Citroën C3 WRC completa primeiro ensaio em asfalto

Citroën C3 WRC completa primeiro ensaio em asfalto

A Citroën continua a fazer evoluir o seu novo modelo para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) para o próximo ano e efetuou agora o seu primeiro ensaio com o C3 WRC em estradas de asfalto no sul de França, mais concretamente em Aude. Ao volante do novo carro estiveram os pilotos Kris Meeke e Stéphane Lefebvre, que aproveitaram para ganhar maior conhecimento do C3 neste tipo de piso.

Ao efetuarem os primeiros testes em pisos de terra e gravilha, os engenheiros da equipa Citroën decidiram dar prioridade a um tipo de piso que se encontra em maioria naquela modalidade, como explica Laurent Fregosi, diretor técnico da Citroën Racing, para quem os primeiros testes serviram para verificar a resistência e fiabilidade de uma parte significativa dos componentes do novo C3.

“Além disso, não existe um único tipo de terra. A Finlândia e o México oferecem superfícies completamente diferentes”, referiu, enfatizando que embora as diferenças em termos de regulações sejam mínimas entre terra e asfalto há ajustes que são fundamentais.

“A principal mudança prende-se com a suspensão. Utilizamos partes mais leves que nos permitem reduzir a altura ao solo. A cinemática da cadeia propulsora é também adaptada a jantes de 18”. Rodas maiores significam que podemos aumentar o diâmetro dos discos de travão e usar maxilas refrigeradas a água”, acrescentou Fregosi, que referiu ainda o campo aerodinâmico em que existe agora a possibilidade de adaptar a parte inferior do para-choques especificamente para asfalto.

“Neste ensaio, o objetivo foi ainda o de melhorar a atuação do diferencial, distribuindo a potência de forma mais eficiente entre os dois eixos consoante a situação. Obviamente que os ajustes serão diferentes de uma superfície para outra. Os pilotos também puderam observar os efeitos dos parâmetros mecânicos como a dureza das molas, a barra anti-rolamento e o próprio diferencial. Ao fim e ao cabo, os resultados foram muito positivos e sabemos em que pé nos encontramos. Uma vez mais, a fiabilidade do carro permitiu-nos fazer muitos quilómetros”, adiantou.

Com dois chassis agora dedicados para testes de desenvolvimento, a Citroën vai intensificar o programa de ensaios ao longo das próximas semanas, tanto em terra como em asfalto.

Anterior Elon Musk revela segunda parte do grande plano da Tesla
Próximo Aliança Renault-Nissan associa-se ao esforço de sustentabilidade futura

Artigos relacionados

Ford recorda que Emojis não são compatíveis com a condução

A Ford celebra o Dia Mundial do Emoji com um foco diferente: o da sensibilização para que estes ícones engraçados dos telemóveis não sejam utilizados durante a condução.

Mercedes-Benz avança com preços indicativos da CLA Shooting Brake

O novo Classe CLA Shooting Brake, modelo que será lançado no mercado já no próximo mês de setembro.

SEAT Mii by COSMOPOLITAN apresentado no FashFest de Londres

Uma estreia mundial SEAT foi pela primeira vez apresentada no London FashFest, no Reino Unido.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário