A ideia brilhante da Nissan: Testar amostras de tinta para evitar danos do sol sem o sol

Mesmo no dia com o período mais curto de luz solar, o Solstício de Inverno, o sol ainda brilhou no Centro de Engenharia da Nissan em Detroit. Como? Com a ajuda da ferramenta de teste “Climómetro de Xénon” (Xenon Weather-Ometer – XWO).

Para avaliar os efeitos da energia solar na tinta e outros materiais, uma lâmpada de Xénon de 4000 watts coze cerca de 100 amostras com os mesmos raios que o sol. As amostras giram em torno da lâmpada para imitar a órbita da Terra – e porque este “sol” pode brilhar 24h por dia. Os testes demoram metade do tempo a serem realizados. Os engenheiros observaram as amostras de material através de uma série de ciclos para investigar as alterações e garantir a máxima durabilidade e qualidade para os clientes Nissan.

Doug Prytula, técnico de testes de Carroçaria e Chassis da Nissan, afirma que “Além dos rigorosos testes em condições reais, esta ferramenta permite-nos recriar ambientes hóstis. É mais um passo que tomamos para garantir que os padrões de qualidade da Nissan são incomparáveis”.

A Nissan usa ambientes de teste como a câmara climática acelerada XWO para replicar em laboratório condições que ocorrem no ambiente natural. Estas células de teste expõem vários tipos de amostras de materiais a uma ampla gama de condições que um veículo pode enfrentar durante o seu ciclo de vida.

Portanto, além dos testes realizados em condições reais, os engenheiros da Nissan usam a máquina XWO para testar tintas, materiais interiores e plásticos para assegurar a durabilidade e qualidade – como um solário para objetos. Ficou curioso?

Veja o vídeo explicativo!

Anterior 2018 | Melhor ano de sempre para a Volvo em Portugal e no Mundo
Próximo A Escola de Aprendizes da SEAT ensina todos os alunos a programar através de um inovador sistema gamificado

Artigos relacionados

Peugeot abdica do Salão de Frankfurt de 2017

Alternando com o Salão de Paris a cada dois anos, o certame alemão está previsto para o mês de setembro de 2017, mas tem já a sua primeira desistência de peso.

Jaguar Land Rover inicia testes reais de Veículos Autónomos e Conectados

A Jaguar Land Rover pretende criar uma frota com mais de 100 veículos de investigação durante os próximos quatro anos, para desenvolver e testar uma vasta gama de tecnologias de

Volkswagen Golf GTI Clubsport passa à produção

Revelado no Festival de Worthersee (do grupo Volkswagen) como tributo aos 40 anos do modelo Golf GTI, o concept Clubsport será mesmo transformado numa versão de produção, estando a sua