Grupo PSA e Toyota reforçam parceria no âmbito dos veículos comerciais

A Toyota Motor Corporation (TMC) e o Groupe PSA (PSA) anunciaram um novo capítulo na sua parceria de longo prazo no mercado europeu, uma parceria bem-sucedida e benéfica para ambas as empresas.

A partir do final de 2019, a PSA alargará a gama de veículos comerciais ligeiros produzidos para a Toyota Motor Europe (TME) e comercializados na Europa sob a marca Toyota, com uma C-Van a produzir na sua fábrica de Vigo (Espanha).

A PSA e a TME iniciaram a sua colaboração na área dos veículos comerciais ligeiros em 2012, com o Toyota Proace, produzido na fábrica PSA de Hordain (França).

A partir de janeiro de 2021, a Toyota vai adquirir a totalidade das ações da fábrica Toyota Peugeot Citroën Automobile Czech s.r.o. (TPCA), em Kolin (República Checa), joint-venture que produz modelos compactos do segmento A.

O acordo de joint-venture assinado em 2002 entre a PSA e a TMC integra uma cláusula que permite a cada um dos parceiros rever a sua participação em termos de capital.

A fábrica irá, assim, tornar-se numa subsidiária da TME, juntando-se às 7 outras unidades de produção que o grupo japonês tem na Europa.

A unidade de Kolín continuará a produzir a atual geração de modelos compactos do segmento A para os dois construtores.
A Toyota pretende manter a produção e os empregos na fábrica de Kolín no futuro.

Anterior Financial Times reconhe a SEAT como líder em transformação digital
Próximo Kia mostra imagens do novo Soul elétrico

Artigos relacionados

Nissan apresenta novo GT-R para o Super GT

A Nissan revelou o seu novo modelo para a temporada de 2017 do Campeonato Super GT, o GT-R GT500, que irá ter pela frente as propostas da Lexus e da Honda na categoria principal.

Nissan revela no CES protótipo de tecnologia Invisível-para-Visível

No CES, a Nissan está a revelar a sua visão de futuro para um veículo que ajuda os condutores a “ver o invisível”, unindo os mundos real e virtual para criar a derradeira experiência de automóvel conectado.

Grupo Renault testa carregamento bidirecional de veículos elétricos

O Grupo Renault, líder do mercado Europeu de veículos elétricos, inicia os primeiros testes, em grande escala, para o carregamento reversível. Portugal é um dos países escolhidos para esta estreia mundial.