Nissan, HP e Siemens criam sistema para design de veículos

Nissan, HP e Siemens criam sistema para design de veículos

A Nissan, a Hewlett Packard Enterprise e a Siemens AG anunciaram a entrada em funcionamento de uma nova geração de infraestrutura de design de veículos, a primeira do seu género na indústria automóvel e que proporciona aos centros de I&D globais da Nissan espalhados pelo mundo uma ligação contínua e de altíssima velocidade.

A infraestrutura de ambiente de trabalho de engenharia virtual (VDI) proporciona à Nissan mais flexibilidade e capacidade de design de veículos a nível global. A Nissan já está a utilizar a nova VDI na América do Norte e na Europa.

A VDI utiliza processamento avançado de gráficos com base na tecnologia de virtualização de ambientes de trabalho. Esta permite aos engenheiros o acesso a estações de trabalho CAD 3D virtuais alojadas em servidores remotos e o seu controlo a partir de um ambiente de trabalho em qualquer centro de I&D da Nissan no mundo.

Com esta tecnologia, a marca consegue armazenar os mais recentes dados nos seus servidores, aos quais as equipas de todo o mundo conseguem aceder a qualquer momento. Com isto a Nissan pretende melhorar a produtividade e a facilidade de utilização, além de gerar uma maior eficiência de custos e prevenir risco de problemas.

Esta nova plataforma é a primeira solução de design de veículos da próxima geração, totalmente escalável, que adota a VDI de engenharia a nível global, utilizando servidores com o processamento de gráficos mais avançado, elevado desempenho de armazenamento, software e tecnologia de aceleração de rede. Com esta plataforma, a Nissan espera alcançar a mesma produtividade das operações CAD em todas as instalações globais e diminuir drasticamente os custos associados a futuras melhorias do sistema, atualizações de versão e custos operacionais através da consolidação e melhoria da gestão de infraestruturas. Além disso, a Nissan pretende alargar a utilização da plataforma no futuro, uma vez que esta tem a flexibilidade necessária para ser adotada a nível global para desenvolvimento de automóveis.

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) propôs a inovadora solução de VDI, incluindo o hardware esoftware, bem como serviços de suporte e consultoria. A HPE criou equipas de projeto no Japão, nos Estados Unidos e na Europa para implementação, verificação e teste da solução. Isto assegurou uma implementação harmoniosa e um sistema flexível, rápido e fiável para a Nissan.

A base da tecnologia de software da solução de VDI de engenharia da Nissan foi desenvolvida pelo departamento de software de gestão do ciclo de vida do produto da Siemens. O software NX da Siemens é a principal solução de desenho assistido por computador (CAD) para a Nissan e é utilizado no desenvolvimento e engenharia dos veículos da marca.

A HPE é um parceiro de TI global da Nissan e apoia a iniciativa VITESSE da Nissan, cujo objetivo é acelerar o crescimento da empresa no mercado global. O objetivo da NISSAN é consolidar o desenvolvimento do design de automóveis a nível global para melhorar a produtividade e a eficiência da gestão.

Anterior VÍDEO: Ferrari 458 Speciale espalha velocidade em Monza
Próximo Mercedes-Benz detalha desenvolvimento do novo Classe E

Artigos relacionados

Mercedes-Benz reforça aposta no desenvolvimento de motores térmicos

A Mercedes-Benz anunciou um investimento de mais três mil milhões de euros no aprofundamento de tecnologias para os seus motores a combustão – tanto a gasolina como Diesel –, do

Novos Alfa Romeo deverão recorrer à plataforma Giorgio

Giulia, Stelvio e outros se seguirão. Esta é a ambição da Alfa Romeo em relação à sua mais recente plataforma, denominada Giorgio.

Dacia lança nova série especial Adventure

Consolidando o crescimento em Portugal, a Dacia acaba de lançar a Série Limitada Adventure, oferecendo mais e melhores argumentos, para combinar emotividade e racionalidade num único automóvel.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário