Volvo Trucks estreia camião 100% elétrico

A Volvo Trucks apresentou o seu primeiro camião integralmente elétrico para utilização comercial. O Volvo FL Elétrico vai ser utilizado para distribuição urbana e operações de recolha de resíduos, entre outras aplicações.

As vendas e a produção em série do novo modelo terão início na Europa no próximo ano. Com o lançamento deste produto, a Volvo Trucks assume a liderança como fornecedor de soluções para transporte elétrico de mercadorias nas cidades.

Trata-se de uma camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, PBV de 16 toneladas. Utiliza um motor elétrico de 185 kW, potência máxima, 130 kW de potência contínua, transmissão de duas velocidades, veio de transmissão, eixo traseiro. O motor elétrico tem um binário máximo de 425 Nm. Binário máximo do eixo traseiro é de 16 kNm.

Pode ter entre 2 a 6 baterias de iões de lítio, com um total de 100–300 kWh. A autonomia é de 300 km. O carregamento de CA pode ser feito através da rede de abastecimento elétrico (22 kW) ou carregamento rápido de CC através de CCS/Combo2 até 150 kW. Tempo de recarregamento: ee baterias vazias até completamente carregadas: carregamento rápido de 1-2 horas (carregamento de CC), carregamento noturno até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.

Os dois primeiros camiões Volvo FL Elétrico serão utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM.

Anterior emov chega a Lisboa no dia 18 de abril
Próximo Nissan continua a crescer em Portugal

Artigos relacionados

Velántur Cars apresenta primeiro elétrico de luxo espanhol

O nome é desconhecido, mas a Velántur Cars quer rapidamente ganhar estatuto entre as marcas mais conceituadas, encontrando-se a desenvolver um novo desportivo elétrico de 2+2 lugares e três portas,

Novo smart fortwo cabrio já pode ser encomendado

A próxima geração do smart fortwo cabrio, com data de chegada prevista ao mercado nacional para fevereiro, já pode ser encomendada nos concessionários da marca do grupo Daimler. Este pequeno

Hyundai revela o novo IONIQ de forma oficial

A Hyundai apresentou novas imagens e informações do IONIQ, um novo concorrente para o Toyota Prius. O lançamento deste inovador modelo com três opções ecológicas de motorização terá lugar na