Mazda aposta no motor rotativo como extensor de autonomia

A Mazda vai lançar em 2020 os seus primeiros veículos eléctricos, como parte do seu programa “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, de desenvolvimento tecnológico a longo prazo.

A Mazda vai começar por lançar dois Veículos Eléctricos alimentados a bateria. Um deles irá apenas recorrer à bateria como fonte de energia, solução que na segunda proposta contará com um extensor de autonomia, sob a forma de um excepcionalmente pequeno, leve e silencioso motor rotativo.

O extensor de autonomia irá recarregar a bateria sempre que necessário, permitindo aumentar a autonomia do veículo, eliminando os níveis de ansiedade inerentes a esta solução, que ainda continua a preocupar uma elevada percentagem de utilizadores de Veículos Eléctricos a bateria.

A pequena dimensão e a elevada potência do motor rotativo possibilitam a adopção de múltiplas soluções tecnológicas de electrificação através de um layout partilhado.

Aproveitando a compatibilidade do motor rotativo com os denominados combustíveis gasosos, o extensor de autonomia rotativo foi projectado para, também ele, queimar gás liquefeito de petróleo e tornar-se numa fonte de energia eléctrica, em casos de emergência.

Antecipando que os motores de combustão interna combinados com alguma forma de electrificação serão responsáveis por 95% dos veículos que irá produzir em 2030 (sendo os restantes 5% de Veículos Eléctricos a bateria), a Mazda irá continuar a focar-se na maximização da eficiência do motor de combustão interna, sendo exemplo o seu novo motor SKYACTIV-X a gasolina, de nova geração, que provoca a combustão através da ignição por compressão.

A Mazda comprometeu-se a reduzir as suas emissões de CO2 “Well-to-Wheel” em 50% até 2030, face aos níveis de 2010, e em 90% até 2050.

Anterior Skoda apresenta, finalmente, o Vision RS
Próximo Porsche 911 Speedster avança para produção

Artigos relacionados

Honda Project 2&4: quando uma moto e um monolugar se encontram

A Honda surpreendeu no Salão de Frankfurt com a apresentação de um concept radical que funde o conceito de uma moto de elevadas prestações com o prazer de condução de

Mitsubishi despede-se do Lancer Evolution com edição final

Colocando um ponto final numa lenda dos automóveis desportivos, a Mitsubishi anunciou uma edição final para o Lancer Evolution. A décima geração deste modelo irá despedir-se com a totalmente apropriada

Obras de segurança no Nürburgring recebem ‘luz verde’

Sendo um dos circuitos mais requisitados pelas marcas automóveis para os seus testes de desenvolvimento, o traçado de Nürburgring Nordschleife contou com algumas limitações de velocidade por questões de segurança.