Mazda inicia 2019 com muitas novidades

A Mazda Motor de Portugal e a sua Rede de Concessionários iniciam o ano de 2019 em grande escala, escolhendo os primeiros meses para efectuar o lançamento em Portugal de nada menos do que 4 grandes novidades: as gerações 2019 dos SUV Mazda CX-3 e Mazda CX-5, do topo de gama Mazda6 e do Mazda MX-5, o roadstermais vendido do mundo nas declinações soft-top e RF.

As estreias em cada uma das gamas são vastas e abrangem todos os domínios, dos pormenores de carroçaria, aos detalhes que se escondem debaixo da mesma, seja nos enriquecidos interiores ou nas soluções mecânicas, mais escondidas aos nossos olhos, mas sempre alertas para garantir as sensações de condução jinba ittai – expressão japonesas que ilustra um “cavalo e o seu cavaleiro como um todo”, de que a Mazda é orgulhosamente percursora.

Eis as principais novidades introduzidas em cada modelo desta nova Geração Mazda 2019:

Dois novos motores para o best-seller Mazda CX-3

Tendo-se tornado um best-seller logo desde o seu lançamento em 2015, chegando depois a representar quase 50% das vendas da marca num alargado período temporal, o Mazda CX-3 de 2019 é uma resposta ao feedback dos clientes, representando avanços quer em termos de concepção, como nas tecnologias associadas a diferentes áreas chave.

Com um design que eleva os padrões do estilo radical e da elegância apelativa, este SUV compacto da Mazda combina um interior flexível e orientado para o condutor, com um excepcional nível de engenharia e uma grande atenção ao detalhe, tornando-se numa proposta mais atraente do que nunca. Em termos de design exterior, os melhoramentos incluem uma grelha dianteira actualizada, adopção de combinações LED nas ópticas traseiras, novas jantes de liga leve de alumínio e, em estreia absoluta na gama CX-3 de 2019, a cor Soul Red Crystal, exclusiva da Mazda. A bordo, o interior de maior qualidade dispensa elementos não essenciais, em linha com a filosofia estética japonesa, apresenta uma consola central redesenhada, com travão de estacionamento electrónico e espaço de arrumação multi-usos no apoio de braços central, melhoram o conforto e reduzem o cansaço.

Mas é no capítulo mecânico que se regista a evolução mais significativa, não só pela adopção de um novo motor diesel SKYACTIV-D de 1,8 litros (consumo combinado a partir de 5,2 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 157 g/km), com excelentes prestações e baixos níveis de emissões, como pela estreia absoluta no nosso país, nesta gama, de um motor a gasolina SKYACTIV-G de 2,0 litros (consumo combinado a partir de 6,6 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 160 g/km), que dispõem agora de diversas inovações, como pistões com cabeças recortadas e injectores de elevada dispersão. Estes desenvolvimentos técnicos garantem um elevado binário ao longo de toda a faixa de rotações e contribui para melhores consumos em condições reais de utilização. Ambos os motores cumprem a nova e exigente norma de controlo de emissões EURO 6 d-temp, incluindo o teste de emissões em condições reais (RDE).

A adopção dos mais recentes desenvolvimentos na nova geração da Arquitectura-SKYACTIV da Mazda possibilitou uma evolução significativa da performance de condução na perspectiva da total optimização do veículo centrada no ser humano. Uma nova afinação das suspensões, pneus de nova geração e o uso de uretano na construção dos bancos dianteiros, proporcionam mais silêncio e conforto em andamento, e uma experiência de condução ainda mais envolvente.

Também a segurança evoluiu significativamente, passando o Mazda CX-3 2019 a adoptar uma versão actualizada do Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), agora com capacidade reforçada para detectar peões à noite. Esta e outras funcionalidades de segurança, tais como o Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop & Go e um retrovisor anti-encandeamento, asseguram um nível de segurança mais elevado em todas as situações de condução.

Em Portugal a gama Mazda CX-3 2019 compõe-se dos habituais níveis de equipamento Evolve e Excellence, com características e conteúdos distintos, onde novidade é a edição especial Advance. Dependendo das versões, o modelo pode ver-se complementado por um sistema de tracção integral –iAWD e caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.

Os preços do Mazda CX-3 2019 iniciam-se nos 27.032 euros para as variantes com motor SKYACTIV-D 1.8 e nos 29.358 euros para as unidades equipadas com o bloco SKYACTIV-G 2.0 (nota: versões sem pintura metalizada).

Mazda6 com a mais abrangente renovação de sempre

O Mazda6 2019 traduz a mais abrangente actualização de sempre, modelo que, muito, naturalmente, continua a diferenciar-se pela adopção de duas carroçarias distintas (Sedan e Wagon), apontando a targets igualmente diferenciados, numa oferta de qualidade reforçada em praticamente todos os detalhes do modelo topo de gama da Mazda.

Adoptando um design exterior mais amadurecido, elegante e requintado, bem como com uma completa actualização do habitáculo, onde se incluem bancos dianteiros e traseiros totalmente novos, revestimentos e acabamentos de qualidade premium em todos os detalhes de construção, o Mazda6 2019 também apresenta novidades em termos de segurança, área em que passa a oferecer uma gama ainda maior de sistemas de ajuda ao condutor, graças à adopção de avançadas funções de segurança i-ACTIVSENSE, tais como o Mazda Radar Cruise Control com Stop & Go** e um Ecrã a 360°.

Já no capítulo mecânico há, igualmente muito a dizer, não só decorrente de um conjunto de novas tecnologias que melhoram o desempenho de todos os grupos propulsores SKYACTIV, numa dinâmica de condução incrementada pelo aumento da rigidez da carroçaria, alterações na direcção e na suspensão, maior eficiência aerodinâmica e redução dos níveis NVH (Ruídos, Vibrações e Aspereza), como pela própria representação no nosso mercado, passando o bloco diesel de muito baixas emissões SKYACTIV-D 2.2 (variantes de 150 e 184 cv), a ver-se acompanhado por dois novos motores a gasolina SKYACTIV-G 2.0 (145 cv às 6000 rpm e 213 Nm às 4000 rpm) e SKYACTIV-G 2.5 (194 cv às 6000 rpm e 258 Nm às 4000 rpm), todos homologados de acordo com os requisitos do novo ciclo de testes de consumos WLTP/RDE e cumprindo com as normas de controlo de emissões Euro 6d.

Registando aumentos de binário a baixas rotações para acelerações mais rápidas nos arranques, alterações na rapidez da aceleração face à optimização da resposta do pedal de acelerador, o motor SKYACTIV-D 2.2 (consumo combinado a partir de 5,1 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de 137 g/km) adopta, entre outras soluções, a Combustão Rápida Multi-estágio, um novo design faseado dos êmbolos (pistões) ovais, um novo sistema de Redução Catalítica Selectiva (SCR) à base de ureia, acrescendo um novo sistema de duplo turbo de dois estágios, com geometria variável, na variante mais potente (184 CV às 4.000 rpm e 445 Nm às 2000 rpm). A unidade menos potente desenvolve 150 CV às 4.500 rpm e 380 Nm entre as 1800 e as 2600 rpm.

Novidade é a introdução de motores a gasolina na gama Mazda6 2019, através de dois blocos: o motor SKYACTIV-G 2.0 (consumo combinado a partir de 6,7 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de 152 g/km)* com novas condutas de admissão, maior pressão da pulverização de combustível e novos bicos nos injectores multi-orifícios, novos pistões e saias hexagonais, válvula de controlo do líquido de refrigeração, etc. Com um binário a baixo regime aumentado, os ganhos em termos de consumos de combustível são facilmente compatíveis com os ciclos de testes WLTP/RDE, ficando abaixo do número máximo de partículas sem necessidade de um filtro de partículas; e o motor SKYACTIV-G 2.5 (consumo combinado a partir de 7,4 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de: 167 g/km) que apresenta uma elevada taxa de compressão de 13.0:1, conta com um bloco dos cilindros em liga de alumínio e um veio de equilíbrio para redução dos ruídos de baixa frequência. Um novo sistema de desactivação de cilindros reduz os consumos a uma velocidade constante de 80 km/h.

Dotado de um reforço ao nível das soluções de segurança, o Novo Mazda6 propõe uma gama alargada de sistemas de ajuda ao condutor, decorrente das mais avançadas funções do pacote de segurança i-ACTIVSENSE, tais como o Mazda Radar Cruise Control com Stop & Go e um Ecrã a 360°, entre outros.

Em Portugal, nesta fase inicial, o Mazda6 2019 apenas estará disponível com o bloco a gasolina SKYACTIV-D 2.0 de 145 cv e no nível Excellence Navi. No final do primeiro semestre chegará ao mercado o motor diesel SKYACTIV-D 2.2 (com ambas as potências), altura em que também estará disponível o bloco SKYACTIV-G 2.5, se bem que apenas por encomenda. Em termos de gama a aposta é no nível Excellence e, dependendo das versões, o modelo pode ver-se complementado por tracção integral –iAWD e caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.

Os preços do Mazda6 2019 dividem-se, neste fase, nos 41.591 euros da variante de 4 portas do Mazda6 2.0 SKYACTIV-G 145 cv Excellence Pack Leather Navi, e os 41.708 euros da respectiva Station Wagon (nota: versões sem pintura metalizada).

Mazda MX-5 Soft-top e MX-5 RF reforçam prazer de condução

A geração 2019 do “roadster mais vendido do mundo” chega ao mercado nacional com um importante reforço de argumentos, que sublinham as suas características associadas ao prazer de viajar a céu aberto e à inigualável experiência de condução Jinba Ittai.

Ambas as versões – soft-top e RF (Retractable Fastback) – deste ícone Mazda integram renovados argumentos em termos de performance e dinâmica, soluções mais evoluídas nas tecnologias de segurança i-ACTIVSENSE, e refinamentos no design e conteúdos, tornando o roadster favorito do planeta ainda mais excitante e agradável de conduzir do que nunca.

A renovação ao nível dos motores a gasolina SKYACTIV-G, de 1.5 e 2.0 litros integra evoluções nos processos de combustão e ao nível do binário, indo ao encontro da nova norma de testes WLTP/RDE e das emissões Euro 6d Temp. Ambos beneficiam de um novo controlo de aceleração para minimizar o denominado lag entre as solicitações do acelerador e a resposta do motor.

Adicionalmente, o motor SKYACTIV-G 2.0 conta com um tecto de rotações mais elevado e uma renovada acústica, passando das anteriores 6.800 rpm para as 7.500 rpm. A potência máxima sobe dos 160 para os 184 cv às 7.000 rpm e o binário máximo dos 200 para os 205 Nm às 4.000 rpm. Menos representativa é a evolução do sofisticado motor a gasolina SKYACTIV-G 1.5, agora com uma potência máxima ligeiramente mais elevada (de 131 para 132 cv às 7.500 rpm) e um binário máximo de 150 para 152 Nm às 4.500 rpm, resultando num propulsor de consumos muito baixos e uma excelente performance ambiental.

O modelo passa a contar com 5 novas tecnologias de segurança do pacote i-ACTIVSENSE: Advanced Smart City Brake Support, que detecta veículos e peões que surjam na frente do carro, ajudando a evitar colisões; Smart City Brake Support (Reverse), sistema que detecta situações semelhantes atrás do MX-5, em termos de veículos e obstáculos; Driver Attention Alert; Traffic Sign Recognition System e Câmara de Visão Traseira.

O multi-premiado design KODO – A Alma do Movimento vê-se enriquecido com um acabamento de pintura mais escurecido para as jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas, bem como a disponibilidade de uma nova capota de lona em tom castanho (só soft-top).

Dividida entre variantes soft-top e RF, a gama Mazda MX-5 2019 compõe-se dos habituais níveis de equipamento Essence (só soft-top) Evolve e Excellence, aos quais podem ver-se associados os diferentes packs de equipamentos ou acessórios, permitindo diferentes personalizações de ambas as variantes deste roadster.

Os preços do Mazda MX-5 2019 iniciam-se nos 25.302 euros para a variante soft-top e nos 29.908 euros para o Retractable Fastback, quando equipados com o bloco SKYACTIV-G 1.5, e nos 39.667 euros (ST) e 42.192 euros (RF), com o motor SKYACTIV-G 2.0 (nota: versões sem pintura metalizada).

Motores a gasolina SKYACTIV-G reforçam argumentos do Mazda CX-5

Lançado em 2012, o Mazda CX-5 foi o primeiro modelo de nova geração da Mazda caracterizado quer pelo design KODO – A Alma do Movimento, quer pela Tecnologia SKYACTIV. Prova da eficácia da filosofia Jinba Ittai da Mazda e do seu design e filosofia de engenharia centrada no ser humano, o CX-5 não só recebeu elogios pelo seu design dinâmico e pela performance e condução ágil e envolvente, como também se tornou num modelo-chave em termos de vendas, registando aproximadamente 25% das vendas anuais da Mazda, sendo o modelo mais vendido da Mazda na Europa.

Com lançamento previsto para Fevereiro, o Mazda CX-5 2019 fará evoluir esta história de sucesso, refinando todos os aspectos da abordagem de design exclusiva da Mazda e adoptando sofisticadas tecnologias SKYACTIV, resultando num veículo inteligente, espirituoso e elegante, que traz toda uma nova dimensão de prazer de condução aos clientes SUV, ao mesmo tempo que o eleva a um patamar de novos níveis de sofisticação, dando-lhe uma personalidade distinta e dinâmica, concebida para apelar à sensibilidade do amadurecido cliente SUV, numa carroçaria de formato simultaneamente simples e ousado, maduro e elegante, em que as suas superfícies assumem uma importância fruto das transições da luz refletida, nomeadamente na nova cor Soul Red Crystal.

Inteiramente centrado no ser humano, o design interior do novo CX-5 foi concebido com um inigualável foco na ergonomia da cabine, assumindo um layout elegante, durável e espaçoso, com uma meticulosa atenção ao detalhe e na utilização de materiais, bem como para com o correcto ajuste de componentes e acabamentos. Do ambiente interior ao conforto dos avançados bancos ao funcional volante de nova geração, passando pelas soluções de apoio à condução ou de conveniência, com a porta traseira de accionamento eléctrico, o ecrã central de 7 polegadas (primeiro na Mazda a adoptar ligação óptica que reune Ecrã de Cristais Líquidos e o painel de toque, suprimindo-se os reflexos e permitindo uma imagem mais nítida.

Em termos mecânicos, o Mazda CX-5 2019 chegará com todo um paralelo à oferta mecânica do Mazda6 2019, desde o bloco diesel de muito baixas emissões SKYACTIV-D 2.2 com duas variantes de potência (150 CV às 4.500 rpm e 380 Nm entre as 1800 e as 2600 rpm e 184 CV às 4.000 rpm e 445 Nm às 2000 rpm), aos dois novos motores a gasolina SKYACTIV-G 2.0 (145 cv às 6000 rpm e 213 Nm às 4000 rpm) e SKYACTIV-G 2.5 (194 cv às 6000 rpm e 258 Nm às 4000 rpm), todos homologados de acordo com os requisitos do novo ciclo de testes de consumos WLTP/RDE e cumprindo com as normas de controlo de emissões Euro 6d. As propostas diesel e gasolina mais potentes podem ver-se associadas à tracção integral i-AWD e à caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.

Outros aperfeiçoamentos ao nível da resposta e controlo são possíveis através da evolução do SKYACTIV-Body, do SKYACTIV-Chassis e das tecnologias SKYACTIV VEHICLE DYNAMICS presente no novo CX-5, nomeadamente o sistema G-Vectoring Control (GVC), transmitindo uma sensação de completo comando do veículo. Todos os seus movimentos combinam-se com os inputs do condutor na aceleração, direcção e travagem de um modo tão preciso quanto possível. No domínio da filosofia Proactive Safety da Mazda, o Mazda CX-5 2019 estará equipado com uma gama aprimorada e alargada das avançadas e inovadoras tecnologias de segurança i-ACTIVSENSE, que garantem uma performance líder na classe, ao nível da segurança activa, desde o Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop & Go,
às Adaptive LED Headlights* (ALH) com um leque de 12 LED, Advanced Smart City Brake Support* (Advanced SCBS) e Traffic Sign Recognition* (TSR), entre muitas outras soluções.

A gama Mazda CX-5 2019 dividir-se-á entre os habituais níveis de equipamento Essence, Evolve e Excellence, que podem ser complementados pelos diversos packs de equipamento, individuais ou em conjunto. A acrescer destaque-se a integração de uma Special Edition, com conteúdos específicos.

Os preços do Mazda CX-5 2019 iniciam-se nos 32.383 euros para as variantes 2WD com motor SKYACTIV-G 2.0, ou nos 55.224 euros se dotado do motor SKYACTIV-G 2.5. Na vertente diesel a nova gama CX-5 arranca nos 36.338 euros do bloco SKYACTIV-D de 150 cv, ou nos 57.999 euros para as versões SKYACTIV-D de 175 cv com sistema AWD (nota: versões sem pintura metalizada).

Estes e outros detalhes de conteúdo e tecnológicos do Mazda CX-5 2019 serão alvo de maior detalhe em press-kit a disponibilizar oportunamente.

Anterior Os três SUV da SEAT rodam juntos pela primeira vez
Próximo GoodYear lança novo Eagle F1 Asymmetric 5 com grande conforto de marcha e melhorias na travagem em piso molhado

Artigos relacionados

Alfa Romeo atualiza Giulietta

A Alfa Romeo apresentou a atualização de meio de ciclo para o seu compacto familiar, o Giulietta. As novidades do lado estético são escassas, no entanto, demarcando-se a renovada grelha

Peugeot 5008 prestes a chegar ao mercado: Espaço e tecnologia

O novo Peugeot 5008 prepara-se para entrar no mercado português, estando o seu lançamento agendado para o penúltimo fim de semana deste mês.

Teste Renault Mégane Energy dCi 130: Revolução francesa

O compacto gaulês inicia uma nova etapa na sua vida, focada em aspetos como o design, a tecnologia e a eficiência. Vejamos até que ponto chega esta “revolução”… e se a espera foi justificada.