Retrospetiva: Os 12 lançamentos mais importantes de 2015

Retrospetiva: Os 12 lançamentos mais importantes de 2015

As 12 badaladas preparam-se para ecoar e com elas virá o final de um ano que se revelou bastante frutuoso em termos de novidades no mundo automóvel. Entre desportivos e familiares, passando ainda por modelos de características SUV ou berlinas executivas, foram muitos os novos lançamentos que marcaram os 12 meses.

Eis, então, o momento ideal para abordar 12 dos novos automóveis que mais marcaram o ano que agora finda, enquanto se espera igualmente um 2016 repleto de grandes novidades.

Bentley Bentayga

Bentley-Bentayga-12Aliando maior versatilidade a prestações exclusivas, o Bentley Bentayga é definido pela marca britânica como o SUV mais potente e mais rápido do mercado, surgindo neste concorrido segmento como mais uma proposta munida das mais recentes soluções de luxo e de requinte. Recorre a uma série de elementos do grupo Volkswagen, do qual faz parte, como a plataforma MLB que também é utilizada no Audi Q7, ou ao motor W12 TSI de 6.0 litros, capaz de debitar 608 cv de potência e 900 Nm de binário. Graças a estes valores, a Bentley aponta-o como o mais rápido dos SUVs, mostrando como credenciais a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e velocidade máxima de 301 km/h.

BMW Série 7

bmw serie 7

O novo BMW Série 7 foi lançado com grande pompa e circunstancia para a marca bávara, assumindo desde logo um elevado pendor tecnológico, acentuado pelo exponente luxo e requinte próprio da BMW. Com chassis bem mais leve, graças à utilização de fibra de carbono (Carbon Core), este novo modelo apresenta várias funções inovadoras no segmento, entre elas estão as luzes laser, o controlo por gestos, comando touch BMW, estacionamento remoto e uma inovadora chave BMW com display táctil. A gama de motores é também mais eficiente, havendo também a registar a chegada de uma versão híbrida.

DS 5

ds 5

A marca Premium da PSA Peugeot Citroën renovou por completo a sua berlina executiva, dotando este modelo com novas valências técnicas e atributos estéticos diferenciados, sobretudo na dianteira, que recebe a nova linguagem DS, como por exemplo os faróis com tecnologia LED Vision e grelha hexagonal mais dinâmica. Além disso, aposta em força em novas soluções tecnológicas e numa gama de motores de elevada eficiência, como por exemplo o 1.6 BlueHDi de 120 cv e o híbrido com 200 cv de potência.

Fiat 500X

60_Fiat 500X Lounge

Descoberto o filão do sucesso com a gama 500, a Fiat replicou o conceito em versões familiar (500L) e SUV (500X). Esteticamente atrativo, este robusto modelo com base no 500 apresenta-se como uma alternativa no segmento dos SUV compactos, dispondo igualmente de motores eficazes a gasolina e Diesel, destacando-se o bloco 1.3 Multijet de 95 cv. Com mais espaço a bordo e mais versátil, é um dos modelos que tem contribuído para o crescimento da marca italiana em Portugal.

Ferrari 488 GTB

ferrari 488 gtb

Lançado no Salão de Genebra, o Ferrari 488 GTB granjeou grande atenção por parte dos inúmeros entusiastas da marca italiana, sucedendo ao aclamado e bem-sucedido 458 Italia. Grande novidade é a substituição do bloco V8 atmosférico por um outro V8 de 3.9 litros sobrealimentado com 670 cv de potência, mostrando-se mais veloz e eficiente do que o anterior do que o seu antecessor. A aerodinâmica foi igualmente renovada, bem como as ligações ao solo, mais elaboradas para dinâmica de excelência.

Honda HR-V

2015 Honda HR-V

Também a Honda lançou um SUV de dimensões mais compactas, na forma do HR-V, modelo que recupera uma designação importante para a marca nipónica e que se afigura como uma proposta fulcral para a recuperação da Honda nos mercados europeus. Bastante versátil e muito espaçoso a bordo, o HR-V conta com dois motores na sua gama, um 1.3 VTEC a gasolina e um 1.6 i-DTEC a gasóleo para prestações equilibradas e eficiência redobrada.

Mazda CX-3

MAZDA CX-3 (2)

A marca de Hiroshima renovou a sua gama de modelos por completo em 2015, sendo o CX-3 um dos mais relevantes na leva de novidades da Mazda no ano passado. Lançado no início do verão, o CX-3 promove diversão de condução e eficácia graças às tecnologias Skyactiv aplicadas em diversos capítulos, como nas motorizações e chassis. Em destaque está o bloco 1.5 Diesel de 105 cv e 270 Nm de binário.

Mazda MX-5

mx-5_2015_still_01

Como atrás foi referido, o esforço da Mazda em 2015 foi imenso para a sua renovação de gama, contando ainda com o lançamento do novo MX-5. O icónico roadster nipónico suge na sua quarta geração com uma espécie de aproximação ao modelo original de 1989, sendo mais ligeiro (cerca de 100 kg a menos do que o de terceira geração) e contando com motores 1.5 de 131 cv e 2.0 de 160 cv de elevadas prestações que assentam na perfeição ao carácter desportivo deste novo MX-5. Com direção precisa e caixa de velocidades fácil de manusear, o MX-5 tem um preço base abaixo dos 25 mil euros, sendo uma das propostas do ano.

Mercedes-Benz GLC

Mercedes-Benz GLC (X 253) 2015

A marca alemã também teve um ano particularmente agitado em termos de lançamentos, com uma série de propostas a surgirem de forma faseada no mercado. Além do GLE, a Mercedes-Benz destacou-se com o lançamento do GLC, modelo de características de um SUV compacto e que se posiciona num segmento semelhante ao do Classe C. Com desenho dinâmico, curso de suspensão mais elevado e funcionalidades acrescidas, o GLC marca igualmente uma posição importante para a marca de Estugarda, que recupera muitos dos sistemas e os motores do Classe C.

Opel Astra

Opel-Astra-295890

O mais recente compacto familiar da Opel surge completamente renovado, partindo de uma ‘folha em branco’, como admitem os criadores do novo Astra. Mais leve e com especial atenção aos detalhes do interior, o novo Astra recorre a chassis mais elaborado e a gama de motores com várias opções, entre o 1.0 de três cilindros a gasolina e o mais potente 1.6 a gasóleo. A aposta na tecnologia também foi levada a sério pelos engenheiros da marca de Rüsselsheim, com destaque para a utilização do sistema OnStar de assistência á condução 365 dias por ano.

Porsche 911

911 Carrera S / 911 Carrera Cabriolet

A renovação do icónico 911 da Porsche também teve lugar em 2015. Ainda que não seja um modelo completamente novo, o facto de ter passado a contar com um motor sobrealimentado em vez das soluções atmosféricas usadas anteriormente faz com o que o 911 possa constar nesta lista de novos modelos de relevo para 2015. Assim, nota para o novo motor de 3.0 litros bi-turbo de seis cilindros com dos níveis de potência consoante as variantes da gama. Por exemplo, o Carrera de base conta com 370 cv de potência e 450 Nm de binário, ao passo que os modelos S dispõem de 420 cv e 500 Nm embora o bloco seja o mesmo. De resto, ligeiras atualizações estéticas e de tecnologia compõem o leque de novidades da gama 911.

Volvo XC90

The new Volvo XC90

O primeiro fruto da aliança entre a Volvo e a Geely, que é neste momento a detentora da marca sueca, o XC90 assume-se como o modelo que deu o pontapé de saída para uma nova Volvo. O XC90 recorre a um novo estilo, mais robusto e vincado, com grandes dimensões e habitabilidade reforçada face à geração anterior. Seguindo a tendência geral da indústria automóvel, viu o seu peso reduzido e conta com uma gama de motores de quatro cilindros a gasolina e a gasóleo E-Drive, destacando-se, no entanto, a versão híbrida T8 Twin Engine que une um bloco a gasolina a um motor elétrico. Muitas das soluções de requinte deste XC90 serão depois aplicadas no novo S90, berlina que também já foi apresentada, mas que apenas chegará ao mercado no próximo ano.

Anterior VÍDEO: Volvo aposta em requinte e tecnologia para o interior do novo S90
Próximo Opel Astra prepara-se para receber motor 1.6 CDTI de 160 cv

Artigos relacionados

Mitsubishi Space Star já disponível em Portugal

O Mitsubishi Space Star renovou-se para o ano de 2016 e está já disponível no mercado nacional a partir dos 11.350 euros no caso do modelo com caixa manual e

Ford Focus elogiado pelo Euro NCAP

As sofisticadas tecnologias desenvolvidas para tornar a experiência e condução do novo Ford Focus mais confortável, menos exigente e mais segura foram enaltecidas pelo organismo independente de testes de segurança Euro NCAP.

Porsche Macan Turbo já tem preço para o mercado nacional

O novo Macan Turbo surge no topo da gama do SUV compacto. Conta com o também novo motor de seis cilindros, biturbo, com 2,9 litros, totalmente renovado, oferece 324 kW (440 cv), dez por cento mais do que no seu antecessor com uma cilindrada 20 por cento inferior.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário