Ateca é a grande aposta da SEAT para Genebra

Ateca é a grande aposta da SEAT para Genebra

Surge em Genebra como uma das grandes apostas da SEAT: o Ateca, nome de um marco geográfico espanhol a oeste de Saragoça, o novo SUV da SEAT é igualmente uma das peças fundamentais da marca espanhola para se destacar no concorrido mercado europeu dos crossovers e SUVs compactos, batendo-se com modelos como o Nissan Qashqai, Mazda CX-5 ou Volkswagen Tiguan, entre outras.

Para tal, a SEAT propõe um modelo que mescla ‘salero’ dinâmico, tecnologia e eficiência dos motores, com a marca de Martorell a garantir elevada atenção aos acabamentos e materiais revistos.

Quando o SEAT Ateca chegar ao mercado na próxima primavera trará uma ampla variedade de versões com motores gasolina TSI e Diesel TDI com uma amplitude de potências que vai dos 115 cv (do 1.6 TDI) aos 190 cv (do 2.0 TDI), estando disponíveis tanto com tração dianteira como às quatro rodas, com caixa de velocidades manual ou de dupla embraiagem DSG. O motor Diesel de 2.0 litros também estará disponível numa variante de 150 cv. Os consumos dos Diesel variam entre os 4,3 l/100 km e os 5,0 l/100 km. No que diz respeito aos motores a gasolina, as propostas variam entre os 1.0 TSI de 115 cv e 1.4 TSI com desativação de cilindros capaz de debitar 150 cv. Os consumos e as emissões destes motores ficam entre os 5,3 e os 6,2 litros e entre os 123 e 141 gramas.

O leque de tecnologia disponível contempla faróis full-LED, Assistente de Trânsito (jam assist) e Assistente de Emergência, os quais têm como propósito melhorar a segurança do condutor. O Assistente de Trânsito atua em condições de engarrafamentos, com o Ateca a virar, acelerar e curvar automaticamente dentro de certos limites do sistema, reduzindo a probabilidade de descuidos que levem a toques no tráfego citadino. Em velocidades mais elevadas – até aos 60 km/h –, o sistema ajuda a manter a velocidade e a trajetória na faixa de rodagem.

Outros elementos técnicos são o Cruise Control automático ACC, o Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a deteção de ângulo morto, o Assistente de Trânsito à retaguarda e o Top View (visão 360º). As soluções de “infotainment” ficam a cargo do ecrã de 8 polegadas, disponibilizando ainda o sistema de conetividade Full Link.

Ainda no interior, apresenta posição de condução elevada, típica dos SUV, e tablier com linha horizontal orientada para o condutor. A habitabilidade surge reforçada pelos 4,3 metros de comprimento, ao passo que a capacidade de bagageira varia entre os 485 litros do modelo com tração integral e 510 litros no caso dos modelos com tração dianteira.

Anterior Novo Audi Q2: Irreverência Premium
Próximo Subaru XV Concept antevê futuro SUV compacto

Artigos relacionados

Novo Mercedes-Benz Classe E apresentado em Lisboa

A cidade de Lisboa foi escolhida pela Mercedes-Benz para a apresentação internacional do Mercedes-Classe E, modelo que foi revelado ao público no Salão de Detroit, em janeiro, e que surge

Volkswagen Budd-e Concept: a reinterpretação elétrica de um ícone

A Volkswagen apresentou na Consumer Electronics Show  (CES) o Budd-e, um concept vanguardista que aponta para o futuro da tecnologia da marca e para uma hipotética versão de produção de

Novo Hyundai Elantra revelado em Los Angeles

A Hyundai Motor revelou em Los Angeles o novo Elantra, modelo de grande importância para o mercado norte-americano e cuja introdução na Europa ainda está a ser estudada. Oferecendo um

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário