Nissan apresenta o Ecossistema Elétrico concebido para proporcionar já hoje o futuro da condução

Nissan apresenta o Ecossistema Elétrico concebido para proporcionar já hoje o futuro da condução

Após a revelação do seu ambicioso ecossistema elétrico há apenas 3 meses, a Nissan apresentou hoje pela primeira vez esta tecnologia em ação.

A “Experiência de Ecossistema Elétrico da Nissan” está a ser preparada na ilha espanhola de Tenerife e vai demonstrar o compromisso da marca para com a Mobilidade Inteligente da Nissan ao transformar a forma como as pessoas conduzem e, além do automóvel, a forma como vivemos, criando um futuro mais emocionante e sustentável.

Como parte da Experiência do Ecossistema Elétrico está a oportunidade de convidados da Nissan conduzirem o novo Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo, assim como a Nissan e-NV200 melhorada, que permite aos utilizadores uma autonomia de 280km (NEDC) graças à nova bateria de 40kWh. A Nissan também revela neste contexto novidades sobre os seus planos a nível de energia e infraestrutura.

Philippe Saillard, Vice-presidente Sénior de Vendas e Marketing da Nissan Europa, comentou: “A Nissan iniciou a revolução dos veículos elétricos há quase uma década. Durante este período vendemos mais automóveis elétricos do que qualquer outro fabricante no planeta. Mas isto é apenas o início. Através dos nossos automóveis e investimentos em serviços de energia e infraestruturas, cumprimos uma missão de ver além do automóvel e transformar a forma como vivemos. Através da visão da Mobilidade Inteligente da Nissan, vamos revolucionar a indústria e a vida moderna como a conhecemos, nomeadamente com este ecossistema elétrico”.

A Nissan associou-se ao Instituto de Tecnologia e Energias Renováveis (ITER) para realizar a Experiência de Ecossistema Elétrico na ITER, nas suas instalações em Tenerife. O ITER possui 25 anos de experiência em engenharia e telecomunicações e construiu uma instalação bioclimática, alimentada através de energia renovável de parques eólicos e painéis solares.

O novo Nissan LEAF

O novo Nissan LEAF, o ícone da Mobilidade Inteligente da Nissan, é o principal destaque da Experiência do Ecossistema Elétrico da Nissan. O veículo elétrico mais vendido do mundo possui uma autonomia de 378km NEDC. O novo Nissan LEAF é também o primeiro automóvel elétrico a cumprir o WLTP (The Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure). Segundo este teste, pode percorrer com um único carregamento 270km num ambiente combinado (cidade e autoestrada) e 415km em cidade, oferecendo uma experiência de condução entusiasmante enquanto minimiza a ansiedade provocada pela autonomia. O Nissan LEAF está repleto de tecnologia inovadora, incluindo a assistência avançada ao condutor Nissan ProPILOT para uma condução mais segura e confortável.

A tecnologia e-Pedal estreada no novo Nissan LEAF permite que os condutores acelerem e travem facilmente, usando apenas um pedal enquanto regenera energia constantemente. O ProPILOT Park proporciona um estacionamento autónomo com o toque de um botão.

O novo LEAF já é um enorme sucesso para a Nissan com mais de 12.000 encomendas recebidas até à data apesar do modelo não se encontrar disponível nos concessionários na Europa até meados de fevereiro de 2018.

O furgão 100% elétrico Nissan e-NV200 está melhor que nunca

Outro novo produto na Experiência do Ecossistema Elétrico Nissan é a Nissan e-NV200 agora equipada com uma nova bateria de 40kWh. Oferece atualmente uma autonomia de até 280km NEDC – mais 60% do que anteriormente – com capacidade de carga inalterada.

A e-NV200 foi testada no WLTP com resultados de 301km no ciclo de cidade e 200 km no ciclo combinado.

Mas o que mais importa, a Nissan e-NV200 irá poder apoiar a transformação dos centros das cidades, ao tornar viáveis os veículos 100% elétricos para serviços de entregas locais, tanto para empresas como para condutores profissionais.

A nova e-NV200 é alimentada por uma bateria de 40kWh e será comercializada nos países europeus a partir de janeiro de 2018, com as primeiras entregas ao cliente previstas para a primavera de 2018.

A par do novo Nissan LEAF a e-NV200 permite à Nissa realizar o seu compromisso para com a redução do nível de emissões de CO2 no mundo e de construir um ambiente mais sustentável para todos.

Energia Solar Nissan: A solução tudo em um para uma vida inteligente

A Nissan lança hoje a Energia Solar Nissan, que combina painéis de energia solar residenciais de nível mundial com um sistema de armazenamento de energia.

A solução foi concebida para permitir aos proprietários de habitações no Reino Unido reduzirem as suas contas de eletricidade e obter uma maior independência da rede elétrica e permitir uma vida mais sustentável.

Tradicionalmente, a energia solar tem de ser utilizada para alimentar aparelhos elétricos durante o dia, mas agora com a Energia Solar Nissan os proprietários de habitações podem recolher e armazenar a energia em excesso dos seus painéis solares para a utilizar durante a noite – até mesmo para carregar o seu veículo elétrico Nissan – e em dias nublados.

O novo produto inclui um sistema de gestão energética na residência que vai permitir aos utilizadores controlar como e quando pretendem utilizar a sua energia, assim como tornar todo o sistema energético mais eficiente e sustentável.

Programas e ofertas similares estão em desenvolvimento para outros países na Europa.

Compromisso da Nissan para com a infraestrutura de veículos elétricos

Na Conferência Futures 3.0, a Nissan anunciou o plano de expansão da sua rede de carregamento público em 20% ao longo dos próximos 18 meses. Ao trabalhar com a norma CHAdeMO para carregamento rápido de veículos elétricos, a Nissan já ajudou na construção da rede de carregamento mais abrangente da Europa com mais de 4.700 carregadores rápidos por toda a região.

A empresa está a trabalhar com os seus principais parceiros, desde proprietários de empresas a administrações locais em toda a Europa para garantir que as implementações futuras estejam focadas sobre como proporcionar a máxima conveniência aos condutores. Os novos pontos de carregamento vão estar localizados em estradas e cidades e vilas chave na Europa. A Nissan está envolvida em 11 projetos pan-europeus para ajudar a desenvolver redes de carregadores rápidos (mais detalhes sobre os projetos no apêndice).

Parcerias energéticas permitem energia “gratuita” para condutores de VEs

A Nissan também reiterou a sua arrojada missão revelada na Futures 3.0 de oferecer aos seus clientes energia gratuita para os seus veículos elétricos.

Ao longo do ano passado, na Dinamarca, a Nissan testou esta revolucionária nova forma de condução. No futuro, esta tornar-se-á numa oferta aberta a todos os clientes de frotas do país.

Utilizando o carregamento bidirecional da Nissan, os clientes podem extrair energia da rede elétrica para alimentar o seu automóvel ou furgão e, em seguida, “vendê-la” de novo à rede elétrica para que outros a possam utilizar. Isto significa que após uma taxa nominal ter sido paga pelas empresas para a instalação de um carregador V2G, não existem custos de combustível ou energia, apenas energia gratuita para o veículo elétrico.

E a Dinamarca é apenas o primeiro passo. A Nissan também anunciou uma colaboração no Reino Unido com a OVO Energy, que permite aos clientes comprar uma unidade de energia residencial xStorage por um valor reduzido e que lhes permite “vender” de volta energia à rede. Isto pode resultar num rendimento adicional esperado para os utilizadores de 647 euros em média por ano.

A Nissan já está a explorar outras oportunidades na Europa para tornar a energia “gratuita” para veículos elétricos num marco para o futuro.

Empenho contínuo da Nissan para com CSR  

As unidades xStorage Home, que foram instaladas em todos as residências na ITER, vão fazer parte de um projeto-piloto para um país em vias de desenvolvimento em África. Este projeto vai ajudar a fornecer energia sustentável para as comunidades locais nos países em desenvolvimento que não possuem atualmente acesso a energia. Isto vai permitir às comunidades um melhor acesso a necessidades básicas, como por exemplo, educação e saúde.

Adicionalmente e alinhada com os objetivos de sustentabilidade da Nissan Europa, a Nissan revelou também um protótipo baseado no furgão Nissan e-NV200. Este veículo está equipado com um armazenamento de energia estacionário e pode ser utilizado como uma fonte de energia de reserva, sustentável e móvel, em caso de uma grande falha de energia, quebra no fornecimento ou de um evento externo à rede elétrica.

A Nissan irá realizar estes dois projetos-piloto durante 2018 e, se se provarem benéficos, irá expandi-los.

Anterior Walter Röhrl - campeão do mundo de ralis - celebra 25.º aniversário na Porsche
Próximo Novo Škoda Fabia em estreia mundial no Salão de Genebra

Artigos relacionados

Nissan vai produzir nova geração de baterias elétricas em Sunderland

A Nissan deu o seu voto de confiança à construção europeia ao atribuir a produção das baterias para a futura geração de veículos elétricos (VE) às instalações de Sunderland, no

Logo da BMW perde o azul em modelos das Séries 7 e 8

O logotipo da BMW será diferente do tradicional para os modelos das gamas superiores das Séries 7 e 8, passando a usar o seu logo a preto e branco ao sofrer uma mudança cromática.

Novo Kia Picanto com forte evolução tecnológica e mais espaço a bordo

Aproximando-se o momento da sua apresentação oficial em Genebra, o novo Kia Picanto foi especificado no que aos equipamentos e motores diz respeito.