Futuro Renault Clio deverá ter versão ‘micro-híbrida’

Futuro Renault Clio deverá ter versão ‘micro-híbrida’

A próxima geração do Renault Clio (a estrear dentro de cerca de dois anos), deverá contar com uma variante híbrida ‘leve’, a exemplo do que sucederá com o novo Scénic numa forma de baixar as emissões poluentes e os consumos a reboque do esforço generalizado da marca para tornar a sua gama mais eficiente e ecológica.

Não sendo um Plug-in, capítulo em que a Renault não está preparada para trabalhar nos tempos mais próximos, o futuro Clio poderá combinar um motor Diesel 1.5 dCi de 100 cv a um motor elétrico com uma bateria de 48 V, sendo ainda possível contar com uma caixa manual de seis velocidades.

De acordo com declarações de Bruno Ancelin, vice-presidente executivo de planificação de produto da Renault à revista Auto Express, o Clio de próxima geração deverá assim ser o próximo na lista a contar com uma opção ligeira e acessível de hibridação, com um esquema de motor a gasóleo e uma pequena unidade elétrica para baixar os consumos e as emissões.

“Queremos adicionar eletrificação que seja sustentável. Quer dizer que damos ao consumidor unicamente o que é preciso para reduzir as emissões de CO2”, referiu, anuindo que a tecnologia micro-híbrida do Scénic poderá ser aplicada noutros modelos da marca sem necessidade de tornar o veículo num Plug-in.

O conceito de um modelo mais eficiente e compacto foi já antevisto pela marca através do EOLAB concept revelado em 2014, mas Ancelin garantiu que as versões PHEV de modelos para o segmento dos utilitários têm como lado negativo o custo de desenvolvimento e o incremento no peso total, motivado pelas baterias elétricas.

Contudo, as variantes Plug-in deverão mesmo ser aplicadas mas em modelos de segmento superior, como o Talisman ou o Espace.

Anterior Mazda MX-5 eleito Carro do Ano Global
Próximo Porsche 911 GT3 RS em grande estilo em Spa-Francorchamps

Artigos relacionados

Audi A8 foi eleito “World Luxury Car 2018”

O Audi A8 venceu o prémio “World Luxury Car 2018”, reforçando a filosofia da marca “Na vanguarda da técnica”.

100% Cool, PSP e PRIO dinamizam operação nacional de Ano Novo

Entre os dias 30 de dezembro e 1 de janeiro, o 100% Cool, a Polícia de Segurança Pública e a PRIO, vão dinamizar uma megaoperação de sensibilização rodoviária nas cidades de Braga, Porto e Lisboa.

Hyundai desenvolve buggy de dois lugares elétrico

O mais recente projeto em conjunto da Hyundai e do IED chama-se Kite e teve a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra 2018.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário