Fiat Tipo já está disponível em Portugal

Fiat Tipo já está disponível em Portugal

O Fiat Tipo apresta-se a iniciar a sua comercialização em Portugal, encontrando-se com duas motorizações turbodiesel Multijet II de 1.3 litros com 95 cv e 1.6 litros com 120 cv, com os preços a iniciarem-se nos 19.300 euros para o primeiro e nos 21.300 euros para o segundo (preços ‘chave na mão’).

Depois da antestreia no Salão de Istambul no passado mês de maio, o Fiat Tipo chega a Portugal tendo sido criado desde o início do projeto como um “três volumes”, representando o conceito “Nascido para ser Berlina” e uma aposta na relaçã preço/equipamento, num conceito crucial para a marca. Com efeito, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) atribui um papel fundamental ao modelo, caracterizado por atributos como a habitabilidade e capacidade da bagageira (520 litros), gama abrangente e estilo inconfundível, para consolidar a sua presença na região EMEA.

O interior destaca-se pelo tablier em forma de meia-lua, elemento característico do modelo. Engloba a área central e divide o volume do tablier em duas meias-conchas (uma mais texturizada e tátil, a outra mais funcional e técnica), tornando o conjunto visualmente mais leve e acentuando a amplitude do espaço disponível.

Em termos de motores, o novo Fiat Tipo conta com dois blocos turbodiesel – 1.3 e 1.6 litros –, ambos com tecnologia Multijet de segunda geração. O 1.3 16v MultiJet II utiliza um pequeno turbocompressor de geometria variável que permite ao motor debitar elevado binário a baixos regimes de rotação, beneficiando as prestações e a eficiência energética.

Acoplado a caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência a 3750 rpm e atinge 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 11,7 segundos. No ciclo combinado, este Tipo 1.3 16v MultiJet II consome somente 3,7 l/100km e emite 98 g/km de CO2.

O 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, dispõe de 120 cv às 3750 rpm e de 320 Nm às 1750 rpm, o que lhe permite atingir os 199 km/h de velocidade máxima e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos. Tal como o 1.3, também este motor 1.6 cumpre a norma Euro 6, com consumo misto de apenas 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km.

Os motores MultiJet II utilizam ainda diversos elementos destinados a reduzir o consumo de combustível e as emissões, como um alternador inteligente, que modula o débito de energia de acordo com as reais necessidades e o estado de carga da bateria, um circuito de refrigeração otimizado para mais rápido arranque do motor e uma bomba de óleo de capacidade variável, capaz de ajustar o fluxo de óleo e de reduzir a potência absorvida pela própria bomba.

A Fiat procurou, ainda, tornar o habitáculo mais silencioso e acolhedor, com a utilização do isolamento acústico providenciada pela ampla utilização de material fonoabsorvente, a otimização dos fluxos de ar e o emprego de peças metálicas para aumentar a rigidez nos principais pontos de fixação das partes mecânicas, do chassis, do motor e das suspensões. Dependendo do nível de equipamento, estão disponíveis vários tipos de ambiente interno com diferentes materiais e cores para satisfazer um amplo leque de exigências.

De dimensões externas compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79 de largura e 1,49 de altura), a distância entre eixos é de 2,64 metros para maior habitabilidade, diferenciando-se ainda pelo equipamento diverso, como o sistema UconnectTM com ecrã tátil a cores de 5″, sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

A gama de cores do Fiat Tipo na altura do lançamento é constituída por: Branco Gelato (pastel), Cinzento Colosseo, Vermelho Amore, Preto Cinema, Cinzento Maestro, Bronze Magnetico e Azul Canal Grande (metalizadas).

O nome do modelo – Tipo – é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de cem anos de história. Um dos modelos a ostentar o célebre nome foi o carro de que foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de “Car of the Year 1989”, nomeadamente graças à versatilidade de utilização, grande espaço interior e dimensões compactas.

O novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa – uma das melhores fábricas de automóveis do mundo, premiada com a Medalha de Ouro do programa World Class Manufacturing.

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