Vídeo | Toyota apresenta novo veículo e ecossistema de mobilidade no CES 2018

Apresentado no salão de tecnologia de Las Vegas 2018 – Consumer Electronics Show (CES) pelo presidente da Toyota Motor Corporation – Akio Toyoda, o e-Palette concept é muito mais do que um veículo. É um ecossistema que alia o futuro da mobilidade autónoma e elétrica à prestação de serviços de mobilidade partilhada e outras aplicações de negócios.

“A indústria automóvel está claramente numa altura de mudança onde as tecnologias de eletrificação, conectividade e a condução autónoma têm apresentado bastantes evoluções. A Toyota continua empenhada em produzir veículos cada vez melhores. Ao mesmo tempo encontramo-nos a desenvolver soluções de mobilidade que ajudem as pessoas a aproveitar melhor o seu dia-a-dia e assim procuramos contribuir para criam uma sociedade melhor nos próximos 100 anos e seguintes. Este anúncio é um grande passo na evolução da Toyota para a mobilidade sustentável, demonstrando assim a nossa evolução para lá dos nossos veículos tradicionais, para criar novos serviços para os nossos clientes”, referiu Akio Toyoda durante a sua apresentação em Las Vegas.

Anunciado na CES, a nova e-Palette Alliance será a base da Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF), que desenvolverá um conjunto de soluções de mobilidade conectadas e uma proposta de construção de um veículo flexível. A nova aliança criará um ecossistema de hardware e software desenhado para ajudar as empresas a utilizar tecnologia de mobilidade para melhor satisfazer as necessidades e vontades dos seus clientes. Os parceiros no lançamento em Las Vegas são a Amazon, a DiDi, a Mazda, a Pizza Hut e a Uber que irão colaborar com o planeamento de veículos, aplicação de conceitos e verificação de atividades.

A aliança irá concentrar-se em produzir num curto prazo um novo veículo, e-Palette Concept, também revelado na CES. O conceito reflete uma das visões da Toyota para a Mobilidade Autónoma como serviço. É um veículo 100% elétrico com baterias de última geração (BEV – Batery Electric Vehicle) totalmente autónomo, desenhado para ser produzido em grande escala e adaptado para uma grande variedade de serviços de mobilidade. Além disso, o e-Palette Concept demonstra o compromisso da Toyota de flexibilidade e realizar novas parcerias.

Além de apoiar os serviços prestados através da Toyota MSPF, o interface aberto de controlo do veículo do e-Palette Concept possui um conjunto de ferramentas de software que permitem às empresas parceiras instalar os próprios sistemas de condução autónoma. A tecnologia autónoma da Toyota “Guardian” irá servir de apoio na circulação segura dos veículos.

Em conjunto, a aliança e-Palette e o veículo e-Palette Concept refletem os avanços a nível global no desenvolvimento e produção de novas oportunidades para criar mobilidade conectada e serviços de informação através da empresa Toyota Connected.

A Toyota tem como plano dar início a testes reais em várias regiões, incluindo os E.U.A. no início de 2020. O e-Palette Concept poderá ainda contribuir para o sucesso dos jogos olímpicos e paralímpicos de Tóquio com soluções de mobilidade.

O e-Palette concept é apresentado em 3 comprimentos diferentes entre 4 e 7 metros. O concept apresentado no CES 2018 apresenta 4,8 metros de comprimento, 2 metros de largura e uma altura de 2,25 metros. O piso baixo e a grande área útil interior permitem a maximização do espaço interior e a modularidade.

Anterior Toyota Gazoo Racing apresenta Yaris WRC de 2018
Próximo Vendas da SEAT dispararam em 2017

Artigos relacionados

Nissan Rogue une-se aos Rebeldes de Star Wars

Nascendo da associação entre a Nissan e a Lucasfilm, o stand da marca nipónica no Salão de Los Angeles revela uma experiência imersiva no universo galático mais famoso do mundo criado por George Lucas na década de 1970.






Suzuki Baleno em destaque no Salão de Genebra

O novo Suzuki Baleno será o grande destaque da marca nipónica no próximo Salão de Genebra, no regresso desta designação ao mercado europeu. O modelo compacto da Suzuki propõe credenciais

Martin Winterkorn demite-se da liderança do Grupo Volkswagen

Martin Winterkorn apresentou a sua demissão do cargo de presidente executivo do grupo Volkswagen, cedendo às pressões que pediam a sua saída na sequência do escândalo de adulteração das emissões