Este é o DS para o ano de 2035

Este é o DS para o ano de 2035

A DS desvendou o concept X E-TENSE, estudo de um roadster que antecipa o estilo, a tecnologia e os materiais dos automóveis da jovem marca do Grupo PSA em 2035. O protótipo tem tecnologia de condução autónoma.

A marca enfatiza o design do veículo, as portas inspiradas nas asas de inseto e a posição de condução muito baixa, para otimizar o centro de gravidade.

A DS usou couro, madeira e metal para fazer o volante, que possui sensores de toque capacitivos para “monitorar os esforços do condutor”. No painel há uma coluna de som de alta fidelidade da especialista Focal e, como em alguns modelos atuais de produção, como o DS 7 Crossback, um relógio analógico entre os principais elementos de habitáculo.

O piso do veículo é em vidro (e transparente) com função eletrocromática (pode ser escurecido a gosto) não existem espelhos retrovisores (função substituída por câmaras externas que transmitem a imagem para um tablet colocado sob as superfícies de vidro do interior) e há sistema de visão noturna através de infravermelhos.

O sistema de propulsão baseia-se em dois motores elétricos que movem as rodas dianteiras. «Para uso na estrada», a potência máxima é de 540 cv e no modo de circuito atinge 1360 cv. O chassi é de fibra de carbono e a suspensão é adaptativa com tecnologia que analisa o piso (como a suspensão de um Mercedes-Benz Classe S ou um Audi A8) e dispõe de “molas inovadoras e barras de torção”, segundo a marca.

Anterior Novo Nissan LEAF chega às 5 estrelas no EuroNCAP
Próximo Porsche Cayenne chega agora na versão híbrida plug-in mais barata

Artigos relacionados

Faraday Future suspende construção de fábrica no Nevada

Mais um sinal de que os progressos da Faraday Future não estão a avançar como o planeado pela companhia que se quer posicionar como a mais forte rival da Tesla.

Jaguar XE tem nova edição especial mais distinta

A Jaguar revelou uma nova e distintiva edição especial da sua berlina desportiva XE. A Landmark Edition apresenta pormenores de design únicos, e foram selecionadas novas especificações para realçar o melhor do modelo britânico.

Avis e Ford unem esforços em carros conetados

No âmbito da sua missão para a reinvenção do aluguer de automóveis, o grupo de empresas Avis Budget Group, Inc. anunciou hoje um acordo com a Ford Commercial Solutions para a introdução de aproximadamente 14.000 veículos da Ford Motor Company conectados digitalmente, na frota europeia do Grupo Avis Budget.