Aplicação de viagens vence ‘Ford Smart Mobility Game Challenge’

Aplicação de viagens vence ‘Ford Smart Mobility Game Challenge’

Uma nova aplicação que poderá tornar as viagens mais eficientes, mais sociáveis e ajudar a aliviar os congestionamentos foi anunciada como vencedora do “Ford Smart Mobility Game Challenge”.

Os criadores desta app de partilha de viagens, intitulada de “Jaunt”, foram agraciados com o prémio pecuniário máximo de 10.000 euros, no decurso do Mobile World Congress, de Barcelona.

No segundo lugar ficou a app “SelfieGo”, projetada para tornar as viagens de bicicleta ou a pé mais atraentes, e numa posição ex-aequo ficou a “Flux”, uma app projetada para aliviar os congestionamentos através da massificação dos jogos (processo também conhecido por gamification) nos engarrafamentos, dividindo entre elas um montante superior a 7500 euros.

Desenvolvido em colaboração com o Cologne Game Lab e lançado na edição do ano passado da Gamescom, a maior feira de jogos interativos na Europa, o ‘Ford Smart Mobility Challenge’ convidou os criadores de jogos a desenvolverem conceitos que pudessem resolver os problemas da vida real em termos de mobilidade urbana.

A denominada massificação dos jogos tem provado ser uma forma eficaz de resolver os problemas da vida real em muitas áreas, incluindo a busca de uma cura para a SIDA e os ensinamentos obtidos desse desafio podem levar à criação de soluções inovadoras e de novas abordagens na integração dos transportes urbanos, bem como no encorajamento de um comportamento positivo do viajante.

O painel de jurados do ‘Ford Smart Mobility Challenge’ compôs-se de elementos da Ford, Cologne Game Lab, USC Games Program, Cologne International School of Design e Turn 10 Studios.

“Os responsáveis pelo desenvolvimento de jogos têm um histórico impressionante no modo como criam novas formas de olhar para os problemas do mundo real, alcançando novas soluções, e é exactamente isso o que pretendíamos encontrar no ‘Ford Smart Mobility Game Challenge’”, afirmou Ken Washington, Vice-Presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

Desenvolvida por Ilya Zarembsky e Betsy Medvedovsky, em Nova Iorque (EUA), a app “Jaunt” permite aos utilizadores criar viagens e juntar-se a outras criadas por terceiros para se alcançarem viagens mais rápidas ou rotas mais cénicas.

Um mapa interactivo permite que os utilizadores filtrem as suas “voltinhas” por meio de transporte, localização e tempo, ao mesmo tempo que descobrem mais sobre os seus companheiros de viagem. A partilha de viagens, a utilização de modos diferentes de tráfego e a motivação dos viajantes no recurso a rotas alternativas irá ajudar a aliviar a pressão nas vias de circulação principais e a melhorar o fluxo de tráfego em áreas citadinas.

Oriunda da Escócia, a app “SelfieGo” recorre a um mapa com ativação via GPS que mostra o caminho ideal para tirar selfies junto às principais atracções das cidades, permitindo aos utilizadores partilhá-las nas redes sociais. O objetivo é tornar as viagens a pé e de bicicleta mais interessantes. Finalmente, a app “Flux”, de concepção germânica, transforma os engarrafamentos num jogo, incentivando os condutores a manter uma velocidade constante, com recurso a gráficos projectados no pára-brisas, ajudando o tráfego a movimentar-se de modo mais suave, ao mesmo tempo que previne os acidentes.

Recorde-se que o Ford Smart Mobility é a estratégia da companhia rumo à sustentabilidade nos domínios da conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente e tratamento de dados e análises. A procura de novas e inovadoras soluções para a resolução dos problemas de transporte a nível global é parte integrante da transformação da Ford de uma companhia apenas automóvel para uma empresa deste sector e também de mobilidade, conjunto de objectivos delineado por Mark Fields, Presidente e CEO da Ford no início da presente semana.

Anterior Bridgestone eleita "Fabricante de Pneus do Ano"
Próximo Hyundai IONIQ: Tripla eletrizante para Genebra

Artigos relacionados

Nissan interrompe participação no Mundial de Endurance

A Nissan vai interromper temporariamente o seu programa de participações no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) de forma a concentrar-se no desenvolvimento do seu GT-R LM NISMO, protótipo LMP1

IMx KURO é o futuro Leaf SUV da Nissan

O protótipo Nissan IMx KURO representa aquele que será, no futuro, o primeiro crossover elétrico da marca japonesa.

Citroën C1 recebe versão Furio no Reino Unido

Sem promover grandes mexidas técnicas, a Citroën lançou no mercado britânico uma versão de aspeto mais desportivo do seu citadino C1, que ganha também a designação Furio. Este C1 Furio

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário