Jaguar XJ enfrenta drone em perseguição avançada

Jaguar XJ enfrenta drone em perseguição avançada

A palavra drone entrou decididamente no léxico dos Portugueses, sendo um dos aparelhos tecnológicos com maior interesse por parte de todos aqueles que apreciam a mistura entre radiomodelismo e captação de imagens. Contudo, será capaz de bater um Jagur XJ conduzido pelo conhecido especialista Mark Higgins?

Para o saber, Higgins desafiou aquele que é conhecido como um dos maiores pilotos de drones a nível mundial, JaeHong Li, num evento exclusivo de ‘gato e rato’ que mostrou como a tecnologia do futuro poderá influenciar a rodagem de cenas de perseguição automóvel.

Com o objetivo de poderem vir a filmar uma possível sequência cinematográfica de ação, Higgins e JaeHong Li utilizaram o desafio para realçar a evolução da tecnologia tanto no setor automóvel como na aviação não tripulada.

“Os drones estão cada vez mais integrados na sociedade e já são capazes de desempenhar funções verdadeiramente incríveis, por isso, quando a Jaguar me ofereceu o XJ e toda a sua tecnologia para competir contra um dos melhores pilotos de drones do mundo, não hesitei nem por um instante. O Jaguar XJ foi concebido para o mercado executivo de luxo, mas continua a ser um veículo dinâmico e extremamente capaz em todos os ambientes de utilização. Por esse motivo, foi um desafio apaixonante poder conduzi-lo. Esteve, sem sombra de dúvida, à altura da perseguição e conseguimos encontrar algumas formas divertidas de despistar o drone!”, referiu Mark Higgins, duplo de cinema e também piloto de ralis.

No desafio, que se realizou no Circuito Internacional de Zhuhai, na China, Higgins tentou despistar o drone numa zona industrial com contentores marítimos, avenidas com árvores, boxes e um parque de estacionamento subterrâneo, embora o drone tenha mostrado também a sua mais-valia. Efetivamente, o piloto do drone utilizou a função autónoma de voo circular e pesquisa de 360 graus com câmara, enquanto Higgins, no XJ, tirou partido da direção assistida elétrica que melhora a capacidade de resposta e a sensibilidade, bem como dos sistemas que utilizam sensores e quatro câmaras instaladas a bordo.

Por seu lado, JaeHong Li referiu que este desafio lhe ofereceu “uma panorâmica interessante de como se pode aplicar este tipo de tecnologia na rodagem de cenas com veículos e creio que demonstrámos que existe um grande potencial para futuras sequências cinematográficas de perseguições! A tecnologia de drones encontra-se em rápido desenvolvimento e, como nos veículos, a última tendência é a assistência ao piloto. O drone DJI Inspire 1 dá prioriudade à precisão e controlo sobre velocidade absoluta. Incorpora a melhor câmara aérea estabilizada do seu segmento, a Zenmuse X5, que é utilizada principalmente na rodagem de filmes e provou ser perfeita para este desafio”.

Anterior Mercedes-Benz retoca CLA e CLA Shooting Brake
Próximo Mercedes-AMG GLC 43 4Matic: O SUV desportivo que faltava na gama

Artigos relacionados

Nova Crafter da Volkswagen já está disponível

A nova Volkswagen Crafter, galardoada como “International Van of the Year 2017”, já está disponível em toda a Rede de Concessionários Volkswagen Veículos Comerciais.

Ford treina especialistas para ‘auscultarem’ motores

O elemento humano continua a ser fundamental para muitas tarefas e a Ford recorre a isso mesmo de forma inusitada para a produção de motores. Considerando que para determinados testes

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário