Hyundai e a forte aposta na realidade virtual

Com o passar do tempo, o automóvel deixou de ser um mero meio de transporte. Como tal, tem-se tornado cada vez mais numa extensão do espaço de cada indivíduo, quase como uma segunda casa. O Centro de Design da Hyundai na Europa (HDCE), está a adaptar-se a esta mudança integrando realidade virtual no processo de desenvolvimento de todos os seus modelos.

Tradicionalmente, o processo do desenvolvimento de viaturas envolvia muitas etapas, a partir da construção de modelos físicos em argila. Foi necessário bastante tempo para que se conseguisse expressar adequadamente as diferentes ideias de design.

Enquanto isso, se um projeto fosse rejeitado ao longo de todo o processo, os designers teriam que recomeçar tudo novamente. Assim, muito trabalho foi realizado em vão e com grande custo, até à criação do produto. Graças à realidade virtual, no HDCE agora já é possível entender e até mesmo sentir o design exterior e interior do produto, antes deste existir fisicamente.

A ideia de conceber o Virtual Seat Buck esteve em planeamento durante 10 anos. Agora esta tecnologia é tão avançada que o HDCE pode desenvolver veículos de forma mais eficiente e utilizá-la da forma que melhor os servir.

“O Virtual Seat Buck é um exemplo de como a Hyundai tem implementado as mais recentes inovações em todos os seus processos de desenvolvimento”, afirma Thomas Bürkle, Diretor de Design da Hyundai. “A realidade virtual não só acelera e facilita todo o processo de design das viaturas, como permite que a Hyundai responda adequadamente às exigências dos seus clientes”.

O Virtual Seat Buck vai trazer inúmeros benefícios, em primeiro lugar vai permitir a visualização mais rápida da informação de desgin de cada projeto e das cores e acabamentos dos modelos, desde o início do processo.

Estes dados são partilhados simultaneamente com os engenheiros, o que fomenta o diálogo constante entre os dois departamentos. À medida que cada etapa do desenvolvimento vai sendo guardada, pode ser retrabalhada continuamente e pelos diferentes departamentos em simultâneo.

Todo este processo em Realidade Virtual simplifica o desenvolvimento de viaturas da Hyundai, reduz bastante o tempo disponibilizado ao permitir que as ideias sejam projetadas em formato 3D. Oferece ainda opções ilimitadas de cores e aplicações de materiais, além de permitir apresentação dinâmica das diferentes funcionalidades.

Anterior Alfa Romeo realiza test drives com pilotos de competição
Próximo Toyota Land Cruiser atinge as 10 milhões de unidades em todo mundo

Artigos relacionados

Volkswagen Touran já disponível a partir dos 30.825 euros

A nova geração do Volkswagen Touran já se encontra disponível em Portugal, apenas na versão de 7 lugares, assumindo-se como uma alternativa mais jovial ao Sharan. Os preços variam entre os 30.825

Toyota aumenta vendas de híbridos em 16% até setembro

O forte desempenho da Toyota e Lexus continuou no terceiro trimestre de 2019, impulsionado pela introdução de novos modelos e pelo aumento da procura por veículos eletrificados com a tecnologia híbrida (HEV – Hybrid Electric Vehicle).

Auto Sueco arranca com stock market em Lisboa

A Auto Sueco Portugal, empresa do Grupo Nors, vai realizar um Stock Market de Usados Volvo Trucks, sob a assinatura “Preparados para o seu negócio”, uma iniciativa que promove um conjunto de camiões Volvo usados a preços extraordinários e condições excecionais.