Citroën C3 WRC completa primeiro ensaio em asfalto

Citroën C3 WRC completa primeiro ensaio em asfalto

A Citroën continua a fazer evoluir o seu novo modelo para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) para o próximo ano e efetuou agora o seu primeiro ensaio com o C3 WRC em estradas de asfalto no sul de França, mais concretamente em Aude. Ao volante do novo carro estiveram os pilotos Kris Meeke e Stéphane Lefebvre, que aproveitaram para ganhar maior conhecimento do C3 neste tipo de piso.

Ao efetuarem os primeiros testes em pisos de terra e gravilha, os engenheiros da equipa Citroën decidiram dar prioridade a um tipo de piso que se encontra em maioria naquela modalidade, como explica Laurent Fregosi, diretor técnico da Citroën Racing, para quem os primeiros testes serviram para verificar a resistência e fiabilidade de uma parte significativa dos componentes do novo C3.

“Além disso, não existe um único tipo de terra. A Finlândia e o México oferecem superfícies completamente diferentes”, referiu, enfatizando que embora as diferenças em termos de regulações sejam mínimas entre terra e asfalto há ajustes que são fundamentais.

“A principal mudança prende-se com a suspensão. Utilizamos partes mais leves que nos permitem reduzir a altura ao solo. A cinemática da cadeia propulsora é também adaptada a jantes de 18”. Rodas maiores significam que podemos aumentar o diâmetro dos discos de travão e usar maxilas refrigeradas a água”, acrescentou Fregosi, que referiu ainda o campo aerodinâmico em que existe agora a possibilidade de adaptar a parte inferior do para-choques especificamente para asfalto.

“Neste ensaio, o objetivo foi ainda o de melhorar a atuação do diferencial, distribuindo a potência de forma mais eficiente entre os dois eixos consoante a situação. Obviamente que os ajustes serão diferentes de uma superfície para outra. Os pilotos também puderam observar os efeitos dos parâmetros mecânicos como a dureza das molas, a barra anti-rolamento e o próprio diferencial. Ao fim e ao cabo, os resultados foram muito positivos e sabemos em que pé nos encontramos. Uma vez mais, a fiabilidade do carro permitiu-nos fazer muitos quilómetros”, adiantou.

Com dois chassis agora dedicados para testes de desenvolvimento, a Citroën vai intensificar o programa de ensaios ao longo das próximas semanas, tanto em terra como em asfalto.

Anterior Elon Musk revela segunda parte do grande plano da Tesla
Próximo Aliança Renault-Nissan associa-se ao esforço de sustentabilidade futura

Artigos relacionados

Teste Honda HR-V 1.6 I-DTEC: Cozinha de fusão

A marca japonesa recupera um prato que confecionou no passado com sucesso. Agora, com novos ingredientes, o “sabor” é mais dinâmico, refinado e potente.

Audi RS5 Coupé mostra-se em testes no Nordschleife

Após a chegada dos novos Audi A5, a marca alemã prepara o lançamento de uma variante mais desportiva com base nesta sua família, esperando-se a apresentação, muito em breve, do novo RS5 Coupe.

Hyundai i30 de nova geração a postos para Paris

O próximo Salão de Paris será pródigo na revelação de novidades para o segmento dos familiares compactos. Agora, foi a vez da Hyundai revelar as primeiras imagens de antevisão do

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário