Dacia Duster ganha motor 1.0 TCe de 100 CV

Depois do TCe 130, a Dacia prossegue a renovação da gama de motores a gasolina, com a chegada do TCe 100.

O novo propulsor, cuja estreia no seio do Grupo Renault acontece no Clio, está pronto para integrar o portfólio do modelo Duster e dar o seu contributo para a bem-sucedida carreira do SUV mais vendido na Europa a clientes particulares.

Colocado na base da pirâmide das motorizações a gasolina que equipam o Dacia Duster, e situando-se, por isso, abaixo do TCe 130 FAP -, o TCe 100 apresenta-se com excelentes credenciais em termos de versatilidade, economia e agradabilidade de condução.

Com 999 cm3 de cilindrada, 3 cilindros, injeção direta e sobrealimentação por turbocompressor, um motor que desenvolve uma potência máxima de 100 cv (74 kW) e um binário máximo de 160 Nm, suficientes para garantir ao  Duster elevada eficiência energética e excelente capacidade de resposta desde os mais baixos regimes.

Para além do reduzido peso e compactas dimensões do motor, o TCe 100 foi desenvolvido com recurso à implementação das tecnologias mais recentes.

A adoção de um turbocompressor de geometria eletronicamente variável, de um coletor de escape parcialmente integrado na cabeça dos cilindros, de duplas válvulas de admissão variáveis e do revestimento dos cilindros “Bore Spray Coating”.

A adoção de um turbocompressor de geometria eletronicamente variável, de um coletor de escape parcialmente integrado na cabeça dos cilindros, de duplas válvulas de admissão variáveis e do revestimento dos cilindros “Bore Spray Coating” (eficaz na redução do atrito e da otimização da transferência de calor), contribuem para o excelente desempenho deste motor também no SUV da Dacia. Este novo motor estará acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades.

O Novo Duster TCe 100 estará disponível, em Portugal, no Outono, com preços a anunciar brevemente, completando a gama de motores disponibilizados, onde se mantêm as versões TCe 130 FAP e TCe 150 FAP (gasolina) e Blue dCi 115 (4×2 e 4×4) (a Diesel). No início de 2020 o motor TCe tambémvai estar disponível na configuração bi-fuel, gás e gasolina.

Anterior Lexus abre inscrições para o Lexus Design Award 2020
Próximo Ford Capri comemora cinquenta anos de vida

Artigos relacionados

Novo Polestar 1 foi aprovado após a primeira prova de aquecimento

A Polestar, nova marca de performance eléctrica do Volvo Car Group anunciou que o modelo Polestar 1 realizou recentemente, uma bateria de testes de estrada na Suécia, com resultados muito positivos.

Seat destaca cinco pontos chave na essência de design Cupra

De que forma pode uma cor, uma textura ou um símbolo moldar a personalidade de uma nova marca? A resposta reside no trabalho desenvolvido pelos designers da indústria automóvel. “O

Honda e Kabuku Inc. criam elétrico com impressora 3D

Unindo duas das mais inovadoras tecnologias, a Honda produziu um modelo elétrico de dimensões super-compactas que se demarca pela particularidade de ter diversos painéis produzidos a partir de uma impressora 3D.