a Sumitomo Electric Industries, Ltd. acabam de iniciar um teste em situação real de ferramentas para gerir por controlo remoto o carregamento e devolução de energia à rede por veículos elétricos.

Sessenta automóveis elétricos e híbridos de clientes particulares e da KEPCO serão equipados com “interruptores de veículos elétricos” desenvolvidos pela KEPCO e pela Sumitomo Electric. Estes “interruptores” são instrumentos de controlo remoto que gerem o fluxo de energia elétrica (carga e devolução) para e partir das baterias de veículos elétricos. A Nissan, a KEPCO e a Sumitomo Electric irão partilhar informação para permitir esse carregamento e devolução à rede através de controlo remoto, bem como a recolha de informações do veículo e a medição da capacidade de carga disponível.

O teste é o primeiro do género no Japão e faz parte do Projeto VPP Kansai, uma demonstração de Centrais Elétricas Virtuais (VPP – Virtual Power Plant), sistemas que integram diferentes tipos de fontes de energia para criar um fornecimento de energia elétrica flexível e fiável. O objetivo do teste é desenvolver competências técnicas e recolher e analisar dados para avaliar a utilização de automóveis elétricos como fontes de energia.

A Nissan produz o automóvel elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF, cuja nova geração está disponível no Japão desde outubro de 2017 e iniciará as entregas a clientes na Europa no próximo mês de fevereiro.

Numa altura em que os automóveis elétricos se estão a tornar mais populares, a Nissan, a KEPCO e a Sumitomo Electric estão a trabalhar em conjunto para alcançar um futuro dos transportes com baixas emissões de carbono, utilização eficiente da energia e um fornecimento estável de eletricidade.

Anterior Toyota lança novo sistema de marcações de serviço online
Próximo Encomendas do novo Volvo XC40 ultrapassam já as 20.000 unidades

Artigos relacionados

SEAT e Amazon França unem-se para venda online de 15 Mii

A SEAT e a Amazon França associaram-se para proporcionar uma oferta única naquele país: realizar a compra de um automóvel através do pedido direto à Amazon.fr e receber a “encomenda” em casa no prazo de apenas 72 horas.

Hyundai i30N passa exame de Nürburgring

A Hyundai prossegue o desenvolvimento do seu novo compacto desportivo i30N, tendo submetido dois dos modelos de teste ao seu ensaio mais difícil: as 24 Horas de Nürburgring.

Abarth celebra títulos da Yamaha no MotoGP com edição especial

A Abarth quis celebrar o título de Jorge Lorenzo e da Yamaha no campeonato de MotoGP através de um selo especial colado na carroçaria das edições especiais do 595 Yamaha