Lexus LS revela nova faceta dinâmica em Detroit

Lexus LS revela nova faceta dinâmica em Detroit

O Lexus LS está de volta para a sua quinta geração, surgindo totalmente renovado no mesmo salão em que a primeira geração foi apresentada, há precisamente 28 anos. O LS 400 de 1990 sobressaiu pela sua capacidade disruptiva, ganhando o reconhecimento dos clientes ao longo dos anos, repetindo seus feitos ao longo das três gerações seguintes..

Em estreia mundial no Salão da América do Norte (NAIAS), a Lexus repete o lançamento do modelo disruptivo com a quinta geração do seu sedan topo de gama, o Lexus LS, o qual foi projetado para ser o mais recente cidadão global da marca, disponível em cerca de 90 países.

“O LS simbolizará não só a marca Lexus, mas também se tornará o carro de luxo de nova geração que incorpora a tradição e a cultura japonesas”, refere Toshio Asahi, engenheiro-chefe do novo LS. “Como tal, este pináculo global deve ir muito além do que o mundo espera de um carro de luxo”, complementou.

Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, o novo LS estreia um arrojado design, com uma silhueta coupé dominada pela nova linguagem de design da Lexus com base na nova arquitetura global de luxo da Lexus (GA-L). Esta plataforma Premium de tração traseira, uma versão alongada da usada para o coupé LC 500, procura oferecer uma experiência mais dinâmica na estrada, enquanto aumenta ainda mais o conforto.

Assim como o LS original lançou a marca Lexus, o novo LS de 2018, continua a direção mais dinâmica da marca. Para criar o novo LS, a Lexus começou com uma folha branca, ao imaginar a partir do zero o que um topo de gama deve ser, como se lançasse a marca novamente.

Mais do que nunca, os condutores de um carro de luxo exigem maior agilidade e desempenho sem sacrificar o conforto. A nova plataforma global da Lexus para veículos luxo (GA-L), estreada no Coupé LC 500, surge no LS com uma maior distância entre eixos e permite esse equilíbrio. Para potenciar a distribuição de pesos e o baixo centro de gravidade, o novo LS é oferecido apenas com distância entre eixos longa, com um design largo e baixo.

A plataforma GA-L é a mais rígida da história da Lexus, com distância entre eixos de 3.125 mm, ou seja, 35 mm mais longa do que o atual modelo LS na versão longa.

Uma ajuda para a qualidade de rolamento e equilíbrio no comportamento do novo LS é a última geração de uma tecnologia de controlo de chassis designada Vehicle Dynamics Integrated Management (VDIM). Este sistema implementa o controlo de todos os subsistemas do veículo – travagem, direção, suspensão, motor e transmissão – para controlar o movimento longitudinal, lateral e vertical, bem como a direção, e o rolamento. O comportamento é ainda reforçado por barras estabilizadoras ativas e pelo sistema Lexus Dynamic Handling (LDH) com direção frontal e traseira independente. O VDIM é capaz de ajudar a estabilizar o carro quando atravessa superfícies de fricção distinta, como piso seco e gelo.

Através de materiais leves, incluindo chapa de aço de alta resistência e alumínio foi possível reduzir 90 kg de peso quando comparado com o atual LS. Esta diminuição em conjunto com a implementação do novo motor V6 e a reforçada rigidez torsional, permitem uma experiência de condução mais dinâmica. O novo LS conta com suspensão multilink, que a par com o uso extensivo de alumínio permite reduzir o peso do conjunto.

Este modelo recebe um novo motor V6 de 3.5 litros, sendo uma abordagem mais dinâmica assumida pela Lexus oferecendo potência ao nível de um V8 sem sacrificar a economia de combustível, mas com níveis mínimos de ruído e vibração. O novo motor oferece 421 CV e 600 Nm de binário, estando ainda munido de dois turbos para uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos (na versão de tração às 4 rodas).

O condutor pode escolher entre os vários modos de condução: Normal, Sport e Sport+, contando ainda com a primeira caixa automática de 10 velocidades num sedan de luxo, estreado no Lexus LC 500. A Lexus assegura que os tempos de troca de velocidade rivalizam com as transmissões de dupla embraiagem.

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