Ericsson, Oracle e PSA assinam acordo para desenvolver tecnologia 5G

Ericsson, Oracle e PSA assinam acordo para desenvolver tecnologia 5G

Atendendo às necessidades crescentes de troca de dados por parte das redes móveis para a troca de informações dos veículos autónomos, foi dado mais um passo para a sua disseminação através do acordo entre a Ericsson, a Orange e o Grupo PSA com vista ao início de testes à tecnologia 5G para a sua potencial aplicação ao automóvel.

A parceria em torno da conectividade automóvel “Towards 5G” pretende alavancar a tecnologia 4G para uma evolução 5G, em resposta aos requisitos da conectividade automóvel, tais como os sistemas de transporte inteligente (ITS, Intelligent Transport System), de forma a melhorar a segurança rodoviária, bem como criar novos serviços dedicados ao automóvel e para uma utilização in-car.

Em termos técnicos, a parceria está centrada nas arquiteturas Vehicle-to-Vehicle (V2V) e Vehicle-to-Everything (V2X) e na performance em tempo real, necessárias à implementação de um ITS e dos serviços conectados em veículos. Os primeiros testes baseiam-se na tecnologia LTE, para, de seguida, evoluírem para as tecnologias LTE-V e 5G.

Os primeiros casos de utilização de ITS cooperativo estão já identificados e estão atualmente a ser testados a bordo de diversos veículos em França. Os testes abrangem dois tipos de utilização: ‘see through’ entre dois veículos conectados na mesma estrada (em que um veículo que precede outro veículo e assinala a presença de um objeto na estrada), e ‘Emergency vehicle’, com vista a lançar um aviso em tempo real da aproximação de um veículo de emergência.

A iniciativa “Towards 5G” irá permitir aos três parceiros partilhar competências em matéria de veículos conectados, a fim de responder aos desafios representados pelos serviços de mobilidade e a denominada Internet of Things (IoT).

A Ericsson fornece o equipamento rádio e uma rede central virtualizada distribuída, que permitirá funções de fragmentação (slicing) de rede, bem como um serviço inteligente e geo-mensagem. A Orange fornece a rede móvel e o espectro associado, destinado ao local de testes, bem como a conectividade a bordo que integra as aplicações para utilização dentro de um  veículo. O Grupo PSA está encarregue de definir as necessidades de cada tipo de utilização, a integração da arquitetura incorporada e a validação da experiência do cliente.

Graças a esta colaboração, os parceiros irão desenvolver uma visão abrangente das exigências para que uma infraestrutura 5G possa ser compatível com as necessidades da indústria dos veículos conectados. A parceria permitirá ainda identificar o potencial para novos serviços e casos de utilização que irão contribuir para o incremento da segurança rodoviária e de uma melhor qualidade de serviço para os clientes finais.

Ao longo de 2017 serão realizados outros testes no âmbito desta iniciativa de investigação.

Anterior Novo Kia Picanto com visual mais dinâmico
Próximo BMW revela comandos holográficos no i Inside Concept

Artigos relacionados

Honda NSX GT3 pronto para as encomendas

A Honda anunciou que o seu novo NSX GT3 para a competição já pode ser encomendado por equipas privadas para utilização a partir de 2018.

Sébastien Ogier vence na Austrália e garante título

Sébastien Ogier venceu o Rali da Austrália e, com isso, revalidou o seu título de Campeão do Mundo de Ralis (WRC), ao volante de um Volkswagen Polo R WRC, naquela

Volta a bordo do McLaren recordista em Bathurst

As 12 Horas de Bathurst, que decorreram no passado fim de semana naquele histórico traçado australiano, trouxeram glória às cores lusas, com Álvaro Parente a vencer a corrida ao volante