DeLorean DMC-12: a máquina do tempo inesquecível

DeLorean DMC-12: a máquina do tempo inesquecível


Máquina do tempo e desportivo exclusivo. Esta foi a dupla ‘missão’ que o icónico DeLorean DMC-12 cumpriu ao longo da sua curta existência.

Primeiro automóvel da DeLorean Motor Company, companhia fundada em 1974 por John DeLorean, o DMC-12 teve a autoria da Italdesign (de Giorgetto Giugiaro) e apresentava uma carroçaria extremamente moderna e aerodinâmica feita em aço inoxidável escovado (para um peso total de 1230 kg), procurando posicionar-se como um desportivo exclusivo (com preços em redor dos 25 mil dólares na época).

Já para o motor a solução inicialmente prevista de um bloco rotativo ‘Wankel’ teve de ser abandonada em favor de um mais tradicional V6 de 2.85 litros produzido pelo consórcio Peugeot-Renault-Volvo (PRC) especificamente para a DMC, o mesmo sucedendo com as caixas de velocidades.

Realmente diferenciadora era a sua solução de abertura de portas, com as mesmas a recordarem o célebre Mercedes-Benz ‘asas de gaivota’ (Gullwing). Contudo, a existência do DMC-12 foi de curta duração, uma vez que a companhia começou a enfrentar graves problemas financeiros que culminaram na interrupção da sua produção em 1983.

A falência da DeLorean Motor Company revelou-se um processo com algumas dúvidas, já que além da prisão de John DeLorean por suspeita de tráfico de droga (acusação da qual seria posteriormente ilibado), também Colin Chapman, fundador da Lotus, esteve envolvido devido ao paradeiro dos subsídios concedidos pelo Governo Britânico a este projeto, ainda que apenas tenha sido investigado após a a sua morte.

Longe de tudo isto, o DMC-12 foi o modelo escolhido pelo realizador Robert Zemeckis para o filme Regresso ao Futuro com Michael J. Fox e Christopher Lloyd. No primeiro filme, o DMC-12 viajava do passado para o futuro, aterrando precisamente no dia… 21 de outubro de 2015. O futuro deixou de o ser. Agora é presente.

Anterior Skoda Superb Black Crystal: o mais 'precioso'
Próximo Aston Martin aposta na tecnologia elétrica com o RapideE Concept

Artigos relacionados

SEAT poderá criar SUV de sete lugares

Sendo uma das poucas marcas que atualmente não tem uma aposta vincada em SUVs na verdadeira aceção da palavra, a SEAT poderá estar a trabalhar rapidamente para alterar a situação.

Mercedes-Benz retoca CLA e CLA Shooting Brake

O Mercedes-Benz CLA e a sua derivação Shooting Brake vão surgir em Nova Iorque com uma renovação ligeira, demarcando-se essencialmente pela vertente técnica e atualização de pormenores para se manter

Transit volta a ter versão Sport Van nos três modelos

A Ford passa a disponibilizar uma nova versão Sport Van da gama Transit que se vai estender à Custom, Connect e Courier, com caraterísticas diferentes nos três casos.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário