Seat revela construção do Cupra e-Racer passo a passo

A Seat revelou alguns segredos do seu Cupra e-Racer, o primeiro modelo elétrico de competição lançado pela nova marca Cupra. A marca espanhola refere que funciona com baterias, mas que tem a potência de um desportivo a gasolina.

Assim, aqui ficam alguns detalhes de produção que a marca revelou, também para se perceber um pouco do funcionamento deste modelo:

– Um carro com 6.072 pilhas: A bateria deste carro elétrico é tão potente como as baterias de 9000 telefones móveis ligadas em conjunto. A energia provém de 23 painéis, cada um com 264 células de carga que precisam de 40 minutos para uma carga completa.

– Uma bateria que pesa meia tonelada: Os 450 quilos de peso da bateria representam um terço do peso total do veículo. Por esta razão, “o seu posicionamento foi um dos maiores desafios que enfrentámos”, diz Xavier Serra, diretor técnico do projeto. É tão grande e pesada que o seu volume teve que ser distribuído por toda a zona inferior do carro, de forma a manter o equilíbrio e funcionalidade.

– Quatro motores num automóvel: “A potência é, sem dúvida, um dos aspetos mais surpreendente neste veículo”, afirma Xavier Serra. Este modelo recebe quatro motores, colocados na secção posterior, que permitem que “o Cupra e-Racer alcance 12.000 rotações, face às 6.500 de um veículo de competição a gasolina, tendo apenas uma única relação de caixa”, confirma Xavier Serra.

– Um design vencedor: “Conquistar a aerodinâmica foi o objetivo principal”. Assim, os retrovisores foram substituídos por mini-câmaras, “para que o carro tenha uma dinâmica mais assertiva”, acrescenta Serra. O condutor pode ver tudo o que se passa à sua volta através de um grande ecrã integrado no tablier.

– Ruído de mosquito: Serra garante que a sensação ao volante é diferente em relação a um carro a gasolina e que o que surpreende primeiro é a “aceleração”. O som deste veículo é também algo de novo: “Em relação ao rugido de um veículo tradicional, este elétrico emite um som que faz lembrar um mosquito”.

– De um Leon tradicional a carro de competição: O novo modelo Cupra e-Racer tem como base o chassis do Seat Leon. A esta estrutura, são acrescentados elementos de segurança, como o arco de segurança interior, para poder participar em competição.

 

Anterior Nova galeria de fotos do Salão de Genebra
Próximo Opel Granland X e Peugeot 3008 vão ser montados na Namíbia

Artigos relacionados

Assim será o novo Volkswagen T-Roc

Com apresentação prevista para o dia 23 de agosto, o novo Volkswagen T-Roc, SUV da marca alemã que será produzido na fábrica portuguesa da Autoeuropa, em Palmela, conta com mais duas

Kia Optima GT será revelado em Frankfurt

A Kia prepara-se para introduzir uma nova variante GT na gama do Optima, estando a apresentação da mesma agendada para o Salão de Frankfurt. As primeiras imagens deste modelo surgiram

Mitsubishi Space Star já disponível em Portugal

O Mitsubishi Space Star renovou-se para o ano de 2016 e está já disponível no mercado nacional a partir dos 11.350 euros no caso do modelo com caixa manual e